sexta-feira, abril 28, 2017

Um Passo Decisivo

Embora o Jamor ainda venha longe, mais propriamente de hoje a um mês, e as atenções de muitos vitorianos já estejam para lá viradas mais que não seja pelas "angústias" dos bilhetes a verdade é que antes desse jogo ainda há quatro compromissos para o campeonato e extremamente importantes para a conquista do quarto lugar.
O primeiro é hoje, no Bonfim, e põe frente a frente duas equipas clássicas do nosso campeonato maior dado serem das que contam nele mais presenças ao longo dos anos.
Mais propriamente o quinto (Vitória Sport Clube com 72) e o sexto (Vitória Futebol Clube com 69) em presenças apenas atrás dos chamado "grandes" e do Belenenses o que não deixa de ser significativo quanto à importância dos dois emblemas no nosso futebol.
É,pois, um clássico.
Normalmente bem jogado, normalmente com golos, normalmente em jogos bem disputados e com incerteza no resultado até ao fim.
No Bonfim o "nosso" Vitória já conheceu de tudo.
Triunfos, empates e derrotas, jogos em que goleou e outros em que foi goleado.
Pelo Bonfim passou a caminho da final de Taça de 2012/2013 e no Bonfim ficou numa dramática meia final em que foi derrotado nos pénaltis em 2006/2007.
São jogos com História mas cada um com a sua própria história.
E o de hoje não fugirá à regra.
De um lado o Vitória FC num tranquilo décimo lugar a par do Boavista, sem ambições europeias mas também sem preocupações de despromoção, e do outro o Vitória SC num quarto lugar europeu cuja manutenção não está em causa neste jogo dada a vantagem em relação ao quinto mas do qual importa sair com ela-vantagem- intacta ou se possível aumentada em função do que o quinto faça na recepção ao Sporting.
Mas que ninguém,olhando para este quadro, se engane quanto a possíveis facilidades em termos de um triunfo visitante.
O Vitória FC é a única equipa que nos quatro jogos da Liga não perdeu com Benfica e Porto empatando os jogos fora e  no Bonfim vencendo lisboetas e empatando com portuenses o que mostra bem a valia da equipa e o quão perigoso pode ser subestimá-la.
Por isso, e estou certo que Pedro Martins terá alertado os seus jogadores para essa realidade, só o melhor Vitória SC poderá sair do jogo de logo com os três pontos fruto de uma exibição empenhada, de grande concentração e aproveitamento das oportunidades criadas.
Relaxamentos, desconcentrações, facilidades terão certamente como resultado um...mau resultado!
E o jogo de hoje, em termos de quarto lugar, é quase uma final e assim deve ser encarado.
Porque vencendo o Vitória SC fica a dois curtos passos de confirmar esse desejado lugar, que abre de imediato as portas à fase de grupos da Liga Europa e respectivos milhões, dependendo apenas de si para os dar em jogos caseiros com Arouca e Feirense.
Ou até menos se o quinto classificado fizer um resultado pior que o nosso.
Depois Falamos

Sem comentários: