segunda-feira, março 09, 2020

Porta Fechada

Com a crescente disseminação do corona virus, mais conhecido por covid-19, torna-se cada vez mais provável que uma das consequências do combate ao mesmo passe por adiar jogos das competições profissionais de futebol ou realizá-los à porta fechada.
Portugal, aquele país com uma maneira tão própria de ser e um governo tão irresponsável que aposta na sorte em vez de fazer prevenção a sério e que até tem (ainda tem...) uma ministra que afirmou recentemente que o corona virus até podia ser bom para a economia portuguesa(!!!), anda positivamente a brincar com a sorte nesta matéria.
A brincar com a prevenção, a brincar com a capacidade dos hospitais para o combate ao virus, a brincar com a triagem que não é feita nos voos que vem de Itália (o país europeu onde a pandemia é mais preocupante),a brincar com medidas de contenção que estão a ser tomadas às "pinguinhas" em vez de acções rápidas, eficazes e preventivas em todo o território nacional.
Uma das áreas onde a tibieza do governo se faz sentir com especial gravidade é nos espectáculos desportivos em geral, mas muito em particular no futebol, que já deviam ter sido alvo de medidas preventivas em todo o território nacional há mais de uma semana mas continuam a realizar-se na maior das inconsciências como ainda ontem foi patente no Paços de Ferreira vs Vitória com quatro mil e tal pessoas num recinto que ficando em Paços de Ferreira tem a agravante de ficar muito perto de Felgueiras e Lousada os dois concelhos onde o covid-19 tem maior incidência no país.
Vem agora o governo aconselhar (aconselhar...veja-se bem a inconsciência) que espectáculos desportivos com mais de 5000 pessoas sejam suspensos ou realizados á porta fechada quanto toda a gente (menos o governo pelos vistos)sabe que isso apenas se aplica a  jogos em que participem Benfica,Porto, Sporting, Vitória e Braga e mais um ou outro porque a generalidade dos jogos em Portugal tem menos de 5000 espectadores.
Mesmo com esse conselho do governo a Liga ainda não decidiu que fazer mas é óbvio que acabará por decidir pela realização de jogos à porta fechada ou, mais remotamente, pelo adiamento de jogos e jornadas face à necessidade de um combate eficaz ao virus a exemplo do que já se está a fazer noutros paises e nas provas europeias de clubes que já tem vários jogos agendados à porta fechada.
Seria mais simpático, digamos assim, adiar as jornadas e realizá-las mais tarde com jogos a meio da semana para acertar o calendário mas com Europeu em Junho (veremos se se realiza...) dificilmente haverá datas disponíveis a par de não se saber por quanto tempo haverá necessidade de manter essas medidas especiais.
Pelo que o mais certo é já a próxima jornada ser disputada à porta fechada bem como algumas das seguintes enquanto o problema não estiver controlado em todo o território nacional.
É uma medida dolorosa para os espectadores,que se verão privados de assistirem ao vivo aos jogos das suas equipas, e para os próprios jogadores que não gostam de jogar sem público mas plenamente justificada em termos de saúde pública que é evidentemente prioritária.
Faria era sentido que a título excepcional esses jogos fossem transmitidos em canais abertos a todos (Rtp,Sic,Tvi) também como forma de manter as pessoas em casa a assistirem em vez de o irem fazer para espaços publicos nos muitos casos em que não tem sport-tv.
Aguardemos os próximos capitulos.
Depois Falamos

Sem comentários: