sábado, fevereiro 16, 2013

Os Poderes...

Durante anos esta imagem simbolizava perfeitamente o futebol português.
O pássaro grande representava o poder.
Liga, Federação, Conselho de Arbitragem,Conselho de Disciplina, Olivedesportos, Imprensa Desportiva, Televisões e não só.
Debaixo das asas, comodamente instalados ao abrigo do poder, estão Benfica e Porto já que o Sporting em bom rigor já não conta para este nível de influência chamemos-lhe assim.
Agora parece estar a despontar um novo...passarinho porque para pássaro ainda lhe falta muito.
O Braga.
Que goza de um estatuto de impunidade que começa a ser difícil de perceber.
E que já vem de trás desde arbitragens escandalosas a seu favor, como a de Soares Dias no celebérrimo jogo com o Vitória, a fotografias metidas por baixo da porta da cabine dos árbitros numa clara manobra de coacção prevista nos regulamentos mas que passou impune.
A semana passada foi o que todo o país viu, perfeitamente indignado, no jogo com o Paços de Ferreira.
Um bando de delinquentes, sem qualquer razão ou motivo, tentaram e conseguiram agredir pacatos espectadores pacenses que apenas queriam ver um jogo de futebol.
Esperava-se um castigo exemplar.
Apareceu uma multa ridícula e outra de valor quase idêntico para o Paços de Ferreira.
Para os doutos membros do conselho de disciplina ,pelos vistos, agredir ou ser agredido é praticamente a mesma coisa.
Pelo menos a este nível de protagonistas.
Hoje, antes do Braga B-Leixões no 1º de Maio para a liga de honra, mais incidentes que obrigaram a intervenção policial.
No próximo sábado realiza-se no AXA (como eles tem dois estádios municipais é sempre bom distinguir em qual é o jogo) um Braga-Vitória.
Jogo de elevadíssimo risco especialmente num cenário em que há marginais que se julgam merecedores de um estatuto de absoluta impunidade.
Espero que as autoridades garantam, e o Vitória exija, um cenário de absoluta segurança para os vitorianos que queiram deslocar-se a Braga.
Até porque com o "passarinho" a crescer ao actual ritmo todos os cuidados (e não apenas com a segurança) são poucos...
Depois Falamos.

24 comentários:

Anónimo disse...

se a policia nao garantir a segurança do jogo, so tenho a dizer isto, nós não somos o Paços de Ferreira e sabemos nos defender...mas após aquela violencia efectuada sobre MULHERES e CRIANÇAS que apenas valeu uma multa de 5000€ creio que no proximo o jogo até irá estar policia a mais...

Vitoria até Morrer!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Depois do que se passou nos jogos com Beleneses,Paços de Ferreira e Leixões mal estavamos se no jogo com o Vitória a segurança policial não for compativel com o cadastro recente de alguns adeptos do Braga.

Anónimo disse...

Para que é que o SCBraga vai requisitar polícia se vêm meia dúzia de gatos pingados como no ano passado em que foram humilhados por um resultado de 4-0?

Anónimo disse...

Então, ainda acredita na equipa B depois de mais uma goleada de 4-0?

Anónimo disse...

Cagões! hahahahaha

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A policia é por causa dos delinquentes e esses já estão lá. Quanto ao resto até acho que nenhum vitoriano devia por os pés no AXA.
Não é sitio recomendável nos tempos que correm.
Caro Anónimo:
Claro que acredito.
Caro Anónimo:
um comentário inteligente

Anónimo disse...

Nenhum vitoriano devia por os pés no Axa porque se sujeita a mais uma humilhação e isso dói muito, claro. Também para ir ao Axa ver uma equipa que passa o tempo atrás da linha do meio-campo a defender e a ver a equipa adversária a jogar, para quê ir gastar dinheiro? Mas no futebol tudo é possível, a taça provou isso e qualquer dos três resultados podem acontecer. Gostava de ver o Luis Cirilo em Braga a assistir ao jogo!

Anónimo disse...

Se calhar aquilo que era necessário era 1 jogo pelo menos uma vez sem segurança para os pormos no sitio deles de uma vez por todas. É que nem sabiam o que lhes tinha passado por cima esses meninos.
Gayrreiros fortes com os fracos e fracos com os fortes.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Anime-se que o Braga é capaz de conseguir sair do meio campo de vez em quando.
Quanto a mim não verá de certeza.
Nunca fui ao AXA nem tenciono ir.
Nessa matéria,embora respeitando imenso quem pensa diferente,sou um seguidor de D. Nicolau Casaus ex vice presidente do Barcelona. Dizia ele que "...um barcelonista não vai a Sarriá (antigo estádio do Espanhol)...".
É o que eu penso também.
Caro Anónimo:
Fui muitas vezes ao 1º de Maio ver o Vitória. Ainda esta época lá estive com a equipa B.
Mas percebendo o que escreve devo dizer-lhe que por mim ,com ou sem segurança,não ia ninguém ao AXA no próximo sábado.
Não por medo,que esse não existe, mas porque era uma soberana demonstração de desprezo pelo que se passa naquele estádio.

Anónimo disse...

Nunca foi ao Axa porque é "persona non grata" em Braga no que concerne ao futebol e por isso mesmo não é convidado. Se quiser assistir ao jogo tem que pagar bilhete como todos nós pagamos e ir para o local dos adeptos do seu clube. Diga-me uma coisa: quantas vezes pagou bilhete para ver o seu clube a jogar fora de guimarães? Já todos sabemos que está habituado a entrar por convites e para os camarotes. Em relação à presença de adeptos, já todos nós sabemos que o SCBraga dá goleada quando vai ao D.Afonso Henriques e a pagar 25 euros. No Sábado lá vêm os mesmos 30/40 tristes cantar e dançar durante 90 minutos como se não estivessem atentos às incidências do jogo. Deve ser o efeito "alface" naquelas cabeças!

Anónimo disse...

Anónimo das 12:24, compare a presença de adeptos do SCBraga no D.Afonso Henriques com as dos adeptos do Vitória no Axa e depois diga-me quem é que tem medo. No Sábado deve ser fácil contar-se pelos dedos da mão o número dos vossos adeptos presentes. Não sou a favor da violência, porque o futebol é um desporto e compreende-se que seja em Braga, seja em Guimarães, há bons e maus adeptos. A violência afasta os adeptos do futebol. A maioria dos adeptos do SCBraga reprovou e sentiram-se envergonhados com a atitude de alguns elementos de uma das claques do SCBraga. No SCBragaB-LeixõesB o problema foi entre a claque do Leixões e a polícia. Quando fôr o VitóriaB-LeixõesB veremos se não vão haver problemas entre os adeptos. A falta de policiamento adequado é que provoca estes desacatos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ser persona non grata em Braga, no que concerne ao futebol, é uma medalha que muito me honra.
Convidado?Naõ tinha que ser e meso que fosse não aceitava um convite d eum clube com que o Vitória está de relações cortadas. Quanto ao resto fale do que sabe porque a sua ignorância é aterradora. Acompanho o Vitória há quase 40 anos e na esmagadora maioria das vezes pagando bilhete e indo para onde gosto;para a bancada junto dos restantes vitorianos. Apenas fui para camaortes quando exercia funções no clube. Ou pensa que em Guimarães somos como em Braga, ou seja, "convitódependentes"?
Quanto ás "goleadas" em número de adeptos acho que devia ir a um médico. Não sei é se oftalmologista ou psiquiatra. Na duvida vá aos dois. Mal não lhe faz.
Caro Anónimo:
Tenha um bocadinho de bom senso. No dia em que para ter apoiantes a SAD do braga pagou 40.000€ de bilhetes ao Rio Ave para OFERECER a adeptos e convidados vem você falar do número de adeptos do Braga e do Vitória.
No nosso caso bem pode falar de adeptos. No vosso, com todo o respeito,é mais de borlistas

Anónimo disse...

Para o marroquino das 2:27 para falares assim deves ser mais um recém chegado às bancadas. Aí já fomos muitos já fomos poucos mas á uma coisa que nunca tivemos é medo muito menos de meninos armados em maus.
mesmo poucos os que vão são duros e unidos e já cá andam á muitos anos, mas para esclarecer as duvidas vê o jogo perto dos verdadeiros e podes ver tudo menos medo.
VITOOOORIA

Anónimo disse...

Também não fazem como o SCBraga? "O Vitória vai promover a entrega de bilhetes pelas 12 escolas EB 2,3 do concelho de Guimarães. Trata-se de uma acção de proximidade com alunos dos estabelecimentos de ensino vimaranenses."

Anónimo disse...

Quem precisa de ir ao psiquiatra ou oftalmologista? Se tem coragem publique se faz favor. "O Vitória de Guimarães vai oferecer aos seus associados cinco mil bilhetes para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal de futebol, em Coimbra, diante da Académica, revelou o sítio do clube na Internet. A direção vitoriana quer um forte apoio dos adeptos no Estádio Cidade de Coimbra para ajudar a equipa a garantir a presença na final da Taça de Portugal e no Estádio do Jamor."

Anónimo disse...

Em 40 anos nunca a TV mostrou o Luis Cirilo na companhia de adeptos em jogos fora. Só se fôr disfarçado para não dar nas vistas. Diga assim, na maioria entrou de borla e com convite. Pensa que não conheço os meandros do futebol. Você não sabe com quem está a falar.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, também não aprovo os incidentes ocorridos no jogo com o Paços, mas em relação ao jogo com o Leixões, se não viu o que se passou, não escreva, pois corre o risco de estar a ser incorrecto. E quanto aos delinquentes, gostava de saber qual foi a razão para adeptos do vitória interromperem treinos para agredir jogadores e fazer esperas a jogadores à porta de casa, para não falar dos pintores de muros.
E já agora, se quer ver mais delinquentes, vá ver o que se passa junto dos adeptos do Braga na saida do estádio D.Afonso Henriques no final dos jogos entre vitória e Braga.

Carlos

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Deixe estes "Braguistas" instantâneos pousarem. É só esperar mais uma ou duas épocas em que as coisas corram mal (isso não acontece só aos outros) e vamos lá ver quantos adeptos levam, não ao Afonso Henriques, mas a todos os estádios do país. Meus caros braguistas, não vai há muitos anos -provavelmente, nesssa altura, ainda não eram adeptos do unicamente do Braga - de um célebre jogo em Alvalade em que a claque do Braga se resumia ao "Manel do Bombo" e ao filho. Aliás, no jornal Record, fazia referência que a determinada altura apenas havia 50% de adeptos do Braga porque o miúdo devia ter ido ao bar ou à casa de banho. Nessa altura os fervorosos adeptos do Braga enchiam.....uma bicicleta.

O Braga tem uma excelente estrutura, uma boa equipa de futebol, um bom presidente, mas há coisas que o marketing agressivo, as borlas ou as portas abertas conseguem "comprar" que é uma simbiose entre a cidade e o clube. Isso não existe em Braga. Infelizmente esse é o mal que grassa por esse país fora. Braga será para todo, independentemente de tudo que se diga, uma cidade de Benfiquistas. Era assim há 10 anos, agora não é tão descarado, mas no dia que o Braga deixar de ser pujante volta tudo à velha forma. É a vida. Até lá vamoa acompanhando este fervor dúplice destes sofredores e recentíssmos "guerreiros"

Abraço

Anónimo disse...

Caro Pedro, no jogo da Taça da Liga e da Taça de Portugal estivemos acima dos mil e a pagar 25 euros. Veremos quantos adeptos do vitória estarão no próximo sábado a pagar também 25 euros.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Já vi jogos do Vitória em braga com milhares de vitorianos nas bancadas. Lembro-me da curva do 1º de Maio repleta de vitorianos.
Caro Anónimo:
Não é preciso ser uma inteligência superior para perceber a diferença entre distribuir convites ás crianças das escolas ou aos próprios adeptos/associados.
Caro Anónimo:
Tente perceber a diferença,ainda que isso o obrigue a pensar,entre uma meia final da taça de Portugal e um vulgar jogo de campeonato.
Caro Anónimo:
Ás vezes pessoas amigas interrogam-me porque razão publico comentários imbecis como o seu. Por uma unica razão: não perco uma oportunidade de demonstrar a estupidez e falta de educação de adeptos de clubes que tem a lata de se quererem comparar com o Vitória. Claro que não sei com quem estou a falar. Você mais um cobardola anónimo que se acha com direito a opinião.Agora que conheça os meandros,tuneis e subterrâneos do futebol acredito. O seu estilo é mesmo de ratazana!
Caro Anónimo:
Delinquentes são delinquentes. Independentemente dos clubes que digam apoiar.Estou farto de dizer que não há bandidos bons e bandidos maus.
Caro Pedro:
Estou de acordo.
Vai demorar gerações, se lá chegarem,para em Braga existir um envolvimento com o clube como em Guimarães há com o Vitória.

Pedro disse...

Caro anónimo, os preços da Taça e da Liga e de Portugal que refere -25€- apenas provam que não põs os pés em Guimarães, nem tentou, caso contrário percebia a palermice que acabou de dizer.

Já quanto à quantidade de adeptos é na mesma linha do preço dos bilhetes: extremamente influenciado.

Já agora, dou-lhe uma de boral, para o campeonato vieram em bom número, atendendo à dimensão do clube e aos que normalmente assistem no AXA. Nada de milhares, mas algumas centenas. Muito bom.

Quanto adeptos vitorianos em Braga, partilho da opinião do Luís Cirilo, por mim, não ia nenhum.

Fique bem

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=9Irt0Fp17V8

Amor à pátria, não se descreve, sente-se!

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo eu como vitoriano sinto-me envergonhado com a constante provocação e apoio à "violência disfarçada" que este blogue pratica. Tenho familiares Bracarenses, e posso garantir que Bracarenses e Vitorianos são mais parecidos do que as partes querem crer. Rivais sim, mas são gente do Minho que tem muito em comum...


luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Não ia mesmo. até porque duvido muito que lhes sejam garantidas as condições de segurança.
Caro Anónimo.
Claro que se sente.
Caro Anónimo:
Envergonhado devia sentir-se por se esconder no anonimato para escrever imbecilidades dessas. Apelos á violência?
Tenha juizo.
E não me venha querer ensinar as semelhanças e diferenças entre vimaranenses e bracarenses. Sei-as desde que nasci.