quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Vergonha !

O douto conselho de disciplina da federação portuguesa de futebol deu hoje mais uma enorme machadada na credibilidade das competições e na já muito pouca confiança que os adeptos tinham quanto á isenção e competência do orgão.
Já todo sabemos que a taça da liga é uma prova desacreditada quer pelo seu regulamento quer pelo curioso facto de ser ganha sempre pelo mesmo à excepção da primeira edição em que fruto de uma qualquer "distracção " foi ganha pelo Vitória de Setúbal!
A manutenção em prova do FCP fruto de uma leitura enviesada dos regulamentos feita pelo conselho de disciplina é apenas a prova de que no nosso futebol há filhos e enteados.
Mas fizeram mais.
Punir com uma multa de 4.980€ o que se passou no AXA (depois de, por exemplo, no Vitória-Porto o arremesso de um objecto contra um dirigente visitantes ter valido ao VSC uma multa de 10.000€) é um incentivo á indisciplina é à violência nos estádios.
Porque com uma pequena multa e sem qualquer interdição do recinto ninguém vai levar a sério a Justiça que se faz no nosso futebol.
Depois os castigos a jogadores.
O "nosso" Alex depois de uma suposta falta viu um injustíssimo cartão vermelho e foi punido com um jogo de castigo!
Cardozo, do Benfica, pontapeou um adversário com o jogo parado e ainda teve o grave acto disciplinar de puxar a camisola do árbitro.
Foi punido com...um jogo de castigo!
A mesmíssima punição para infracções de gravidade totalmente diferente.
Ou a prova provada de que para os membros do conselho de disciplina a cor das camisolas pesa na hora de fazer..."justiça".
Agora pergunto eu:
Não haverá quem mostre um cartão vermelho definitivo a estes senhores que andam a dar cabo do futebol?
Depois Falamos

6 comentários:

Nuno Leal disse...

Caro amigo, como é evidente (!) discordo do seu comentário quanto à sua leitura do "enviesados".

Porque a leitura enviesada é daqueles que achavam que o desfecho seria diferente deste, porque os regulamentos, nesse aspecto e ao contrário do que é habitual, são tão claros que da primeira vez que os li fiquei logo com a ideia que este iria ser o desfecho - e eu nem sequer sou jurista!

Só quem não os leu pode pensar diferente.

Repare, nos regulamentos das competições organizadas pela Liga, há um anexo para a Taça da Liga e há outro anexo que rege os clubes B na II Liga.

A prova onde a alegada infracção havia sido cometida é a Taça da Liga, cujo anexo III tem um artigo que explica quem são os jogadores elegíveis para a prova. Não consta qualquer lapso de tempo entre jogos anteriores a este.

Por outro lado, no dito anexo V que é onde está a tal norma, logo no primeiro artigo diz que esse anexo se aplica exclusivamente à II Liga. Como tal, o artigo 13ª onde consta essa norma das 72 horas não pode ser aplicado nem à Taça da Liga, nem à Taça de Portugal, nem às competições europeias, nem quanto a mim à 1ª Liga (por exemplo, de um jogador inscrito na equipa B jogar 2 jogos seguidos pela equipa principal em menos de 72 horas, como aconteceu com o Benfica há uns tempos atrás, isso é válido).

Se o problema está no regulamento estar mal escrito? Não me acredito, da leitura que fiz deles o legislador parece-me que não quis outra coisa que não seja o que lá está.

O que houve foi uma campanha concertada da imprensa de Lisboa nesse sentido... e que muitos tomaram imediatamente como correcta sem na maior parte das vezes conhecerem ou ao menos relerem a lei.

Anónimo disse...

Agora que está por baixo não vem o Luis Cirilo falar de ranking de adeptos e de borlas. "A Direcção do Vitória vai oferecer bilhetes para o jogo da Taça de Portugal com o Belenenses, se no próximo fim-de-semana os adeptos acompanharem a equipa no encontro de Alvalade."O Vitória de Guimarães anunciou que vai facultar gratuitamente a entrada no Estádio D. Afonso Henriques, na receção ao Olhanense, domingo, da 26.ª jornada da Liga de futebol.
"Depois do último fim de semana, a união e o apoio dos nossos adeptos são ainda mais necessários, por isso queremos encher o 'D. Afonso Henriques' com 30 000 vozes a cantar Vitória", lê-se numa nota publicada no sítio do clube. "
O Vitória vai promover a entrega de bilhetes pelas 12 escolas EB 2,3 do concelho de Guimarães. Trata-se de uma acção de proximidade com alunos dos estabelecimentos de ensino vimaranenses."O Vitória de Guimarães vai oferecer aos seus associados cinco mil bilhetes para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal de futebol, em Coimbra, diante da Académica, revelou o sítio do clube na Internet.
A direção vitoriana quer um forte apoio dos adeptos no Estádio Cidade de Coimbra para ajudar a equipa a garantir a presença na final da Taça de Portugal e no Estádio do Jamor.
Para isso, decidiu adquirir cinco mil bilhetes para oferecê-los aos sócios, que terão que ter as quotas em dia para poderem ter um desses ingressos." AFINAL BORLISTAS E BORLAS TAMBÉM EXISTEM NO TOURAL!

Gonçalo Capitão disse...

Concordo, Luís.

A justiça desportiva é um nojo. E depois espantam-se com a Selecção. É tudo fruto de uma cultura mafiosa e vergonhosa.

luis cirilo disse...

caro Nuno:
Vamos aguardar pela decisão do conselho de justiça e depois falamos. Como sabes há especialistas na área do direito desportivo,como josé manuel meirim, que defendem posição contrária à tomada pelo conselho de disciplina.
Caro Anónimo:
Não misture o que não é misturável. Especialmente quando já oferecem bilhetes aos acompanhantes dos adeptos como fez o SCB para Vila do Conde.
De resto aprenda uma coisa: um vitoriano nunca está por baixo. Porque nós não somos vitorianos pelos cargos ou pelas vitórias. É mesmo pelo Vitória.
Caro Gonçalo:
Podes crer. E infelizmente o lixo está na FPF e na LPFP. Começa a haver pouca esperança para quem quer um futebol com verdade desportiva.

Unknown disse...

cada vez percebo melhor porque saíu da direcção. de facto a sua visão do futebol nada tem a ver com a de quem lá ficou.
Devo dizer-lhe que concordo muito mais consigo.
O levar e calar nunca deu resultado. Muito menos no futebol português.

luis cirilo disse...

Caro Alberto:
Eu acho é que a competição desportiva não dispensa um "combate" mediático especialmente quando o adversário tem demasiados trunfos