sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Encontro de Amigos

Imagem: www.vitoriasc.pt

Nesta feliz imagem do site do Vitória (João Rocha no seu melhor!) se condensa um dos maiores motivos de orgulho dos vimaranenses que gostam de futebol.
De facto é notável que um concelho como o nosso consiga ter duas equipas a disputarem o principal campeonato profissional de futebol(e mais uma na Liga de Honra, o Vitória B) naquilo em que apenas é igualado por Lisboa (Benfica e Sporting) e Funchal(Marítimo e Nacional) mas vivendo realidades totalmente diferentes.
Lisboa é a capital actual do país e o seu concelho tem uma dimensão económica, populacional e de puro poder muito superior ao de Guimarães.
Funchal, cuja dimensão é muito mais aproximada da nossa, tem uma realidade desportiva super dimensionada por décadas de generosos subsídios do governo regional da Madeira como é de há muito sabido.
Por isso a nossa realidade é única.
Nem Porto, nem Braga, nem Coimbra,nem Aveiro,nem Setúbal que até são capitais de distrito conseguem atingir a nossa expressão nesta matéria.
Com mais um factor positivo ainda:
É que ao contrário dos clubes lisboetas ou funchalenses citados, em que a rivalidade exibe contornos extremamente "ácidos" digamos assim, a rivalidade dos clubes vimaranenses é sadia e exemplar.
Durante os 90 minutos é evidente que os adeptos de cada clube querem ganhar e apoiam a sua equipa mas depois disso a esmagadora maioria dos vitorianos gosta de ver o Moreirense ter bons resultado e o mesmo se passa com os adeptos dos "cónegos".
Aliás há muita gente no concelho que é associada de ambos os clubes.
Domingo assim será uma vez mais.
E ganhe quem ganhar, e eu espero que seja o Vitória como é evidente, ninguém se vai zangar com o resultado seja ele qual for.
Também nisso, nós vimaranenses, somos únicos.
Depois Falamos

4 comentários:

ON disse...

Não só espero, como tenho a certeza que a rivalidade será somente dentro das 4 linhas. Como disse e bem, o Vitória é o Clube do meu coração, e a ter um segundo clube é mesmo o Moreirense.

Que seja um bonito jogo de futebol, e que ganhe o Vitória. Tirando este jogo, quero que o Moreirense ganhe sempre.

luis cirilo disse...

Caro ON:
Creio que essa é a forma correcta de ver o derbi. Partilho-a inteiramente

Anónimo disse...

Amigos para sempre, mas amigos, amigos, negócios á parte!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É claro que sim. O nosso negócio é ganhar todos os jogos que nos forem possiveis