terça-feira, dezembro 26, 2023

Assistências

Por estes dias um jornal desportivo diário, talvez na falta de melhor assunto e perante a necessidade de diariamente encher paginas e páginas, resolveu teorizar sobre as assistências no D. Afonso Henriques e na Pedreira fazendo a notável "descoberta" de que o Braga tinha mais espectadores do que o Vitória! Até poderia ser, e ao fim de cem anos seria uma verdadeira novidade, mas se as contas reportassem ao final do campeonato e não apenas a sete dos dezassete jogos que cada clube fará em casa. 
Assim sendo esses números não passam do eventual desejo do autor do texto de que assim seja mas não mais do que isso por mais que do lado de lá da Morreira tenham festejado essa " novidade". 
Mas não quero deixar de dizer quatro coisas sobre o assunto. 
A primeira é que conheço o ambiente com que os vitorianos envolvem o Vitória no DAH  e aquele com que os braguistas envolvem o Braga na Pedreira e jamais trocaria o nosso pelo deles. 
A segunda é  que vejo os jogos do Vitória no estádio e a moldura humana dos mesmos e os do Braga na televisão o que não permite, é verdade, a mesma perspectiva mas ainda assim permite sorrir face a alguns números divulgados perante cenários de bancadas pouco compostas. 
A terceira é que sei que os números divulgados pelo Vitória correspondem ao número de espectadores nas bancadas sem artificios nem habilidades para os empolar. 
E por isso não estou nada preocupado com as " descobertas" desse jornal. 
Que sejam muito felizes porque em Guimarães não estamos mal com a realidade dos factos. 
Há contudo uma quarta coisa a dizer, que me preocupa essa sim, mas com a qual esse jornal e os outros não parecem interessados em tratar jornalísticamente. 
Refiro-me ao colinho de que o Braga tem beneficiado desde a primeira jornada e que leva que já tenha beneficiado de erros de árbitros e VAR em meia dúzia de jogos pelo menos. 
E esse colinho, ao contrário das fábulas sobre assistências, tem impacto real na classificação final do campeonato. 
Comparem as arbitragens de Vitória e de Braga e logo verão quem, aí sim, goza de maior "assistência".
Depois Falamos.

(Imagem do Vitória -Rio Ave do passado sábado)

Sem comentários: