sexta-feira, março 20, 2020

Custos

Com a actual situação de saúde pública a nível mundial, e respectivas consequências a todos os níveis de actividade, o futebol está também ele parado em grande parte dos países europeus ignorando-se, até, se as competições nacionais serão reatadas ou se apenas na próxima época voltaremos aos estádios.
O que leva a que também o próximo Europeu , em que Portugal defenderá o seu título, tenha sido adiado pela UEFA para o final da proxima época disputando-se apenas entre Junho e Julho de 2021 o que permitirá ao nosso país manter-se campeão pelo menos por mais um ano o que atendendo às circunstâncias bem se dispensava.
Mas isso poderá ter custos.
Porque se para os jogadores mais jovens da nossa selecção, e para aqueles que estão agora nos trinta e poucos, mais um ano menos um ano não fará grande diferença já para os mais veteranos o adiamento de um ano pode fazer toda a diferença entre o estar no Europeu ou ficar de fora.
Atentemos nestes três casos, que são os mais flagrantes até porque foram jogadores essenciais na conquista do título em 2016 e seriam mais que prováveis convocados para o Europeu deste ano, mas em 2021 pode já não ser asism.
Ronaldo, Pepe e Fonte.
O "capitão" terá 36 anos à data do Europeu de 2021, Pepe terá 38 e Fonte 37.
E se não duvido que em circunstâncias normais Ronaldo estará lá, embora com mais um ano de desgaste o que na idade dele tem significado, já tenho as maiores dúvidas que daqui a 15 meses Pepe e Fonte ainda sejam seleccionáveis o que poderá significar que no próximo Europeu os dois centrais titulares da final de Paris (e de outros jogos é claro) e os dois que ficaram no banco - Ricardo Carvalho (já retirado) e Bruno Alves na altura com 39 anos-  nenhum deles esteja na selecção.
E não vejo na actualidade centrais portugueses que se possam equiparar a qualquer um deles muito menos a Ricardo Carvalho e Pepe que quando estavam no auge das suas carreiras  eram dos melhores centrais do mundo.
Há ali, no centro da defesa, um sério problema que Fernando Santos tem de resolver nos próximos meses.
Depois Falamos.

Sem comentários: