segunda-feira, agosto 30, 2021

Balsemão

Confesso que nunca tive grande simpatia por Francisco Pinto Balsemão.
Talvez por não ter gostado de algumas atitudes, algumas posições por ele tomadas ao longo dos anos dentro do PSD, seguramente por não gostar da forma como sucedeu a Francisco Sá Carneiro e certamente pela forma negligente como o seu governo tratou a investigação de Camarate.
Tendo conhecido praticamente todos os líderes do PSD ele é da spoucas excepções à regra também porque nunca fiz nada para que isso acontecesse.
A propósito do seu livro de memórias, agora publicado, assisti à entrevista que Fátima Campos Ferreira lhe fez no "Primeira Pessoa" (um dos melhores programas da televisão portuguesa) e não encontrei motivos para mudar a minha opinião sobre ele.
Aos 83 anos transmitiu a sensação de ser um homem de mal com alguns aspectos da sua vida, dado aos pequenos rancores e alimentando perspectivas de pequenas vinganças, perdendo a oportunidade de dar uma entrevista de vida que ficasse na memória pela positiva.
E motivos não lhe faltavam porque da ala liberal à SIC, passando pela sua grande obra que é o Expresso, não faltam a Balsemão temas de que se pode orgulhar.
Foi pena.
Depois Falamos.

P.S. Não sei se vou ler as suas memórias. Provavelmente sim. Mas li, com gosto, a sua biografia não autorizada escrita por Joaquim Vieira. Que explica bem aquilo que Francisco Pinto Balsemão foi e é.

Sem comentários: