quarta-feira, dezembro 20, 2023

Iturralde

Apenas volto a este assunto do penalti no Bessa para salientar o apreço com que vou seguindo os comentários de arbitragem de Iturralde González no Record.
Antigo árbitro internacional espanhol, com meritória carreira no futebol do país vizinho e em competições internacionais, comenta os lances do nosso campeonato sem palas vermelhas, azuis ou verdes e sem que o seu passado como árbitro seja cadastro e não curriculo como tantos ex árbitros portugueses que agora comentam pelas nossas televisões e jornais e que quando lá andavam eram iguais ou piores aqueles que agora analisam.
E Iturralde tem ainda outro mérito.
Como não usa palas nem está sujeito a outros pequenos interesses em que alguns clubes são pródigos na respectiva distribuição analisa com verdade e sem olhar a cor das camisolas e a par disso fala de alguns lance que os outros, comentadores de arbitragem e jornalistas, nem sequer abordam ora por falta de rigor profissonal ora porque não convém.
Não admira portanto que as opiniões de Iturralde vão bastas vezes em sentido contrário aos da maioria. Dou apenas três exemplos.
Este do Boavista-Vitória em que considera não ser grande penalidade, o do Braga-Benfica em que entende que no lance entre Fonte e Musa o jogador benfiquista cometeu falta para vermelho (como se sabe Fonte viu amarelo e Musa nada) e na primeira jornada quando foi o único a referir um penalti contra o Braga em Chaves, que terá sido o penalti mais escandaloso de todo o campeonato , que o árbitro não marcou, o VAR deixou andar e os jornalistas/comentadores não referiram.
Como se sabe tenho uma péssima opinião do Record enquanto jornal. Mas os comentários de Iturralde Gonzalez são a excepção que vale a pena ler.
Depois Falamos.

Em tempo: Embora tenha uma opinião tendencialmente idêntica à dele quanto ao penalti do Bessa ainda não vi imagens que me tirassem definitivamente as dúvidas. E nem vou fazer cavalo de batalha disso. O Vitória tinha obrigação de ter ganho com ou sem penalti.

https://www.guimaraesdigital.pt/index.php/informacao/desporto/84543-antigo-arbitro-internacional-espanhol-defende-que-penalti-do-boavista-foi-mal-assinalado?fbclid=IwAR3o4lxDQVGqLrH6vFMerXaXaCbBYMkQey52naNY9HQSU_44JR2ZCQysu6I

Sem comentários: