terça-feira, abril 11, 2017

Sugestão de Leitura

Este foi um daqueles livros que se compra por...palpite.
Claro que conhecia José Milhazes como comentador em Moscovo da TSF, da SIC, do Público e tinha ouvido muitas intervenções suas nos mais diversos momentos desde a guerra do Golfo à queda do muro de Berlim ou a subida ao poder de Ieltsin.
Pareceu-me sempre um jornalista bem informado, conhecedor dos meandros da política soviética e depois russa, com bons contactos e a preocupação de ser rigoroso nas análises e na descrição dos acontecimentos.
Quando em Fevereiro deste ano lançou o livro tive oportunidade de o folhear, ler alguns parágrafos e parecendo-me interessante comprei-o.
Boa decisão.
Porque é muito mais que interessante.
É uma história de vida de um homem nascido na Póvoa de Varzim que ainda jovem foi estudar para a União Soviética e por lá ficou quase quarenta anos, lá constituiu família e lá foi testemunha privilegiada de acontecimentos que marcaram a História da humanidade nesse período de tempo.
O fim da União Soviética, a queda dos regimes comunistas por toda a Europa de Leste, a "perestroika" de Gorbatchov, a subida ao poder de Boris Ieltsin e depois Vladimir Putin, o fim da "guerra fria", a invasão do Afeganistão e tantos outros acontecimentos que marcaram o final do século XX e o inicio do actual.
É também uma visão da história das relações entre Portugal e a União Soviética/Rússia, a visita a Moscovo de políticos portugueses, o papel de Álvaro Cunhal nas relações entre PCUS e PCP.
Mas é também a história de uma desilusão pessoal.
De um homem que foi para a União Soviética como militante do PCP, crente que ia para o "sol que ilumina a terra" (como um dia disse A. Cunhal) , e que desde o primeiro momento em que lá chegou deu inicio a um processo de progressiva desilusão com o comunismo e com o sistema comunista face às realidades que testemunhava diariamente e que eram o contrário de tudo que lhe tinham dito e prometido em Portugal.
Em suma um livro que não é interessante porque é interessantíssimo e cuja leitura recomendo vivamente.
Depois Falamos

6 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Obrigado pela sugestão. Vou comprar.

luis cirilo disse...

Caro M Karvalhovsky:
Espero que goste.
Eu achei-o muito interessante

José Duarte disse...


Não leio. Já sei o que me vai dizer... Viveu 40 anos lá - na Rússia - e agora "passou-se" para aqui. Com aquilo tão mau, eu não esperaria tanto tempo para regressar. Dirá no livro que o KGB o impediu? 40 anos a comer comida russa...!?

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
Você é que sabe os seus critérios de leitura como é evidente.

il disse...

Caro Cirilo:
O livro é interessante para a história de Portugal e da URSS-Rússia, porque é contada na 1ª pessoa.

Caro José Duarte:
J. Milhazes tinha família local; e emprego na URSS-Rússia, como tradutor e correspondente de media portugueses. Se tivesse vindo para aqui, não saberia o que se lá passava. Hoje está semi-desempregado.
Mas se não quiser ler, não leia. Nem o FSB, nem o SIS o vão fazer engolir o tomo.

luis cirilo disse...

Cara il:
Sem dúvida.
Eu gostei de ler