sexta-feira, dezembro 15, 2023

Favorito

Quase me sinto obrigado a pedir licença para escrever umas linhas sobre este velho e prestigiado clássico do nosso futebol porque ao que vou lendo e ouvindo parece que neste próximo fim de semana só há dois jogos de campeonato.
Nada de novo.
A verdade é que jogos entre Vitória e Boavista fazem parte dos grandes clássicos do nosso futebol e tem proporcionado ao longo dos anos grande jogos, grande polémicas, acesa rivalidade e um enorme manancial de histórias que enriquecem a História global do futebol português.
São muitos os jogadores e treinadores que já passaram por ambos os clubes e também isso contribui para a tal rivalidade muito específica entre os dois emblemas porque essas mudanças de camisola nem sempre foram bem aceites pelas massas associativas com especial incidência na axadrezada porque na vitoriana, em boa verdade, não me recordo de nenhuma saída do D.Afonso Henriques para o Bessa que tenha provocado alguma azia.
Mas cada jogo é um jogo e tem a sua própria história e o desta jornada não foge à regra.
A ele chegam as duas equipas numa situação bem diferente.
O Boavista numa sequência de maus resultados, com vários problemas graves entre os quais os salariais e acabando de perder um treinador carismático e muito querido no clube que entendeu não poder aguentar por mais tempo problemas que o seu trabalho foi disfarçando mas que não foram resolvidos por quem tinha a responsabilidade de o fazer.
O Vitória num excelente momento de forma, tendo vencido o líder do campeonato na anterior jornada, com a moral em alta e os adeptos galvanizados para um grande apoio à equipa no Bessa.
Se as coisas se medissem desta forma e por esses parâmetros  não restariam dúvidas que o Vitória venceria o jogo.
Mas o futebol não é assim.
E um clássico ainda menos.
Pelo que sendo o Vitória favorito à conquista dos três pontos isso significa que terá de provar esse favoritismo no relvado, jogando para vencer e não se fiando nos problemas do adversário porque os jogadores do Boavista quando o jogo começar esquecerão os problemas e tudo farão para ganhar até porque o triunfo num clássico dá sempre uma dose extra de moralização.
Seja como for aposto claramente no Vitória para sair como vencedor.
Depois Falamos.

 

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Realmente numa jornada da Liga que a coincidência aleatória de calendário a faz parecer o Boxing Day da Premier League de Inglaterra (onde são propositadamente escalonados jogos clássicos e derbies apetecíveis) o que é que é publicitado aos 4 ventos pela Liga Proença? Apenas os jogos dos 3 estarolas como em qualquer uma das outras jornadas em vez de se falar também do clássico Boavista-Vitória!
Sendo que a única diferença das outras jornadas é que por coincidência um dos 3 estarolas defronta o bob da corte. Assim vai o futebol "Proencês"...

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães
Completamente de acordo consigo.
É a Liga que temos.
Parola e subserviente a três clubes.