domingo, abril 30, 2017

O Nosso 14

Dez triunfos fora de casa ( e espero chegar aos onze...), seis vitórias consecutivas e possível recorde de pontos são marcas que ficam para a História vitoriana porque contribuíram para a conquista do quarto lugar catorze (como foi possível???) anos depois do último.
Caso contrário seriam apenas estatística.
O triunfo em Setúbal ,aliado a mais uma derrota do quinto classificado, praticamente garantiu o quarto lugar (seria precisa uma "catástrofe" para isso não acontecer) que é aquele que o Vitória deve ter como aspiração miníma em cada época.
Individualmente:
Douglas: Num excelente momento de forma foi inultrapassável.
Bruno Gaspar: Uma boa primeira parte. Na segunda esteve menos bem.
Josué: Desde que regressou a equipa não voltou a sofrer golos. Não é coincidência.
Pedro Henrique: Muito trabalho de que se saiu airosamente.
Konan: Melhorou em relação aos últimos jogos voltando à "sua" dinâmica ofensiva.
Rafael Miranda: Com os índices físicos a melhorarem voltou a ter mais influencia no jogo.
Zungu: Uma estrela emergente. Com a bola nos pés delicia. Falta-lhe rematar mais e recuperar mais depressa quando se trata de defender para ser um médio completo.
Hurtado: Jogando mais perto do ponta de lança torna-se mais influente e faz golos. Em Setúbal não os fez mas esteve perto em dois cabeceamentos que saíram ligeiramente desviados da baliza.
Marega: Não tem marcado mas as suas assistência tem rendido golos. Um bom jogo.
Texeira: Teve duas oportunidades mas Bruno Varela em ambas tapou-lhe todos os caminhos do golo. Uma exibição bastante positiva.
Hernâni: Em termos de classe pura é um dos melhores jogadores deste campeonato. Dribla, assiste, marca, dá cabo do juízo a qualquer defesa. Merece uma oportunidade na selecção porque não há em Portugal extremo tão desequilibrador como ele.
Foram suplentes utilizados:
Célis: Entrou, como de costume, a render Hurtado dando sinal de que se pretendia segurar o resultado. Não esteve feliz com algumas perdas de bola e cometendo falta em zonas "proibidas".
Raphinha: Entrou, como de costume, a render Hernâni naquilo que é uma "maldade" de Pedro Martins aos defesas adversários que depois de "aturarem" Hernâni ainda levam com Raphinha. Desta vez teve oportunidade de deixar a sua marca com o golo da tranquilidade depois de excelente triangulação com Texeira e Marega.
Prince: Entrou em tempo de descontos para queimar tempo mas ainda ia tendo tempo para marcar. Felizmente não conseguiu porque era na baliza errada!
Não foram utilizados:
Georgemy, Tozé, Sturgeon e Rafael Martins

Melhor em campo: Marega

Conquistado o quarto lugar (matematicamente ainda falta um ponto mas ninguém duvida que ele será feito) o Vitória assegura três coisas muito importantes:
Entrada directa na fase de grupos da Liga Europa, consequente prémio monetário e a tranquilidade de não precisar de iniciar a pré temporada mais cedo para participar em play offs com todos os inconvenientes que isso acarreta.
Agora sim é tempo de, sem desconcentrações para o que falta de Liga, começar a pensar no Jamor.
Gerindo esforço e , essencialmente, gerindo cartões.
É que o adversário do Jamor "joga" bem nesse campo da disciplina...
Depois Falamos

3 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo,
Espero que fiquem pelas 10 vitórias fora de casa, não são precisas mais, o 4º lugar já é vosso.

Anónimo disse...

Convém recordar o valor monetário da entrada na fase de grupos da Liga Europa: 2,4 milhões de euros!

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro cards:
O Vitória joga sempre para ganhar. A partir daí cada um que defenda os seus interesses.
Caro Miguel Leite:
Sim. Mais um argumento para estabilizar o plantel e não vender a qualquer preço