sexta-feira, agosto 20, 2021

Os Estádios

São estes os dezoito estádios em que se joga a nossa Liga.
Dezassete pertencem ao clube que lá joga ou ao município em que está implantado e depois há o caso do Jamor que sendo um estádio nacional é utilizado por essa aberração chamada B SAD que nem tem estádio, nem adeptos e que num país com regulamentos a sério jamais seria autorizado a competir numa liga profissional.
Olhando os restantes dezassete constata-se que quatro dos estádios mais modernos do país, construídos para o Euro 2004, se encontram arredados da principal competição futebolistica do país.
O estádio do Algarve onde nenhum clube algarvio quer jogar, o estádio de Aveiro que acolhe um Beira Mar ( e uma finais de supertaça...) longe dos seus melhores tempos, o de Coimbra onde a Académica tenta ano após ano o regresso à primeira liga e o de Leiria onde a União ,tal como o Beira Mar, anda longe dos seus tempos aureos e dos escalões principais do nosso futebol.
Dos dezassete que tem utilização por quem de direito e não por um sem abrigo temos seis estadios do Euro: D. Afonso Henriques, Municipal de Braga, Dragão, Bessa, Alvalade e Luz.
São seis estádios que conheço muito bem (em bom rigor muito bem conheço cinco porque ao de Braga só fui uma vez) e que tem todas as condições necessárias a uma competição do mais alto nível.
Dos restantes há alguns a que nunca fui como sao os casos de Portimão, o de S. Miguel, o António Coimbra da Mota no Estoril e o Municipal de Arouca mas que não são, em nenhum dos casos, estádios de primeira linha. São relativamente antigos e sem grandes condições para os espectadores.
Os Barreiros no Funchal e o "Cidade de Barcelos" são dois estádios de relativamente pequena dimensão mas com boas condições e onde se vê bem futebol com especial relevo para o madeirense que depois das obras de modernização ficou com excelentes condições.
Os estádios de Moreirense, Vizela e Tondela são os mais pequenos da Liga enquanto Paços de Ferreira continua com obras de ampliação que lhe permitirão equipara-se aos estádios d eme´dia dimensão da nossa Liga.
Resta o Municipal de Famalicão, porventura o mais antiquado de todos, que face ao entusiasmo dos famalicenses pelo seu clube e à boa média de assistências bem merece obras de modernização que o tornem num estádio com boas condições para os espectadores.
Em suma creio que o nosso principal campeonato, embora aqui e ali algumas infraestruturas precisem de serem modernizadas, conta com bons estádios.
Não será por eles, estádios, que se deixará de assistir a bom futebol.
Depois Falamos.

Sem comentários: