domingo, dezembro 10, 2023

Handel

Num país futebolístico em que os fazedores de opiniões vivem apaixonados por João Neves, Morita ou Varela há um outro médio que lhes escapa ao radar ( que me parece de modelo antiquado e pouco fiável) mas que jogo após jogo tem vindo a demonstrar uma qualidade e um talento que depressa chamará a atenção dos que realmente percebem da matéria na Europa do futebol.
Refiro-me a Tomás Handel acerca de quem já por mais de uma vez referi o quanto aprecio o talento e a preponderância que tem na equipa do Vitória.
De facto o futebol vitoriano assenta muito, cada vez mais diria, na capacidade de Handel em ser a charneira da equipa marcando o ritmo , fazendo girar a bola com passes geométricos e dinamizando movimentos de ataque a régua e compasso com uma precisão que até parece fácil.
Hoje foi eleito com toda a justiça como o homem do jogo face à brilhante exibição que produziu e que foi muito importante para o triunfo.
Porque atacou, defendeu, temporizou os movimentos colectivos e foi a primeira referência da equipa em toda a sua movimentação.
Já disse em texto anterior o quanto me faz lembrar Pep Guardiola quando tinha a sua idade e se começava a afirmar no Barcelona.
E estou certo que tal como André Almeida será num prazo não muito longo uma importante transferência vitoriana para uma das principais ligas europeias.
Espero é que no tempo certo e pelo valor justo.
Há neste jovem muito talento e espero que Roberto Martinez esteja atento.
Porque em Portugal há grandes jogadores sem estarem no Sporting, Benfica e Porto.
Tomás Handel é um deles.
Depois Falamos.

Sem comentários: