quinta-feira, março 19, 2020

Simplicidade e Parolice

Como é sabido e mais que sabido o Presidente da República convocou para ontem uma reunião do Conselho de Estado afim de ouvir o parecer dos conselheiros sobre a instauração do estado de emergência em todo o país face à progressão do covid-19.
Do meu ponto de vista fê-lo tarde e a más horas porque já se justificava a convocação do CE, e o estado de emergência, desde a semana passada se fosse prioridade do Estado agir face à crise e não apenas reagir.
Reuniu ontem.
E reuniu por vídeo conferência o que se louva atendendo às circunstâncias mas adensa a perplexidade por não ter reunido mais cedo dado que a vídeo conferência dispensava os conselheiros de irem a Belém e portanto até no fim de semana a reunião podia ter sido feita a partir da casa de cada um.
Decidiram, como não podia deixar de ser, pelo decretar do estado de emergência no que foram acompanhados por governo e parlamento e portanto o país está desde ontem nessa situação muito especial e apenas aplicável em situações como a actual.
Pelas imagens televisivas que fomos conhecendo da reunião, nomeadamente do ecran utilizado pelo Presidente da República, foi posssível constatar algo de curioso e que diz bastante sobre a personalidade dos conselheiros.
Já li algures qual o sistema utilizado para a vídeo conferência e percebi que cada conselheiro procedia ao seu registo individual no sistema de molde a poder participar na reunião.
E constatei que os ex presidentes General Ramalho Eanes e Professor Doutor Cavaco Silva se registaram como "António Ramalho Eanes" e "Cavaco Silva", António Costa como "Primeiro Ministro" , a Provedora de Justiça como "Provedora de Justiça", Rui Rio como "Rui Rio", os presidentes dos governos regionais como "Miguel Albuquerque" e "Vasco "Cordeiro", o cientista António Damásio como "António Damásio" e assim sucessivamente.
Com duas excepções.
O ex Presidente Jorge Sampaio que se registou como "Dr. Jorge Sampaio" e o inefável Pinto Balsemão que se registou como "Dr. Balsemão".
Isto de ser do "jet set" fia mais fino.
Mas que é parolo lá isso é.
Depois Falamos

Sem comentários: