
Confesso que por razões várias estou ansioso que este campeonato acabe porque não me vai deixar boas memórias seja qual for o escalonamento final da classificação em termos de titulo, Europa e descidas.
E uma das razões é a arbitragem incluindo os VAR e alguns,nem todos, ex árbitros que como comentadores parecem mais apostados em branquear erros ( em boa verdade quando por lá andavam não eram melhores) do que em os apontar de forma clara.
Ontem o Braga-Porto, muito mal arbitrado por Antonio Nobre e com o inenarrável VAR Tiago Martins, foi mais um exemplo da razão que tem a FIFA em querer os árbitros portugueses longe das suas competições.
Olhemos, a título de exemplo para três lances.
O penalti a favor do Braga aceita-se mas é claramente daqueles lances em que se marca a favor de uns e não se marca a favor de outros.
É a velha questão da intensidade que muitas vezes apenas serve para mascarar o frete.
Já vi lances em que a intensidade é bem maior e não se marca nada.
O lance em que Gul vai ficar isolado e Niakate o agarra e vê amarelo é idêntico ao anterior porque aceitando-se o critério também se sabe que com uns clubes é amarelo e com outros seria vermelho. Exemplos não faltam.
Mas erro grosseiro, mas grosseiro mesmo, é o amarelo para Lagerbielke no lance em que derruba Pietuszewski.
É vermelho em qualquer lado do mundo.
A bola adiantada pelo portista está longe, o braguista não tem qualquer hipótese de a jogar e faz uma diagonal para atingir o adversário com uma cotovelada naquilo que foi uma autêntica agressão.
Excepto para António Nobre e Tiago Martins.
E para alguns ex árbitros que enquanto comentadores viram um braço à frente onde existiu uma cotovelada.
Quando o coração clubista ( e não é do Braga que estou a falar) se sobrepõe à verdade acontecem aberrações assim.
A apitar e a comentar.
Depois Falamos.
Nota: No Alverca-Sporting outra aberração. O " leão " Suarez cai na área e o árbitro João Pinheiro (talvez por má consciência de algumas insularidades) marca penalti. Suarez põe-se a pé e num gesto de louvável fair play vai dizer ao árbitro que não houve falta e portanto razão para penalti. Inacreditavelmente Pinheiro quis ir ver as imagens como se a "confissão " não bastasse e mais Inacreditavelmente ainda depois de cancelar o penalti mostra amarelo a Suarez por simulação!!!
Punindo o fair play e incentivando os jogadores a que em futuros lances idênticos fiquem calados e beneficiem do erro. E querem gente desta a apitar em mundiais? Bem faz a FIFA em os manter longe.
Sem comentários:
Enviar um comentário