quinta-feira, dezembro 07, 2023

Clássico

 Um jogo entre Vitória e Sporting é sempre um dos grandes clássicos do nosso futebol jogado entre uma das três equipas com mais campeonatos disputados e a quarta equipa nessa estatística o que lhe dá o pleno direito a ser considerado um clássico.
São muitas as histórias, os episódios, as memórias em torno destes jogos,sejam em Guimarães sejam em Lisboa, em que ambas os clubes guardam boas e más memórias como é normal.
Mas isso é História.
Este sábado é presente, é o actual campeonato, é outro jogo.
Entre um Vitória que neste momento ocupa a quinta posição, mas até poderia estar mais acima não fora o colo pontual de que alguns acima dele classificado tem beneficiado, e o Sporting que lidera com mérito o campoenato em que tem sido a melhor equipa.
Tem tudo para ser um grande jogo.
Entre duas equipas que jogam bom futebol, que privilegiam as acções ofensivas (o SCP mais em ataque continuado e o VSC em jogadas rápidas com a bola nas costas da defesa adversária depois de trabalhada a meio campo) mas que defensivamente tem sistemas idênticos com recurso a defesa de três centrais.
Em termos individuais há que dizer que o Sporting tem , naturalmente , um plantel mais rico no qual avultam grandes talentos como Edwards e Gyokeres  bem acompanhados por Pedro Gonçalves, Morita, Gonçalo Inácio e Hjulmand enquanto no Vitória,cuja equipa vale mais pelo colectivo, tem de se citar ainda assim nomes como Jota Silva, Tomás Handel e Bruno Varela como os que mais se tem  destacado.
Resta saber se no caso do Vitória o lateral Bruno Gaspar já estará disponível e se se mantém o mistério do desaparecimento de Manu Silva que nos últimos jogos nem para o banco foi sem qualquer esclarecimento sobre o assunto.
Seja como for e jogue quem jogar será o grande jogo desta jornada.
Que espero termine com o triunfo do Vitória.
Depois Falamos.

Sem comentários: