segunda-feira, abril 26, 2021

Oportunidade

Não se pode dizer que seja um clássico do nosso futebol mas os jogos entre Vitória e Nacional encerram já alguma tradição e tem sido, por norma, partidas bem disputadas muito em especial quando os madeirenses se encontram em posições melhores que a actual. 
Hoje será o décimo oitavo encontro, na Madeira, entre ambos os clubes e nos dezassete anteriores o  Vitória venceu sete e o Nacional seis registando-se também quatro empates.
Muito equilíbrio, portanto, nos jogos em que o Nacional actua como visitado.
Mas passado é passado e hoje será outro jogo.
Em que um aflitíssimo Nacional joga uma autêntica final sabendo que se a perder a descida de divisao fica a um curto passo enquanto o melancólico Vitória da segunda volta vai em busca de três pontos que o poderão relançar na luta pelo quinto lugar e simultâneamente, se tido correr dentro do nornal, o ajudarem a cacvar um fosso maior em relação aos perseguidores Santa Clara e Moreirense.
De facto uma jornada em que o Paços empatou em Vila do Conde, o Santa Clara visita o Benfica e o Moreirense recebe o Porto tem tudo para permitir ao Vitória ganhar em quatro campos se cumprir a sua obrigação de vencer o Nacional naquela que será uma oportunidade única de ganhar pontos a todos que estão em volta.
Fosse o jogo na primeira volta e não teria dúvidas em apontar o Vitória como claro favorito mas neste momento, e com a velha tendência de sermos o "pai dos pobres e necessitados", já não tenho tanta certeza embora ache que reunimos algum favoritismo pese embora o desespero dos insulares e o facto de serem treinados por uma "velha" raposa do nosso futebol que ainda por cima conhece perfeitamente o adversário.
A ver vamos convictos que a melhor forma de amealhar os três pontos é ir em busca deles desde o primeiro minuto e não ficarmos a ver em que param as modas como de outrras vezes fizemos com más memórias dessa postura.
Na certeza que desperdiçar pontos nesta jornada pode ter consequências desagradáveis.
Depois Falamos.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Noite Sr Luís Cirilo! Sou seguidor do seu blogue faz alguns anos e seguidor do seu trajeto desde sempre no Nosso Vitória. Nunca aqui escrevi, e tive muitas vezes vontade. Hoje deixo um bem haja a si e aos seus! E gostaria de lhe deixar um repto já muitas vezes falado! A SUA CANDIDATURA A PRESIDENCIA DO NOSSO VITÓRIA SPORT CLUB. Sei que derivado a todos os aspectos profissionais dos diversos cargos que ocupa não seria fácil, mas atendendo ao seu Amor ao Nosso Clube e ao facto de o nosso único grande troféu estar inteiramente ligado a sua Vice Presidência para o futebol e modalidades!!! Eu e alguns (muitos como eu) estaríamos lá para o apoiar! Falta profissionalismo na estrutura do Nosso Vitória! Um Clube como o Nosso não merece a paragem no tempo! O Património do Vitória é o MESMO desde de o Sr. Alfredo Pimenta Machado!!! SOMOS ÚNICOS É O NOSSO LEMA!!! Mas neste momento somos únicos em desilusão ano após ano!!!

"Na certeza que desperdiçar pontos nesta jornada pode ter consequências desagradáveis.
Depois Falamos."

Quanto a sua frase acima acho quem nem merece direito a mais qualquer tipo de comentário (mais uma derrota ou seja mais do mesmo) que não seja rezar para que a época acabe e o Moreirense não nos alcance e que no próximo ano não se repitam estas mesmas cenas de bastidores de enganar os associados. Ou correremos um sério risco de termos o Vizela a perna.

Sr. Cirilo peço desculpa por esta abordagem assim!

Atentamente Paulo Antunes

luis cirilo disse...

Caro Paulo Antunes:
Agradeço imenso as suas palavras e agradeço também o recordar aquilo que muitos esquecem que foi o facto de estar ligado à conquista da Taça de Portugal. De facto estive. E embora tenha saído em Dezembro desse ano de 2012 as equipas estavam montadas (não se pode esquecer o contributo da equipa B treinada pelo Luiz Felipe Ferreira para esse sucesso) e conseguiram esse feito em Maio de 2013. Quanto ao Vitória propriamente dito é um gigante adormecido que quando acorda faz mossa mas passa demasiado tempo a dormir enquanto outros andam de olhos bem abertos todos os dias. E por isso vemos o Braga crescer e ultrapassar-nos em resultados, por isso vemos equipas que nunca se bateram connosco a disputarem-nos lugares e até a andarem à nossa frente. De facto desde a saída de Antonio Pimenta Machado o clube nunca mais teve um rumo definido e andou em constantes altos (poucos) e baixos(muitos) que nos pararam no tempo.
Quanto a esta época depois da derrota no Nacional temos o sexto lugar em perigo claro face à aproximação de Moreirense e Santa Clara. E por este caminhos outros se aproximarão. São cinco finais que temos pela frente e a primeira será precisamente frente ao Moreirense. Temos de ganhar. Porque se não o fizermos podemos dizer adeus ao sexto lugar e à Europa dos pobrezinhos na próxima época.
Um abraço