quarta-feira, dezembro 27, 2023

Opinião

Esclareço, desde já, que sou amigo do André Coelho Lima e do Ricardo Araújo.
Há muitos anos e com muito gosto diga-se de passagem.
Com o André trabalhei no Vitória e no PSD e com o Ricardo no PSD e na minha passagem pelo Governo Civil de Braga.
Conheço bem as qualidades, os méritos, o valor de cada um deles.
Hoje, ao que leio porque não falei com nenhum deles sobre este assunto, existirá uma divisão de opiniões no PSD de Guimarães sobre o candidato da concelhia a integrar a candidatura distrital do partido.
O André que já é deputado ou o Ricardo que é o presidente da concelhia e foi por ela indicado.
E sobre isto, enquanto eleitor mas sem pôr de lado a amizade, devo dizer o seguinte.
O André tem sido um excelente deputado.
No Parlamento, no círculo eleitoral, na representação externa do Parlamento em missões e cargos internacionais, de que a recente nomeação no âmbito da OSCE é o último e bem significativo exemplo, mas também no espaço mediático onde tem sido presença regular e com excelentes prestações.
Face a tudo isto seria/será  natural o André continuar como deputado.
Mas não deixo de lembrar que a história do parlamento em geral e do PSD muito em especial está cheia de casos em que findas as legislaturas bons deputados não são reconduzidos enquanto outros que pouco ou nada acrescentam se perpetuam nos lugares e nalguns casos durante décadas.
Como acho natural que o Ricardo seja o candidato escolhido pela secção de Guimarães.
Não por ser presidente da concelhia mas porque em primeiro lugar tem as qualidades mais que suficientes para garantir que exercerá o cargo com elevação e competência e em segundo lugar porque os partidos democráticos tem lógicas próprias e por isso é perfeitamente normal que quem apoia o actual líder desde o tempo em que não era líder seja agora escolhido como alguém da sua confiança e passe a integrar o grupo parlamentar.
Sempre assim foi. Sempre!
E por isso com André ou com Ricardo não tenho a mínima dúvida que Guimarães ficará muito bem representada no parlamento.
Entendo é, e agora a amizade é aqui secundarizada porque a opinião é totalmente objectiva, que devem ser ambos deputados.
O Ricardo na candidatura distrital em representação de Guimarães e o André na quota nacional que as direções do PSD sempre tem na hora de escolher as listas.
E o facto de o André ter sido uma das figuras mais destacadas da anterior direção em nada prejudica isso antes pelo contrário é mais uma razão para ser convidado.
Porque a sua continuidade fortalece a unidade do partido e simultâneamente permite que o PSD mantenha no Parlamento um excelente deputado cuja experiência e capacidade muito úteis serão nos difíceis combates da próxima legislatura.
Espero que na próxima legislatura André Coelho Lima e Ricardo Araújo sejam deputados do PSD.
Desejo-o, não como  como amigo de ambos porque a amizade não é para aqui chamada, mas enquanto eleitor que se quer ver bem representado no parlamento.
E é enquanto eleitor, que deseja ao PSD um triunfo em 10 de Março, que me permito considerar que bem melhor seria toda a secção de Guimarães concentrar-se no objectivo de eleger dois deputados vimaranenses, como já aconteceu varias vezes no passado, do que em expor divergências  que nada resolvem e apenas contribuem para o seu enfraquecimento eleitoral agora e no futuro próximo.
Espero que o consenso e o bom senso sejam os vencedores de todos este processo e depois se verá  o que o PSD nacional decide.
Depois Falamos.

Em tempo: Como atrás escrevi não falei com qualquer um deles sobre este assunto. Formulo esta opinião com base no que tenho lido na comunicação social  e ouvido a várias pessoas do PSD e não só. 

Sem comentários: