quarta-feira, junho 24, 2020

Derbi

Amanhã é dia de derbi.
É o centésimo vigésimo segundo jogo a contar para o campeoanto entre ambos os clubes e por isso pode considerar-se , sem favor, como um grande clássico do nosso futebol e que se visto na sua globalidade se pode igualmente considerar de longe o mais antigo.
Porque vindo na  sequência de uma rivalidade histórica entre Guimarães e Braga pode dizer-se que o derbi tem mil anos de história sendo que os últimos noventa tiveram a sua máxima expressão através do futebol.
Dérbi é isso mesmo, um jogo carregado de emoção e tradição, em que o melhor momento de uma das equipas é muitas vezes ultrapassado por uma inspiração muito própria da outra face à emotividade que este tipo de jogo sempre encerra.
Na primeira volta o Braga venceu em Guimarães por 2-0 num jogo em que o Vitória nunca encontrou forma eficaz de chegar à baliza adversária mas de lá para cá muita coisa se passou , desde a mudança de treinador no Braga à saída de Tapsoba no Vitória passando pela pandemia que obriga a jogar em estádios sem ´público, pelo que não valerá a pena turar grandes ilacções em relação a esse jogo.
Amanhã é outro jogo.
Ao qual as duas equipas chegam depois de um recomeço de liga titubeante com o Vitória a empatar os três jogos entretanto disputados e o Braga a perder dois e empatar um, o que é bem pior, mas pouco significa perante a carga emotiva de um derbi.
Como vitoriano apenas me preocupa, sem perda de confiança na equipa, o facto de o melhor sector do Braga,o atacante, ir defrontar o menos forte do Vitória, a defesa, o que se não for devidamente acautelado poderá trazer más consequências para a equipa vitoriana.
Uma nota final para o equipamento.
Na primeira volta ( a que se refere a foto) o Braga jogou em Guimarães com a sua camisola principal, e muito bem, porque é aquilo que se espera que ambas as equipas façam sempre num derbi.
Espero bem que amanhã o Vitória se apresente em Braga com a sua camisola branca e não com a malfadada camisola preta.
Um clássico joga-se com a camisola principal.
Sempre!
Depois Falamos.

Sem comentários: