sábado, junho 13, 2020

Sem Público

Num artigo que escrevi para o zerozero.pt dias antes do recomeço da Liga tinha defendido que as equipas que mais se iriam ressentir dos jogos à porta fechada seriam aquelas que mais habituadas estavam à presença de muito público e , por consequência , de um apoio intenso dos seus adeptos.
E tinha elencado, por esta ordem, Benfica, Porto, Sporting, Vitória e Braga como as equipas que mais iriam sentir esse problema.
Decorridas duas jornadas depois do recomeço, e sem atribuir à falta de público a total responsabilidade dos frouxos resultados obtidos, a verdade que todas as cinco equipas se tem vindo a ressentir da falta dos adeptos.
O Porto perdendo em Famalicão, num jogo muito mal arbitrado por Nuno Almeida, e vencendo em casa com imensa dificuldade o Marítimo fez três pontos em seis possíveis deitando fora a possibilidade de liderar o campeonato com alguma tranquilidade.
O Benfica empatando em casa com Tondela, num jogo que mereceu ganhar, e fora com Portimonense, num jogo que mereceu perder, ficou sem quatro pontos que lhe poderão ou não fazer falta e só não perdeu mais porque o árbitro Carlos Xistra e o VAR Bruno Esteves foram seus amigos como é normal.
O Sporting empatando em Guimarães graças ao amigo Carlos Xistra (muitos amigos tem este árbitro para os lados de Lisboa...) e vencendo quase por milagre o Paços de Ferreira em Alvalade conseguiu igualar o Braga no terceiro lugar mas mais por demérito alheio do que por mérito próprio e com um nível exibicional fraco.
O Braga será o caso mais dramático porque além de ter mudado de treinador poucos dias antes da suspensão da prova teve uma reentrada na Liga impossível de ser pior. Derrota com o Santa Clara no campo neutro da "cidade do futebol" e hoje derrota caseira com o Boavista na Pedreira implicam ter sido alcançado pelo Sporting no terceiro lugar.
E esse não será o maior problema...
Quanto ao Vitória , tal como o Benfica, dois jogos e dois empates.
Em Guimarães com o Sporting, num jogo que não o deixaram ganhar, e depois no tal terreno neutro de Oeiras com o Belenenses numa partida em que foi o melhor mas em que não fez tudo que era possível para vencer.
E com essas duas vitórias estaria agora a curtos três pontos do terceiro lugar.
Em suma há uma conclusão que me parece passível de ser tirada; os jogos à porta fechada nivelaram o campeonato e esbateram diferenças.
Veremos por quanto tempo.
Depois Falamos

Sem comentários: