segunda-feira, abril 03, 2017

Hipocrisia e Cobardia

A história conta-se em poucas palavras mas dá a clara dimensão do individuo que ocupa o cargo de primeiro-ministro sem ter ganho eleições.
Quando o governo regional da Madeira decidiu atribuir ao aeroporto do Funchal o nome de Cristiano Ronaldo o governo da geringonça e o primeiro-ministro que o dirige discordaram da ideia e tentaram por todos os meios impedir que isso acontecesse.
Inclusive pedindo um parecer à PGR sobre a entidade a quem competia atribuir nomes aos aeroportos e com isto mostrando, também, o seu entendimento sobre a autonomia das regiões e o respeito pro decisões que as suas autoridades eleitas tomam.
Como o governo regional não se atemorizou com as manobras geringonçeiras o que fez António Costa?
Com o cinismo e o despudor que são a sua imagem de marca lá foi até à Madeira assistir a um jogo particular da selecção e depois marcar presença na cerimónia da atribuição do nome de Ronaldo ao aeroporto.
E foi porque cobardemente não teve coragem de se dissociar da cerimónia, e  afirmar a sua discordância da atribuição do nome ao aeroporto, cheio de medo de entrar em confronto com uma personalidade tão popular como Cristiano Ronaldo é em Portugal e no mundo.
E por isso esteve lá, com o ar cínico de sempre, sujeitando-se a ouvir Ronaldo chapar-lhe na cara que não sendo hipócrita sabia bem que ali estavam algumas pessoas que eram contra a atribuição do seu nome ao aeroporto!
Com isso chamando a António Costa hipócrita ,como toda a gente percebeu, mas a que o próprio não deu grande importância dado ser literalmente um "casca grossa" sem pingo de vergonha na cara ou noção mínima do que deve ser o decoro de quem ocupa altas funções de Estado.
Mas o pior do seu cinismo ainda estava para vir.
Soube-se depois que na sua agenda oficial para o dia estava incluída a presença numa" homenagem ao futebolista Cristiano Ronaldo a decorrer no aeroporto do Funchal" (sic)!
Não teve a coragem de faltar a uma cerimónia com que não concordava.
Teve o cinismo suficiente para ir, aplaudir, pendurar-se em Ronaldo para as fotos e aceitar sorridente que lhe chamassem hipócrita.
E simultâneamente criou um "facto alternativo", provavelmente pensando que somos todos tão parvos como alguns que o rodeiam e sofremos de "erros de percepção mútua" como o seu ministro das finanças, para fazer de conta que não tinha ido ao que de facto foi.
E é "isto" que Portugal tem como primeiro-ministro...
Depois Falamos.

3 comentários:

JRV disse...

Caro Cirilo,

Este país atravessa uma grave crise de valores; o facto de um energúmeno sem carácter como o costa ser primeiro-ministro (na linha do pinócrates) é só uma das faces visíveis desse problema. Na ausência de valores, fazem de conta.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Se vires um canarim e uma cobra, mata o canarim e depois a cobra.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
De facto um sujeito como o Costa chegar a PM é um sintoma muito preocupante de ausência de valores. Aliás bastaria recordar como ele chegou a líder do PS para se perceber que como pessoa não presta.
Caro Anonimo:
Sábio ditado