quinta-feira, abril 15, 2021

Nunca!

Na sequência da estranha decisão instrutória do juiz Ivo Rosa acerca da "Operação Marquês", que já fez correr rios de tinta e de que toda a gente já ouviu falar pelo que não vale a pena resumi-la aqui, muitos houve que numa primeira análise pensaram que ela branquesva quase completamente as acusações de que Sócrates era alvo o que consequentemente permitiria que ele regressasse à vida política.
E com o sentido de humor típico dos portugueses logo apareceram imagens (como a que encima este texto), cartoons, memes, caricaturas e sei lá que mais que gozando com a situação previam em simultâneo o que poderia vir a acontecer.
Aliás em linha como os desejos manifestados pelo réu de um processo que está longe do fim.
Acho que se precipitaram.
Desde logo porque o processo não só está longe do fim como é quase habitual as decisões do Trinbunal da Relação contradizerem as do juiz Ivo Rosa (nos últimos anos isso aconteceu por dezassete vezes!) pelo que o réu não pode cantar vitória quanto ao ver-se livre das acusações de corrupção.
Mas também porque mesmo que a Relação nada alterasse ainda assim irá de igual forma a julgamento acusado de um conjunto de crimes que lhe podem valer, se for essa a decisão do colectivo de juízes, uma pena de prisão efectiva.
Para lá do facto, nada dispiciendo, de embora Ivo Rosa não o ter pronunciado por corrupção deixou bem claro que ela existiu, que o réu foi corrompido ("mercadejou" o cargo) e isso é mais que suficiente para que ele nunca mais possa voltar à vida política.
Muito menos para se candidatar a Presidente da República!
Ou seja a carreira política de José Sócrates acabou!
Depois Falamos.

Sem comentários: