segunda-feira, abril 10, 2017

O Nosso 14

A equipa vinha de apanhar ,em Chaves, um grande susto que quase lhe custara a ansiada final do Jamor.
Muito por força de uma exibição abaixo do que lhe é normal e em que só a uma defesa de Douglas e um golo de Marega impediram a sua eliminação frente a um Chaves que acreditou até ao fim e quase conseguiu o seu objectivo.
E por isso face a um Tondela que já o surpreendera na primeira volta esperava-se um Vitória a todo o gas para espantar fantasmas e reentrar no caminho dos triunfos que é indispensável à conquista do quarto lugar.
E esse foi o Vitória da primeira parte. Ofensivo, a jogar bem, a marcar e a ficar a dever a si próprio vários golos.
Na segunda parte foi o contrário e quase deitou tudo a perder.
Sendo certo que as poupanças de Pedro Martins (Josué, Rafael Martins e João Aurélio) me pareceram adequadas e não foi por elas que o Vitória venceu à tangente. Foi mesmo o desperdício de golos na primeira parte e a má exibição na segunda.
Individualmente.
Douglas:Exibição tranquila sem problemas de maior.
Bruno Gaspar: Até começou bem com um remate ao poste aos três minutos e depois algumas boas iniciativas atacantes. Na segunda parte muitas dificuldades para travar os adversários e várias vezes batido em velocidade.
Prince: Bem na antecipação e no desarme, usando o seu poderio atlético, mas mal a entregar a bola.
Pedro Henrique: Foi, especialmente na segunda parte, um autêntico bombeiro acorrendo a dobrar os colegas imensas vezes. Uma bela exibição de um central em grande forma.
Konan: Muito precipitado nalgumas ocasiões teve perdas de bola nas saídas para o ataque que com outro adversário podiam ter dado problemas.
Rafael Miranda: Não parece em forma. Lento e pouco esclarecido a distribuir jogo.
Zungu: Na primeira parte esteve bem a levar a equipa para a frente. Na segunda denotou falta de poder de recuperação e abriu espaços que desequilibraram a equipa.
Hurtado: Boa exibição a comandar as iniciativas atacantes e a abrir a defesa com passes bem medidos. Quando saiu deu-se pela sua falta.
Hernâni: O jogo não lhe saiu bem. Falhou duas ou três boas oportunidades e revelou algum egoísmo na hora de decidir as jogadas. De positivo a excelente assistência para o golo de Hurtado e uma entrega sem mácula-
Texeira: Boa exibição. Um golo, quase outro, e uma notável capacidade de jogar simples,ao primeiro toque, sem complicar nem perder a bola. Se melhor assistido teria feito mais golos. Um jogador que o Vitória deve segurar.
Marega: Muito esforço mas pouco discernimento. Alguns remates sem direcção.
Foram suplentes utilizados:
Raphinha: Algumas correrias inconsequentes.
Tozé: Pouco se viu a atacar mas em termos defensivos ajudou a evitar o pior.
Célis: Tal como Tozé entrou para ajudar a estabilizar a intermediária. O que contra o Tondela diz bem das dificuldades da segunda parte.
Não foram utilizados:
Georgemy, Rúben Ferreira, Josué e Sturgeon

Melhor em campo: Hurtado

Não foi pelas poupanças de Pedro Martins, poucas e adequadas neste jogo, que o Vitória teve tantas dificuldades em vencer o Tondela depois de uma primeira parte em que podia ter feito quatro ou cinco golos.
Creio que faltou atitude e houve algum excesso de confiança a contribuir para isso.
Do mal o menos que se conquistaram os três pontos e se segurou o quarto lugar que é o grande objectivo da época.
Mas ficou o alerta, que aliás já vinha de Chaves e não terá sido totalmente assimilado, que é preciso mais concentração e menos confiança em excesso.
E o regresso a Chaves, no próximo sábado, para defrontar uma equipa ferida e que quererá demonstrar que era ela que merecia o Jamor será um grande teste ao Vitória candidato ao quarto lugar.
Depois Falamos

4 comentários:

Saganowski disse...

Este foi mais um jogo em que terminámos com o "credo na boca", o que nos poderia ter saído mal, se não tivessemos feito uma grande exibição na primeira parte. O rendimento da equipa deve ser constante durante os 90 minutos, para poupar os jogadores a um esforço suplementar de ter de defender o resultado (ou ir em busca de evitar empates) e para poupar também a massa associativa a sofrimentos desnecessários!

O jogo em Chaves será definitivamente o grande teste do Vitória, para ver que Vitória teremos para o resto de campeonato que falta (e para a Final do Jamor), numa altura em que o cansaço e o excesso de confiança podem deitar a perder a boa época que estamos a fazer e o objectivo de alcançar, ao fim de tantos anos, o "nosso" quarto lugar!

Para o Vitória esse jogo será ainda mais importante, pois pontos conseguidos em Chaves, numa jornada em que o Braga recebe o Porto, podem significar (assim espero) a desejada ultrapassagem ao Braga.

De salientar ainda a excelente moldura humana (20064 espectadores), potenciada por preços acessíveis de bilhetes, boa carreira da equipa e jogo a um Domingo a horas aceitáveis.

Quanto aos jogadores, destaco Texeira (por mais um golo) e por mostrar que, apesar de desconhecido, foi uma boa aquisição que urge manter. Destaco Pedro Henrique por ser um defesa central como já não víamos desde os tempos de Néné, Geromel ou Paulo Oliveira, com a nota positiva de não ter visto um único amarelo desde o início do campeonato.

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Apenas para comentar a questão do cansaço porque no resto estou de acordo.
Não me parece que a equipa esteja cansada porque há jogadores com poucos jogos como Rafael Martins,Texeira, Prince, Zungu, Celis, Sturgeon,Miguel Silva, Rafael Miranda entre outros. E por isso acho que a questão está mais em concentrar a equipa na liga e esquecer o Jamor.
Porque o grande objectivo é o quarto lugar e a entrada directa na fase de grupos da Liga Europa.

Saganowski disse...

Caro Luís,

Concordo com o que dizes sobre os minutos de utilização destes jogadores. Mas, e o entrosamento deles uns com os outros? Para haver entrosamento, tem de haver treino e competição. Se não jogam tanto, como podem dar as garantias que outros já dão?

Relativamente ao(s) objectivo(s), até 21 de Maio é claramente o 4º lugar! Depois pensa-se na Taça.

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
O entrosamento já existe. Agora é verdade que alguns precisam de mais competição.