quinta-feira, fevereiro 07, 2013

O Jovem Jedi

Aviso:O texto que a seguir vão ler é de pura ficção cientifica e passou-se há muito muito tempo numa galáxia distante.
Era uma vez(é assim que começam as histórias) um longínquo planeta chamado PSD em volta do qual girava um satélite chamado governo(há quem jure que era ao contrário) ambos governados por um jovem e bem intencionado jedi a que vamos chamar Peter P. Rabbit.
Educado na escola de jedis de mestre Angêlo Yoda o jovem Rabbit tinha como missão repor a ordem na galáxia ,abalada pelas desordens financeiras e éticas de Jabba The Sócrates, e para isso tentara rodear-se de um grupo de governantes no planeta e no satélite imbuídos do código Jedi e dispostos a porem os interesses da galáxia acima de todo e qualquer interesse pessoal.
Infelizmente o lado negro da força comandado pelo grão mestre (há quem lhe chame imperador mas aqui grão mestre é mais apropriado)Aventalorum conseguira infiltrar no circulo próximo do jovem Rabbit alguns dos seus mais fieis correligionários com a única missão de servirem os interesses da sociedade secreta do grão mestre ainda que contrários aos interesses da galáxia.
E foi assim que o jovem jedi perante a ameaça mortal das desordens herdadas, e a necessidade de cada vez mais se dedicar ao combate pela reposição da estabilidade na galáxia, foi entregando o comando do PSD (o tal que já ninguém sabia se era planeta ou satélite) a companheiros seus na convicção de que fariam o melhor para o planeta.
Acontece que nessa galáxia distante também existiam eleições.
Para o Senado da Galáxia e para o governo dos planetas.
Primeiro para o governo de cada planeta e depois para o Senado.
Foi pois com grande surpresa que o jovem jedi constatou na noite das eleições que os povos dos planetas se tinham rebelado contra o seu governo e tinham atribuído a governação de alguns dos mais importantes planetas aos seus adversários.
Reunidos os  membros do seu orgão dirigente ,que naquela galáxia se chamavam grupo "Jar Jar Binks",
Peter P.Rabbit questionou-os:
Porque não ganhamos Lisboa o planeta mais importante da galáxia ?
Porque o vosso governo, senhor, fez um  grande frete ao chanceler Costorum e deu-lhe os meios para ganhar responderam-lhe.
E porque perdemos Sintra?
Porque o vice chanceler Marcus Almeidorum foi alvo de um ajuste de contas e a divisão de votos deu o planeta ao adversário.
E o Porto? Porque perdemos o Porto? Afinal o candidato era um jedi que me antecedera no governo do planeta PSD e tinha tudo para ganhar?
Pois...mas nesse planeta distante houve uma revolta dos nobres locais e que tudo fizeram para enfraquecer a nossa candidatura. Por outro lado os fieis de Lorde Portas Sidious retiraram-nos o apoio que sempre nos tinham dado.
O jovem jedi não acreditava na sua pouca sorte.
Depois de tanto trabalho,tanta canseira e preocupação as derrotas acumulavam-se.
E eis que chega a noticia da derrota de Gaia. Aquele dos grandes planetas em que as forças leais governavam há mais tempo.
Mas porque interrogava-se consumido Peter P.Rabbit?
Confusão na escolha do candidato, opção por um oriundo de outro planeta sem nada a ver com o planeta a que se candidatava, desprezo pelas forças locais tudo contribuira para o descalabro respondiam-lhe os já muito poucos "Jar JAr Binks" que ainda o rodeavam nessa noite das facas longas.
Em que tal como Anakin Skywalker que o destino transformara no vilão Darth Vader que morre para salvar a galáxia também a colossal derrota autárquica transformara o jovem e bem intencionado jedi Peter P.Rabbit num "vilão" que importava rapidamente substituir para salvar o planeta e o satélite.
Sempre com o acordo do grão mestre Aventalorum e dos seus fieis irmãozinhos.
Os tais que na sombra, e de forma bem inteligente, tudo tinham feito para que as coisas corressem exactamente como correram...
E foi assim que o jovem e bem intencionado Jedi, sem nunca chegar a perceber muito bem como, foi arredado do poder e desterrado para um planeta periférico por alguns daqueles que tinham jurado com ele o código Jedi.
Ainda bem que esta trágica história de pura ficção cientifica se passa numa galáxia distante e sem qualquer correspondência com a realidade portuguesa e do PSD de cá.
Senão...era assustadora.
Depois Falamos

P.S. Os seguidores entusiastas da saga "Star Wars" (como eu) talvez percebam um pouco melhor esta história de ficção cientifica.

12 comentários:

Anónimo disse...

Luis como compreendes não posso assinar esta opinião mas quero dar-te uma palavra de muito apreço pela coragem e desassombro com que escreves estes textos. Acredito que se PPC tivesse pessoas como tu mais perto dele a dizerem-lhe as verdades talvez evitasse alguns erros que anda a cometer por excesso de boa fé e por acreditar em gente que não merece. Os tais que como dizes com muita ironia em vez de lhe obedecerem a ele apenas tem lealdade ao "chanceler Aventalorum". Parabéns mais uma vez e continua a dar as tuas opiniões com esta frontalidade.
Um grande abraço do SC.

P.S. O teu texto vai chegar ao PPC.

Miguel Salazar disse...

Muito bom, Luís Cirilo...

luis cirilo disse...

Caro SC:
Obrigado pelas tuas palavras.
Um abraço.
Caro Miguel:
Obrigado.Mas acredita que é sem gosto nenhum que escrevo textos destes

il disse...

Excelente! Fenomenal!
Que o lado luminoso da força seja consigo!

Lara Torres disse...

muito bom Luis.
Adorei mesmo.
Especialmente aquela dos Jar Jar Binks. É o que eles parecem mesmo na direcção do PSD.

Alberto Pires disse...

a minha duvida é se o grão mestre "Aventalorum" também domina o jovem jedi...

Vanda Menezes disse...

o problema é que isto não se passa numa galáxia distante. Passa-se em Portugal e no PSD.
Onde deliberadamente se vão perder as câmaras de Porto,Sintra e Gaia (já que Lisboa nunca a ganharão)para na noite das eleições empurrarem Passos Coelho pela borda fora e colocarem Rui Rio no seu lugar sem recurso a eleições.
Claro que o Luis Cirilo já diz tudo isso no texto embora de forma cautelosa mas eu vou mais além.
É uma estratégia maçónica cozinhada por próximos de PPC e tem em vista a manutenção do poder para lá de 2015. Pelo caminho ainda permite alguns ajustes de contas com personagens de quem os mações não gostam como é o caso de Luis Filipe Menezes (já ridicularizado em todo este processo), de Marco Almeida ou de José Guilherme Aguiar entre outros.
Falta saber de que lado está Miguel Relvas. Mas na hora da verdade logo se verá

Daniel Lopes disse...

já agora no "planeta" Gaia a coligação do jovem jedi podia trocar os simbolos partidários por um cacho de bananas! É o que eles são todos. Só isso explica que tenham aceite um candidato do grão mestre "Aventalorum" que não tem nada a ver com aquilo sem sequer discutirem ou perguntare porque.
Vão perder o "planeta" e é muito bem feito.
E registo caro Luis a sua clarividência na maéria.

Tobias Torres disse...

pode ser que o jovem Rabbit aprenda a não confiar em quem não deve. Pode é ser tarde

luis cirilo disse...

Cara il:
Consigo também.Bem precisamos.
Cara Lara:
Obrigado.
Caro Alberto:
Não é só sua...
Cara Vanda:
Quem sou eu para a contradizer?
Caro Daniel:
Olhe que espero estar enganado mas infelizmente desconfio que não estou.
Caro Tobias:
A esperança é a ultima coisa a perder-se...

CMM disse...

Excelente,pena é que isto é a realidade do nosso país e não apenas ficção.
Mas como diz o povo, e muito bem, cada um tem o que merece.

luis cirilo disse...

Cara CMM:
Tens toda a razão.
Cada vez mais temos o que merecemos