sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Epítetos

Aproveitando este irónica imagem criada pelo Miguel Salazar não resisto a deixar aqui duas ou três reflexões sobre os epítetos que "carinhosamente" adeptos do Vitória e do Braga trocam entre si em todas as oportunidades que lhes são possíveis.
Os de Braga chamam aos de Guimarães "espanhóis" que lhes retribuem a "gentileza" apelidando-os de "marroquinos.
O que não deixa de ter uma ironia.
Em termos geográficos Braga está mais perto de Espanha e Guimarães de Marrocos mas já todos sabemos que as rivalidades pouco ou nada ligam a essas minudências.
Diz a "lenda" que o epíteto de "espanhóis" nasceu de um desabafo de adeptos vitorianos que fartos das injustiças do "sistema" disseram um dia que preferiam jogar no campeonato de Espanha.
Quanto á de "marroquinos" tem a ver com outras caracteristicas que me dispenso de aqui citar.
Reiterando contudo, completamente indiferente aos epítetos vindos de "Trás Morreira", que não me importava nada de ver o Vitória a jogar na primeira liga de Espanha que é simplesmente uma das três melhores do mundo juntamente com as ligas inglesa e alemã.
Jogar no campeonato espanhol significaria melhores receitas de bilheteira e de publicidade, uma distribuição muito mais justa de dinheiros televisivos, uma colocação de merchandising num mercado muito mais atractivo, a atenção para os nossos jogadores dos grandes clubes mundiais.
Mas significava também outras coisas.
Viamo-nos livres do Xistra, do Jorge Sousa, do Soares Dias e por aí fora.
Dispensávamos uma imprensa que só conhece os chamados" grandes" a quem dá um vergonhoso tratamento de favor.
Estávamos ao abrigo do "sistema" e do seu permanente falsear da verdade desportiva, dos conselhos de disciplina facciosos e disparatadamente careiros nas multas, dos delegados da Liga que só vêem o que lhes dá jeito.
Evitávamos actuações policiais discriminatórias em que os vitorianos parece que são os culpados de todos os males do mundo e os outros uns anjinhos que nasceram para serem nossas vitimas.
Não tínhamos de ir a estádios bons para ganharem prémios de arquitectura mas péssimos para os espectadores onde de vez em quando se verificam "cenas" que envergonham qualquer conceito de "fair play" e respeito pelo adepto que vai ver futebol e se vê na contingência de se tornar praticante de "corta mato".
Isto depois de comprar bilhete de bancada e acabar a ver o jogo num "peão" improvisado por detrás de uma baliza.
Escusávamos de conviver com um fenómeno que não entendemos, e muito menos praticamos, que é o do bi clubismo daqueles que são mais pelas vitórias enquanto nós somos apenas pelo Vitória.
Não tínhamos de disputar jogos oficiais em horários ridículos como é o caso de jogar em dias de semana em horário laboral!
E por aí fora...
Se calhar os nossos admiradores (eles bem tentam disfarçar mas no fundo, com o seu presidente á cabeça, admiram tanto o Vitória que estão sempre a pensar nele...)de "Trás Morreira" tem razão.
No campeonato de Espanha é que nós estávamos bem.
E deixávamos a equipa B na liga portuguesa para não perdermos o saudável hábito de lhes ganharmos.
Depois Falamos

15 comentários:

Anónimo disse...

"Quanto á de "marroquinos" tem a ver com outras caracteristicas que me dispenso de aqui citar." Não tem argumentos para argumentar porque os bracarenses nunca pediram para jogar em Marrocos e como o Rio Ave passa nas Taipas e como parece o mar, daí a explicação. Quanto a jogarem na Liga espanhola, só se fôr na 2ª Liga e por favor, com a fraca qualidade dos vossos jogadores que jogam pontapé para a frente e jogam os 11 atrás da linha da bola e levam com percentagens de posse de bola das equipas adversárias autenticamente vergonhosas. Quanto à vossa equipa B, está bem classificada, em segundo a contar dos últimos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Obrigado por ter explicado tão bem a realidade do SCB. Porque o vosso problema é exactamente esse. Tal como confundem o rio ave com o mar também se julgam um grande clube. Coisa que nem são nem nunca serão. E por isso depois reagem com azia conhecida quando vêem o Paços a ganhar no AXA. Tiques de clube pequeno.
Quanto é equipa B não se preocupe.
Domingo já vamos trocar de lugar. Veja se adivinha com quem.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro anónimo das 13:15,

Não tenho de vir defender o post do meu amigo Luís Cirilo, mas tive de vir responder às suas palavras.

Podemos até ter jogadores mais baratos que os do Braga; podemos até ter salários mais baixos...Mas NÓS podemos com orgulho dizer que a maioria dos nossos jogadores "são do Vitória" desde pequeninos, coisa que não se pode dizer dos do Braga. Aliás um deles até foi do Vitória quando era pequenino...

Quanto ao seu comentário onde refere "...com a fraca qualidade dos vossos jogadores...", apenas pergunto o seguinte: com quem é que o Braga vai jogar na próxima eliminatória da taça de Portugal???

Unknown disse...

A azia é tanta que lhes afecta a matemática. A partir de Sábado ficamos a 4 pontos, disso estou certo,depois é esperar que o histerismo barraqueiro dos marroquinos trabalhe por nos. Aguardo com expectativa para saber o que vem a seguir aos bilhetes de borla. Deixo uma sugestão, em Leiria há um estádio cheio de cadeiras as cores, a preço de saldo...

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Há adeptos do braga que não conhecem a fábula da rã que queria ser boi.
E um destes dias vão conhecê-la da pior forma.

luis cirilo disse...

Caro Rui Ferreira:
Essa de Leiria é uma bele sugestão. Ao ritmo a que eles arrancam cadeiras vão precisar de reforço do stock

Anónimo disse...

Caro Rui Ferreira, não ficaram a quatro pontos, ficaram a 10 pontos, ok!Este "Enorme" clube e não "grande" clube, se tudo correr bem e face ao valor da equipa, vai terminar a Liga no 3º lugar, só ao alcance de um "Enorme" clube que está habituado a honrar Portugal, o Minho, pelos estádios da Europa.

Anónimo disse...

"es duro ser portugués en españa".......

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não se esqueça da fábula da rã que queria ser boi.
Caro Anónimo:
Pior é ser português em Marrocos

Anónimo disse...

Já que o Luis Cirilo insiste tanto na fábula, para quem não a conhece, deixou-a aqui, a quem dedico também ao meu amigo Martinho: "A Rã que queria ser tão forte como um boi"
Uma rã viu um boi, que lhe parecia ter um bom tamanho. Ela, que era tão forte quanto um ovo, invejosa, esticava-se, inflamava-se e trabalhava para se igualar ao animal em tamanho. Dizia para sua irmã:
- Olhe bem minha irmã, é o bastante? Diga-me, eu estou no ponto?
- Não, senhora.
- E assim, então?
- Ainda não.
- E agora?
- Você não chegou nem perto.
O animalzinho insignificante, se inflou tanto que estourou.
Moral da história em sua vida prática:
1. Não tente ser o que você não pode nem precisa ser.
2. Você deve buscar inspiração nos outros, mas copiá-los à risca não é a melhor saída.
3. Quando se inspirar em outras pessoas, tente fazer as adaptações necessárias à sua personalidade.
4. Ao observar os outros, escolha os melhores. Preste atenção, por exemplo, no campeão de vendas de sua empresa ou da concorrência. O que ele faz de diferente que você pode desenvolver também?
5. Descubra os seus próprios pontos fortes e os utilize a seu favor.
Resumindo: O caro amigo Luis Cirilo deseja que isto aconteça no futuro ao SCBraga e claro que pode acontecer. Mas pensando bem, esta fábula assenta como uma luva aos últimos anos do Vitória SC. Pensaram em grande e desceram de divisão. Quiseram copiar o SCBraga e encheram-se de dívidas, porque contrataram jogadores experientes(Pedro Mendes, Nuno Assis, J.Paulo, J.Alves) e a pagar bons salários e resultados nada, seja desportivos, seja financeiros. Penso que os 5 pontos do moral da história são para o amigo Luis Cirilo reflectir e interiorizar como sendo aquilo que reflete o Vitória SC da actualidade. Do CRER AO SER VAI UMA ENORME DISTÂNCIA!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A sua fábula não deixa de ser igualmente interessante. E tem razão nalgumas coisas que diz. Por mim não desejo que o SCB tenha a sorte da rã. Gostava até que durante dez anos fossem vice campeões nacionais.
Escuso de lhe dizer quem nesse cenário seria o campeão.

Anónimo disse...

Já que o Vitória SC nos próximos 10 anos vai andar a jogar no campeonato da manutenção, só pode ser o Benfica. Esse era o desejo do Pimenta Machado e do Emilio Macedo. No seu caso, também deve ser o Benfica porque ainda tem atravessada na garganta a espinha do FCPorto depois de fazerem o papel de queixinhas da UEFA. Digo-lhe mais, acho uma parvoíce os dirigentes e alguns sócios afirmarem que o SCBraga joga para o título com o orçamento que temos em relaçãos aos grandes, bem como às influências nos orgãos de decisão que não temos. Não é impossível, já tivemos perto em 2010/2011, mas os poderes nas secretárias aniquilaram-nos completamente.

Anónimo disse...

Rui Cordeiro da Silva vamos jogar com o adversário que o sorteio ditar na época 2013/2014. Parabéns pela passagem às meias finais. Quanto à final, ainda vão ter que se bater com o outrora 4º grande, o Belenenses. Depois falamos se passarem à final!Cumprimentos bracarenses!

Anónimo disse...

Caro Rui Ferreira, não acertou nos 4 pontos, bem como parecia adivinhar a história da guerra de cadeiras. Como o vosso clube passa por dificuldade financeiras, bem que a sua sugestão devia ser endereçada ao presidente Júlio Mendes, sempre saía mais barato.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
tr~es comentários cheios de suposições e insinuações mas de que nada se aproveita.
Vamos dar tempo ao tempo...