terça-feira, abril 06, 2021

Conselho Vitoriano

 Deixando de lado a "espuma" que sempre aparece com fartura quando a bola não entra tantas vezes como devia deixarei nas próximas linhas mais uma ou duas ideias sobre matérias que serão alvo de futura revisão estatutária e que me parecem importantes para reforçar anossa estrutura clubística e projectar um Vitória mais forte, mais organizado e em que a qualidade seja cada vez mais um factor decisivo para as opções a tomar.
Volto assim ao tema Conselho Vitoriano.
Sobre o qual nos últimos dois ou três anos (desde que se começou a falar na revisão estatutária) já aqui e no meu mural do Facebook já fui deixando algumas propostas que agora recordo antes de expor novas ideias.
Defendo que o Conselho Vitoriano:
1) Seja eleito por método de Hondt entre as várias listas que a ele concorram (sem obrigatoriedade de concorrerem a outros orgãos sociais) de molde a abranger o máximo possível de opiniões sobre o clube.
2) Que nele tenham assento vitalício, por inerência, os ex presidentes do clube.
3) Que seja obrigatória uma antiguidade associativa mínima de 15 anos a partir da maioridade o que significa que ninguém pode a ele pertencer com uma idade abaixo dos 33 anos.
4) Que ao CV sejam obrigatoriamente apresentados os Orçamentos e Contas do clube para apreciação mas sem votação porque a ideia não é fazer do Conselho um Parlamento.
Para lá destas e doutras propostas acho também que uma das formas de melhorarmos a qualidade de quem nos dirige a cada momento, e assim tornarmos o clube mais forte porque melhor dirigido, é ficar expresso nos Estatutos uma norma segundo a qual o Presidente e os Vice Presidentes eleitos logo após a tomada de posse devem em audiências separadas explicarem ao Conselho Vitoriano as suas ideias e propostas para a gestão do clube.
O Presidente sobre o todo e cada um dos vice presidentes sobre as áreas que vai tutelar.
O que pensam, o que tencionam fazer, os projectos que querem desenvolver, os orçamentos de que vão dispor, os objectivos a que se propõe.
E , naturalmente, responderem às perguntas que o Conselho entenda colocar-lhes.
Sendo as audiências transmitidas em directo pela página de Facebook do clube para que todos os vitorianos possam acompanha-las na medida do seu interesse.
Ganha o clube em transparência, ganham os sócios em saberem o que cada um dos seus dirigentes de topo pensa, ganha o Vitória porque nunca mais poderá ter dirigentes sem opinião sobre nada , a que não se conhecem ideias sobre coisa nenhuma e que exercem cargos directivos vá-se lá saber porquê.
São propostas para a revisão estatutária que penso fazerem sentido.
Depois Falamos.


Sem comentários: