sexta-feira, abril 30, 2021

Redes

O mundo das redes sociais é estranho.
Desde logo porque tanto pode ser verdadeiro como falso, tanto pode real como fictício, tantos os perfis podem corresponder a pessoas como não corresponderem a nada, tanto se cultiva nelas a Verdade como se divulga a mentira.
É um mundo complexo.
Onde o gato e a lebre andam de mão dada, onde a ilusão comanda a vida, onde se toma facilmente por factual aquilo que pode não passar de um imaginário bem construído.
É um mundo de ilusão.
Onde se misturam familiares e amigos da vida real com "amigos" que não sabemos quem são, se as fotos de perfil lhes correspondem, se são pessoas de facto ou os abomináveis perfis falsos que enxameiam as redes e o Facebook em particular.
É um mundo admirável.
Onde trocamos mensagens, comentários, opiniões, brincadeiras, fotografias, imagens, cartoons com peesoas que conhecemos de há muito, com familiares a quem as redes nos permitem uma "proximidade" que as distâncias fisícas impedem, mas também com algumas pessoas que não conhecemos pessoalmente de lado nenhum mas a quem nos fomos habituando progressivamente e com as quais fomos ganhando mútua confiança.
E com que vamos tendo conversas interessantes, sobre os temas mais diversos que vão da política ao futebol, do cinema aos livros, passando pelas famílias e trabalhos, como se fossemos velhos amigos quando em boa verdade apenas nos conhecemos das redes.
É um mundo fascinante.
Mas que facilmente se torna perigoso se não for tratado com os cuidados necessários.
Porque os perigos à espreita são muitos e os malfeitores de vários géneros há muito que fizeram dele campo privilegiado para as suas tropelias.
Seja como for, com vantagens e inconcvenientes, as redes sociais vieram para ficar e todos, d euma forma ou de outra, acabamos por fazer aprte desse mundo.
Depois Falamos.

Sem comentários: