sábado, junho 06, 2020

Sorte

Em busca de fotografias dos dois jogadores acima retratados , para responder a um desafio no Facebook, encontrei esta fotografia que me trouxe à memória o jogo a que se refere e a que tive a sorte de assistir.
Pelé e Eusébio foram os dois melhores jogadores mundiais dos anos sessenta e alguns dos jogos entre os seus clubes (Santos e Benfica) e as suas selecções (Brasil e Portugal) entraram directamente para a lenda dos grande jogos de futebol a que o mundo assistiu.
Eu assisti a este.
Em Junho de 1965, num estádio das Antas completamente cheio, assisti na bancada central sentado entre o meu pai e um meu tio a um jogo de que já me lembro de muito pouca coisa ( tinha seis anos) mas lembro-me bem destes dois jogadores , lembro-me de Mané Garrincha e de dois jogadores do Porto que pouco jogaram na selecção mas nesses dia foram titulares; Custódio Pinto, que anos depois jogaria no Vitória, e Nóbrega.
E lembro-me deles não porque tenham feito exibições de especial destaque mas porque eram muito aplaudidos sempre que tocavm a bola tendo-me sido explicado que era por serem jogadores da casa.
Recordo que no final do jogo fiquei aborrecido por Portugal não ter ganho e por não ter visto golos de Eusébio e de Pelé que me diziam, com absoluta verdade, que eram grandes goleadores e marcavam golos de toda a maneira e feitio.
Nesse dia não marcaram e talvez por isso o resultado foi um 0-0.
Eusébio vi jogar , ao "vivo", em várias outras ocasiões nos nove ou dez anos seguintes.
Pelé depois desse dia só vi na televisão.
Mas posso-me gabar de ter tido a sorte de ver Eusébio e Pelé "ao vivo" no mesmo jogo e esse gosto ninguém mo tira.
Depois Falamos.

P.S. Ainda hoje estranho porque razão Portugal nesse tempo jogava de calções e meias azuis.

2 comentários:

Emanuel disse...

azul do mar que separa as nações

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Pode ser