sábado, agosto 21, 2021

Sugestão de Leitura

A história de vida de Vera Lagoa (Maria Armanda Falcão) cruza os dois regimes que os portugueses conheceram no século.
Ditadura e Democracia.
Vera Lagoa lutou contra o primeiro e lutou pelo segundo assumindo sempre um papel de alguém determinado, corajoso, sem medo e sem qualquer problema em afronta ros poderes dominantes nesses dois regimes.
Sendo mais conhecida durante a ditadura como cronista social dos grandes eventos, estilo que inaugurou na imprensa portuguesa ao serviço do extinto "Diário Popular", também esteve ao lado de Humberto Delgado e dos combatentes contra a ditadura tendo , até, sido casada com José Manuel Tengarrinha que fou durante anos deputado e dirigente do MDP/CDE.
Em democracia lutou contra as tentativas de levar Portugal para uma ditadura de esquerda, combateu o Conselho da Revolução, esteve ao lado de Mário Soares no PREC, apoiou Francisco Sá Carneiro e a AD e mais tarde os governos de Aníbal Cavaco Silva.
Mas foi como directora do jornal "O Diabo" e como organizadora da manifestação do 1 de Dezembro que durante anos desceu a Avenida da Liberdade em Lisboa que Vera Lagoa se tornou mais conhecida e deu o seu contributo maior na defsa da democracia.
Tudo isso e muito mais para ler nesta excelente biografia escrita por Maria João da Câmara.
Depois Falamos.

Sem comentários: