segunda-feira, março 30, 2020

Rádio Caama


A Rádio Caama é um das duas rádios da cidade de Alice Spring que fica situada , conforme a imagem, exactamente no centro da Austrália e relativamente perto (460 klm) de uma das maiores atracçoes do país, o monolito de Ayers Rock (Uluru para os aborigenes), destino turístico de excelência para quem visita aquela região.
E se considero que Alice Springs fica relativamente perto de Ayers Rock é porque o conceito de distância na Austrália é muito diferente do de Portugal face à vastidão do país que leva a que as duas maiores cidades próximas de Alice Springs sejam Darwin a norte e Adelaide a sul cada uma delas a cerca de 1500 klm de distância enquanto Sidney, por exemplo, fica a mais de 2000 klm!
Alice Springs é uma cidade pequena fundada no final do século XIX na sequência da ligação por cabo telegráfico entre Darwin e Adelaide, com cerca de 30.000 habitantes, mas bem servida por auto estrada, caminho de ferro e aeroporto que lá "despejam" anualmente cerca de meio milhão de turistas atraidos essencialmente pela proximidade (lá está...) a Ayers Rock.
Perguntarão os leitores, chegado a este ponto, a que propósito vem este arrazoado sobre Alice Springs e a Rádio Caama.
Eu explico.
Dias atrás o meu amigo Vasco Rodrigues, sempre muito bem informado, enviou-me um link e uma App verdadeiramente fabulosos chamados "Rádio Garden".
Através dos quais se podem ouvir rádios de todo o mundo bastando para isso clicar sobre os inúmeros (cada um representa uma rádio) pontos verdes representados num globo terrestres com a divisão de países. E em cada país vai-se escolhendo a rádio que se quer ouvir entre as múltiplas possibilidades.
Nessa App já ouvi rádios de Nova Iorque, do Rio de Janeiro, do Havai, de Phnom Penh, de Luanda, de Havana e umas tantas mais que escolha é que não falta.
Por mero acaso, entre tantas opções, fui dar à rádio Caama de Alice Springs na Austrália.
E gostei logo da selecção musical que me prendeu a atenção por ser precisamente o tipo de música que gosto de ouvir em rádio, ou seja, música suave, tranquila, que é uma excelente companhia enquanto se lê, se navega na internet ou se fazem palavras cruzadas entre outros exemplos possiveis nestes temos de confinamento caseiro por força do que todos sabemos.
E daí que nestes últimos dias, e especialmente noites, a Rádio Caama seja uma companhia sempre presente.
Fruto das maravilhas da Internet que quando bem usada contribui, e muito, para aproximar pessoas e instituições geograficamente tão distantes como neste caso.
Depois Falamos.

P.S. Resta dizer que tenho gostado tanto da rádio que através do Messenger já lhe mandei uma mensagem felicitando-os pela qualidade da programaçao e reiterando o giro que é em Portugal ouvir uma estação do centro da Austrália. A que responderam prontamente agradecendo o feedback e manifestando a real satisfação de serem ouvidos tão longe. E terminando a resposta com um sintomático "Tenha cuidado. Proteja-se"! 

Sem comentários: