terça-feira, abril 11, 2017

Vítor Campelos e o Vitória B

Há palavras que devem ser ditas e há alturas para as dizer.
E este é o tempo de afirmar que nestes quase dois anos que Vítor Campelos leva a liderar o Vitória B tem feito um excelente trabalho, com o apoio da sua equipa técnica, e cumprido todos os objectivos que lhe foram pedidos.
Que numa equipa B são dois:
Assegurar a manutenção no segundo escalão e preparar jogadores para a equipa A.
Assim tem sido feito.
Na época passada a equipa não começou bem e isso despertou de imediato alguma contestação ao treinador (que ainda por cima é de Guimarães e vitoriano) feita por adeptos pouco pacientes e nalguns casos pouco conhecedores do que é a realidade de uma equipa B.
Que tem limites de idade, que só permite um jogador por jogo com mais de 23 anos,que tem um plantel sujeito a alta rotação, que integra jovens vindos da formação e outros vindos de outros clubes mas quase todos sem a experiência do que é jogar um campeonato competitivo como o da II Liga.
E por isso as coisas levam o seu tempo, há que integrar e conhecer os jogadores, há que construir um onze base através de sucessivas experiências , e correndo o agradável risco de a qualquer momento ver alguns deles subirem para a equipa A, há que dar tempo ao tempo para as coisas correrem sobre rodas.
Ainda por cima na época passada ocorreu um caso invulgar- uma lesão do próprio treinador- que em nada ajudou à aceleração de processos.
E por isso alguns contestaram, até com o ridículo argumento de que se mexia pouco no banco e estava de mãos nos bolsos (só quem não percebe nada de futebol pode achar que a movimentação do treinador no banco tem alguma influência na equipa...), enquanto os resultados não correspondiam ao esperado. Depois quando a equipa começou a carburar eclipsaram-se por completo sem ao menos terem a hombridade (com raras excepções) de admitirem que estavam enganados.
A verdade é que o Vitória B manteve-se (13º lugar entre 24 equipas) e deu jogadores à equipa A.
Objectivos cumpridos.
Este ano as coisas começaram melhor, o treinador felizmente não se lesionou, mas no tal período inicial de construção de uma nova equipa (que acontecerá todos os anos nas equipas B) os contestatáríos lá tiraram o rabinho de entre as pernas com que tinham ficado no final da época anterior e reapareceram, em menor número é certo, a contestarem o treinador com os argumentos de sempre.
Felizmente , para o Vitória antes de mais,voltaram a estar redondamente enganados e a equipa B tem vindo a fazer um campeonato de excelência estando neste momento,a sete jogos do fim, num magnífico sétimo lugar e sendo a melhor de todas as equipas B à frente das suas congéneres de Porto (campeão da II liga em titulo) Benfica,Sporting e Braga.
São factos.
A que se junta o mais uma vez estar a dar jogadores à equipa A (Konan e Zungu por exemplo) e ainda ter alguns na forja para a promoção como Denis Duarte, Sacko,Tyler Boyd, Tiago Castro, Hélder Ferreira entre outros.
Não sei se a equipa vai terminar em sétimo lugar, num lugar acima ou num lugar abaixo (nem isso é relevante) , mas sei que pela segundo ano consecutivo o treinador Vitor Campelos cumpriu os objectivos que lhe foram pedidos.
A equipa continuará na II liga e deu (e dará) jogadores à equipa principal.
E fá-lo-à depois de uma época gerida com tranquilidade, profissionalismo ,competência e  com a sensatez e o vitorianismo de ter sabido ultrapassar mais dificuldades e maiores obstáculos do que seria suposto e até admissível.
Mérito a quem o tem.
Vítor Campelos e a sua equipa técnica tem-no.
E é com todo o gosto que enquanto vitoriano, associado do clube e accionista da SAD o reconheço.
Depois Falamos

2 comentários:

Saganowski disse...

Não tem sido, de facto, muitas as vezes que temos discutido aqui a equipa B.
No entanto, todos os destaques aqui feitos neste post são merecidos, pois Vitor Campelos e a sua equipa tem feito um excelente trabalho com todos estes jovens nos 2 últimos anos e dado estabilidade a um projecto que tem tudo para dar certo.

Sou da opinião que a Direcção deveria olhar com mais carinho para esta equipa e proporcionar-lhe assistências ainda maiores (apesar de tudo ainda é das equipas da 2ª Liga com mais assistência!), criando talvez campanhas para incentivar os vitorianos a irem mais frequentemente ver os jogos da equipa B.
Eu estou fora, mas sempre que estou em Guimarães, assisto a jogos da equipa B.

luis cirilo disse...

Caro Saganoski:
Coma equipa B a jogar nas tardes de segunda feira como ultimamente tem acontecido é difícil levar mais adeptos ao estádio.