terça-feira, abril 20, 2021

A.G.

Esta maldita pandemia que nos transtornou a vida a todos, e vai continuar a transtornar sabe-se lá por quanto tempo, teve também um natural impacto na vida dos clubes quer na sua vertente desportiva quer na associativa impedindo-a de ter o seu curso normal.
O Vitória não foge à regra.
E por isso aquilo que era habitual como, por exemplo, a realização de asssembleias gerais para discutir a vida do clube e aprovar documentos obrigatórios como orçamentos e contas deixou de acontecer com a periodicidade estatutária e com todos os prejuízos daí decorrentes quanto aos associados poderem estar informados sobre o seu clube.
Num tempo em que por razões diversas aconteceram factos extraordinários, como a compra de acções a Mário Ferreira e a antecipação de receitas no valor de vinte milhões de euros, que provocaram acesa discussão ,polémicas várias e o interesse de todos os associados sobre esses assuntos não foi até agora possível a realização de uma A.G. para a direcção prestar todos os esclarecimentos sobre esses e outros assuntos.
A que inopinadamente se juntaram algumas acusações de um comentador da SIC-N ao Vitória e ao seu presidente o que não sendo por si só motivo para realizar uma A.G. (mal andávamos) carecem ainda assim de explicação não para satisfazer a curioisdade persecutória do comentador mas para que os associados saibam a verdade.
Por isso tudo, e eventualmente por outros assuntos que queira abordar, anunciou a direcção do clube que tinha pedido à Mesa da A.G. a realização de uma assembleia extraordinária para "Apresentação e discussão da situação actual e futura do Vitória Sport Clube" tendo a Mesa anunciado que a referida assembleia se efectuará depois de terminado o campeonato de futebol da primeira liga.
Acho que a direcção esteve muito bem e a Mesa francamente mal.
Esteve muito bem a direcção porque quem não deve não teme e face ao volume de assuntos com interesse para os associados (e que eles tem o direito de conhecerem em toda a sua profundidade) a realização de uma A.G. destinada ao seu esclarecimento faz todo o sentido e contribuirá, assim o espero, para reforçar a unidade interna do clube.
A Mesa é que esteve mal.
E nem quero recorrer ao preciosismo de recordar que o Vitória Sport Clube não tem a modalidade futebol pelo que indexar a realização da A.G. a uma modalidade que não se pratica no clube não faz qualquer quer sentido. Nem faria mesmo que a modalidade se praticasse.
Mas esteve mal porque dada a importância dos assuntos, a polémica que tem provocado entre os associados, a importância de eles serem explicados o mais depressa possível para se poder "matar" a polémica e seguir em frente faria todo o sentido que o A.G. se realizasse no prazo mais curto que os estatutos permitem (15 dias) porque era isso que servia o interesse do Vitória.
O que significaria, se tivesse sido essa a decisão, que face à data em que foi pedida a realização dessa AG ela poderia perfeitamente realizar-se na sexta feira 30 de Abril ou no sábado 1 de Maio.
Mas a decisão foi outra.
E por isso em vez de os assuntos serem explicados em tempo útil e se poder fechar este capítulo da vida do Vitória vamos ter mais um mês e tal de polémicas, de insinuações e maldicências, de meias verdades misturadas com meias mentiras, de mentiras por inteiro, de "notícias" plantadas na comunicação social, de redes sociais a fervilharem, de novos "casos" a apareceram quase que por acaso, enfim tudo aquilo a que se vem assistindo de há muito tempo a esta parte e que servindo os interesses particulares de alguns não servem seguramente os do Vitória.
Porque esses apenas são servidos, agora e sempre, pela Verdade.
Com a agravante de embora o clube não tendo futebol ser accionista maioritário de uma sociedade desportiva que o tem e por isso uma A.G. no final do campeonato que essa SAD disputa correr o risco, para o bem e para o mal, de se centrar muito na classificação obtida nesse campeonato e menos do que o devido nos assuntos que motivaram o pedido de realização da assembleia geral extraordinária.
Enfim, esperemos que tudo corra pelo melhor.
Depois Falamos.

Sem comentários: