quinta-feira, dezembro 07, 2023

Sondagens

Tenho das sondagens uma visão simples.
São indicadores de tendências de opinião mas nada mais do que isso.
Tenho um amigo, cuja opinião muito valorizo, que costuma dizer que as tendências são como os cavalos que quando correm todos para o mesmo lado por alguma razão é.
Não as considero algo de dogmático como se os seus resultados fossem uma certidão eleitoral nem faço delas algo de irrelevante pese embora os grandes enganos em tem incorrido.
Esta hoje publicado pelo jornal " Nascer do Sol" é mais uma das muitas que tem vindo a público nos últimos dias.
Mas que encerra algumas curiosidades que podem significar reforço de tendências.
Uma é o PSD a distanciar-se do PS o que é normal face à paupérrima imagem com que Costa e seus muchachos terminam funções governativas e à responsabilidade pela crise política que é do PS e de mais ninguém.
Outra é a confirmação da continua subida do Chega facto comum a todas as sondagens sem excepção. Outra ainda é o CDS com um resultado superior ao da CDU, a lembrar tempos já algo remotos, e que a confirmar -se será bem positivo embora pessoalmente tenha as maiores dúvidas que isso aconteça.
Nos restantes , e em relação a outra sondagens, não há grandes diferenças.
Mas para lá das curiosidades há algo que esta releva confirmando, aí sim, uma tendência que me parece inegável.
O centro e a direita estabilizam numa clara maioria de votos acima dos 55% e não há como haver um governo liderado pelo PSD sem um acordo com o Chega.
Que a existir, isso já são contas de outros rosarios, será algo que deve ser encarado com normalidade democrática e sempre e em qualquer caso bem melhor que um governo do PS com apoio de BE e CDU. Opinião de um simples eleitor é claro.
Depois Falamos.

Sem comentários: