terça-feira, junho 30, 2020

Dia da Europa

Com a questão do título praticamente resolvida a favor do F.C.Porto, embora matematicamente ainda possa não ser assim, o principal interesse do campeonato centra-se nos apuramentos europeus e nas descidas de divisão.
Neste último caso o Aves já desceu, e terá agora tempo para reflectir nos muitos erros que cometeu internamente e que ajudam a explicar o insucesso, enquanto o Portimonense parece ser aquele que corre risco maior de o acompanhar o que a suceder impossibilitará que na próxima época se reedite o derbi algarvio com o já promovido Farense.
Mas embora a situação seja difícil ainda não é desesperada.
Quanto à Liga Europa hoje é um dia importante para as contas finais com os desafios entre Famalicão e Portimomense, o clássico entre os dois Vitórias e um interessante Rio Ave x Braga.
Em Vila Nova de Famalicão a equipa da casa, que neste momento ocupa o quinto lugar que é o último que dá acesso à Liga Europa, recebe um Portimonense em luta por deixar o lugar de descida e sabe que um triunfo além de lhe garantir a manutenção do lugar europeu ainda lhe pode permitir uma aproximação ao quarto lugar se o Braga não vencer em Vila do Conde.
O problema é que o adversário também precisa imenso de pontuar e tem feito um bom reinício de campeonato pelo que será um jogo disputado, assim o creio, de forma intensa e com um resultado equilibrado nos números. Mesmo assim considero que o Famalicão provavelmente vencerá.
Em Vila do Conde um Rio Ave com 44 pontos receberá um Braga com 50 e sabe que um triunfo a colocará a três pontos dos bracarenses e portanto na luta pelo quarto lugar independentemente do que suceda em Famalicão.
Por seu turno o Braga, a dois pontos do terceiro lugar ocupado pelo Sporting, sabe que um empate e especialmente uma derrota poderão ocasionar uma maior distância para os "leões" (se vencerem o Gil Vicente é claro) e o aproximar de vários concorrentes desde o adversário de hoje ao próprio Famalicão que poderá ficar a apenas dois pontos.
A vantagem dos dois contendores é que ao iniciarem o seu jogo já conhecerão os resultados de Famalicão e Guimarães o que lhe permitirá fazer contas pela certa.
Resta o encontro dos dois Vitórias.
Com a equipa visitante, neste momento a seis pontos dos lugares de descida,a iniciar o jogo já sabendo do resultado do Portimonense em Famalicão e podendo ver-se com os algarvios a apenas três pontos o que nada terá de tranquilizador.
Quanto ao Vitória entrará em campo sabendo que não vale a pena fazer contas aos jogos de outros estádios se não garantir um triunfo que o mantenha , ainda que já algo remotamente, na luta pelo tal apuramento europeu que é a sua obrigação todos os anos mas que se tem "esquecido" de cumprir demasiadas vezes.
Com três empates e uma derrota nos quatro jogos depois do reinício de prova o Vitória estaria em décimo quinto lugar numa classificação que contemplasse apenas essses jogos o que mostra bem o quanto a equipa entrou em falso neste finalizar de campeonato.
A quatro pontos do Rio Ave, cinco do Famalicão e dez do Braga (e esse já é inalcançável) a margem de erro acabou de uma vez por todas pelo que hoje a única opção é ganhar sabendo que qualquer outro resultado significará quase certamente um adeus à Europa.
Depois Falamos.

Sem comentários: