terça-feira, dezembro 12, 2023

Paquito

 Publiquei este texto no mural "His´torias Críticas do Vitória".

As minhas memórias de Paquito, que hoje nos deixou, remontam ao início dos anos 80 do século passado e a uma equipa do Rio Ave onde ele brilhava ao lado de outro jovem talento – Quim- e de jogadores conhecidos do nosso futebol como Baltemar Brito (que passara pelo Vitória sem sucesso) , Rui Palhares, Mário Reis, Caíca , entre outros nos quais cabe destacar José Mourinho que cedo percebeu que o seu futuro era no futebol mas não a jogar.
Nessa época de 1981/1982 o Rio Ave fez um excelente campeonato terminando em quinto lugar atrás do campeão Sporting ,do Benfica, do Porto e do Vitória e nele se destacaram esses dois jovens, Paquito e Quim, que no fim da época foram acesamente disputados pelos clubes que se classificaram á sua frente.
Quim rumaria ao Porto e Paquito ao Vitória onde durante três época foi titular indiscutível entusiasmando os adeptos com o seu futebol veloz, imaginativo e repentista fazendo alguns golos mas dando muitos mais a marcar porque a sua “praia” era o flanco direito onde combinava na perfeição com os laterais Ramalho , Costeado e Gregório Freixo.
Não admirou, pois, que no final da época 1984/1985 com 34 jogos disputados e oito golos marcados tivesse protagonizado uma transferência para o F.C.Porto, acompanhado por Laureta e Paulo Ricardo, mas sem poder adivinhar que estava no início do declínio da sua carreira com apenas 25 anos.
No Porto esteve uma época, pouco utilizado, e depois iniciou um périplo por Marítimo, Varzim, Beira Mar, Torreense e Vizela, onde aos 32 anos terminaria a carreira, mas sem que em qualquer desses clubes se lhe visse o fulgor e o talento com que encantara os vitorianos.
Dele fica a memória de um bom jogador mas que terá ficado aquém do que o seu potencial permitia esperar talvez por ser mais um caso de um jogador que saiu do Vitória demasiado cedo ou que apenas no Vitória encontrou o espaço ideal para expressar a sua valia.
Ironias da vida o Vitória faria nos dois anos seguintes á sua saída duas das suas melhores épocas de sempre e nunca saberemos o quanto Paquito poderia ter contribuido, e o Vitória beneficiado, se o destino o tivesse mantido em Guimarães.

Sem comentários: