sábado, abril 24, 2021

Remodelar

Enquanto aqui ao lado se fala da possibilidade de remodelar um estádio para o pôr ao serviço de um clube que já tem outro, manias que nem  paises ricos existem mas cá há sempre quem queira ser original, é tempo de dar uma olhada à realidade do D. Afonso Henriques.
Que desde a sua construção no início dos anos sessenta já sofreu duas importantes remodelações (entre outras menores) uma para o adequar às exigências do Mundial de sub 20 de 1991 e a outra para as do Euro 2004.
Cabendo aqui dizer que dos dez estádios do Euro foi aquele que menos dinheiro consumiu ao erário público porque entre os remodelados (os construidos de raiz foram obviamente muito mais caros) teve or orçamento e o custo mais baratos rondando os seis milhões de euros.
Pena não se ter gasto mais um pouco com a cobertura das bancadas que bem podiam abrigar os dois aneis e não apenas o segundo deixando o público à chuva no primeiro anel e nas filas mais baixas do segundo.
A verdade é que depois dessa grande intervenção para o Euro 2004 nada mais se fez naquele estádio em termos de melhorias significativas (apenas pequenas manutenções) o que significa que quase vinte anos depois o DAH começa a estar desactualizado face às exigências do futebol de topo.
É preciso, do meu ponto de vista, pensar seriamente em pelo menos cinco questões:
Numa séria modernização de balneários (incluindo o dos árbitros) e da cabine de imprensa.
Na substituição da actual iluminação por uma iluminação mais potente, mais moderna e de menores custos a exemplo do que já se vê noutros estádios.
Na forma como no topo norte, destinado a adeptos visitantes e público em geral, se vai construir a caixa de segurança que já será obrigatória daqui a duas épocas e não convém nada que seja um factor de potenciação acústica do apoio dos adeptos adversários.
Na potenciação dos espaços publicitários não abrangidos pelos contratos televisivos, como por exemplo instalando paineis led na bancada poente, aumentando assim a oferta publicitária do estádio com as consequentes contrapartidas financeiras para o clube e permitindo que a preços módicos empresas locais possam anunciar no "seu" estádio.
Contratualizar, a exemplo do que fez o Benfica com a NOS, a instalação de tecnologia 5G transformando o DAH num "estádio inteligente" com todas as vantagens que isso traz para clube, adeptos, serviços instalados no estádio e patrocinadores.
Naturalmente que essa remodelação terá como consequência que o DAH se torne cada vez mais apetecível para que nele se possam realizar outro tipo de eventos que não desafios de futebol permitindo ao Vitória a captação de mais receitas adicionais que tanto jeito darão.
Em suma transformar o DAH num estádio onde dantes se ia ao futebol mas que no futuro será um estádio em que também se vai ao futebol.
A terminar volto ao atrás mencionado reiterando que seria excelente (embora perceba que dispendioso) se nessa remodelação geral fosse encarada a possibilidade de a cobertura ser aumentada para que todos os adeptos possam usufruir da protecção contra chuva por ela garantida.
Ideias que ficam para memória futura.
Depois Falamos.

P.S. Quando falo de prolongar a cobertura não o faço por interesse pessoal que fique claro. 
O meu lugar anual na tribuna nascente é na fila X ou seja duas filas abaixo do topo.

Sem comentários: