terça-feira, abril 11, 2017

Texeira

Chegou a Guimarães em Setembro, já depois do fecho das inscrições, e foi inscrito na qualidade de desempregado única que lhe permitia ainda poder competir antes de Janeiro.
Tinha sido um futebolista promissor e com o nome associado a grandes clubes europeus, anos antes, mas nos últimos tempos as coisas não lhe tinham corrido bem em lado nenhum e por isso quando o Vitória o contratou estava sem clube e com a carreira num impasse.
Foi por isso olhado com natural reserva quando chegou.
Pensando-se até que engrossaria a lista daqueles que se percebe muito melhor as razões porque foram embora do que as que os levaram a vir.
Chegou sem ritmo, sem uma pré temporada como deve ser, com falta de jogo.
E por isso os primeiros tempos foram de penumbra ,dando alguma razão aos que desconfiaram da sua vinda, alternando entre banco e bancada com escassos minutos de utilização.
Mas a forma foi chegando, Pedro Martins teve a paciência necessária para "esperar" por ele e não o queimar com minutos a mais para que não estava preparado, e David Texeira começou a corresponder com golos, boas exibições, sentido de equipa e acima de tudo mostrando uma qualidade futebolística que apraz registar.
Não sei se rende mais num sistema em que é o único ponta de lança ou jogando nas costas de um colega, no caso Rafael Martins ou Marega, para aproveitar uma das suas grandes qualidades que é o "adivinhar" onde a bola vai cair depois de disputadas entre colegas e adversários.
Pessoalmente gosto mais de o ver nesta posição de segundo avançado.
Em qualquer dos casos é um goleador, que faz golos com os dois pés e com a cabeça, que sabe tabelar e desmarcar-se, sabe assistir colegas e jogar bem ao primeiro toque o que é sempre muito incómodo para qualquer defesa.
Fui daqueles que olhei com muitas reservas a sua contratação pelas razões atrás expostas.
Mas hoje reconheço com muito gosto que foi uma boa contratação e que quem o foi buscar fez uma boa opção e trouxe para Guimarães um jogador destinado  a dar muitas alegrias aos vitorianos e muitos golos/pontos à equipa.
Creio que para lá do que já fez de bom esta época na próxima, fazendo a pré temporada normalmente e já completamente entrosado com os colegas, poderá "explodir" para patamares muito interessantes e ser uma grande mais valia na equipa.
Depois Falamos

2 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

O Texeira está a ser uma agradável surpresa.
Está a calar muita gente (onde eu me incluo), que no início da temporada não lhe poupou nas críticas. Tomara eu ser calado muitas vezes por outros jogadores que já critiquei!
Além do que o Luís Cirilo referiu, penso que o facto de ter coabitado com o Soares na primeira metade do campeonato, também não lhe facilitou uma maior utilização.
Agora é esperar que continue a melhorar, é bom para ele, mas principalmente para o nosso Vitória, que bem precisa de estar com a moral em alta nesta recta final.
Alguém que tire da ideia dos jogadores que lá por estarmos na final da Taça, somos os maiores e é só festa até à final, nada disso, é preciso continuar a suar a camisola!

Abraço
Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Surpreendeu-nos a todos.
Mas prefiro assim do que ver chegar jogadores rodeados de expectativas e depois serem uma desilusão.
Acho que o Texeira ainda pode dar muito ao Vitória.
Oxalá lhe seja possível.
Quanto ao resto é claro que a prioridade é a Liga.Esqueçam o Jamor até ao quarto lugar estar garantido