domingo, março 29, 2020

Fiscalização

Conheciam-se os antecedentes.
No passado fim de semana , de norte a sul, em muitas praias deste país registou-se enorme afluência de pessoas completamente alheias aos apelos das autoridades de saúde e estupidamente despreocupadas quanto aos riscos de contágio do covid-19.
Foram especialmente focados os casos de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende, curiosmante três municípios com contiguidade territorial mas o triste fenómeno teve amplitude nacional com especial incidência nas praias da linha de Cascais, na Costa da Caparica e no Algarve.
Sabia-se também, que para lá das pontuais desobediências às instruções para as pessoas ficarem em casa que já valeram muitas dezenas de detenções, no início deste fim de semana se registou um trânsito intenso nos acessos à ponte 25 de Abril com muita gente a tentar deslocar-se para as praias da margem sul e muito especialmente para o Algarve onde muitos lisboetas, e não só,  possuindo casa de férias decidiram ir para lá passar a quarentena.
Face a esses exemplos de irresponsabilidade colectiva decidiu o governo, e muito bem, mandar PSP e GNR avançarem em força para as zonas de praia, para as auto estradas e até para as estações de caminho de ferro (há muito "boa" gente a tentar ir para o Algarve de comboio face às dificuldades de o fazerem por estrada...) tentando dissuadir os maus cidadãos a ficarem em casa e deixaram a via pública para defesa da sua própia saúde.
Não se sabe até que ponto estas acções policiais terão tido sucesso, porque não há efectivos suficientes para vigiarem todas as praias, todas as estradas e todos os sítios onde a spessoas tendem a juntar-se, mas acredito que algum resultará deste esforço que está a ser feito e que nos próximos dias será intensificado tanto quanto se sabe.
Mas não deixo de reflectir sobre a tristeza que é haver pessoas que tem de ser obrigadas a preocuparem-se com a sua própria saúde já que a sua inconsciência não lhes permite serem elas próprias a fazê-lo.
E já nem falo na forma estúpida, egoista e criminosa como põe em risco a saúde dos outros porque obviamente que quem não cuida de si próprio não tem qualquer preocupação com o próximo.
Mostra bem a sociedade que temos e o muito que há a fazer para a educar para um futuro diferente.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já vai sendo tempo das nossas autoridades deixarem os paninhos quentes. Sigam o exemplo da India.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sem dúvida que é preciso endurecer as medidas punitivas. Não iria até ao exemplo da India mas multas pesadas, apreensão dos veiculos e inibição de conduzir por algum tempo para os que andam a passear isso sem dúvida