domingo, novembro 25, 2012

Positivo e Negativo

  
Confesso que ainda me consigo admirar com a violência,e a virulência, de alguns comentários colocados nas redes sociais acerca do resultado de Aveiro e não só.
Todos estamos de acordo que o resultado foi melhor que a exibição, nomeadamente a da primeira parte, e que há coisas a melhorar para que nos próximos jogos o Vitória possa manter-se no rumo da classificação que entendemos como possível.
Mas daí a arrasar de cima a baixo os técnicos e os jogadores vai a distância entre o entender-se a nossa realidade e o pensar-se que mal o árbitro apita para iniciar o jogo podemos transpor para os relvados onde o Vitória joga algumas exibições que se viram na televisão de outras equipas.
A verdade é que em dez jogos ganhamos três, empatamos outros tantos e perdemos quatro.
Sendo que perdemos os jogos com os três primeiros classificados do ultimo campeonato (e desconfio que não seremos os únicos a perder no Dragão e na Luz)e no jogo mau da época que foi em casa com o Nacional.
Sim já sei que também perdemos em casa com o Braga, a mais dolorosa das derrotas, mas num exercício de realismo a que não podemos fugir é preciso considerar que no actual contexto esse é um resultado mais provável do que o foi em centenas de jogos com esse adversário ao longo de quase um século.
Empatamos em casa com Sporting (4º classificado da ultima Liga)e Estoril (um resultado menos bom mas não esquecer que os estorilistas já empataram em Alvalade e ganharam em Coimbra) e fomos empatar a Aveiro.
Tendo ganho em Coimbra e Moreira de Cónegos, dois jogos sempre especiais, e ao Vitória de Setúbal.
Ou seja em dez jogos um resultado mau (Nacional) e um abaixo do esperado(Estoril) serão motivo para tanta critica, tanto "bota abaixo", tanto disparate?
Creio que não.
Até porque há dados positivos.
A capacidade de reacção da equipa a resultados adversos que já lhe permitiu algumas recuperações como em Aveiro, em Setúbal para a Taça, com o Estoril.
Os jogadores que temos vindo paulatinamente a ganhar como são os casos de Ricardo, de Baldé, de João Ribeiro, de André entre outros.
E , de caminho, convém não esquecer esta realidade:
Ricardo (primeiro ano de sénior), Baldé, André, Siaka Bamba, Marco Matias, Lalkovic, Delac, Freire, Addy, N'Dyaie, Tiago Rodrigues (já fez dois jogos) , mais os lesionados Amorim e Dinis (que são da equipa A embora já tenham jogado pela B) são todos jogadores com 23  anos ou menos e que caberiam perfeitamente nos critérios etários que deram forma ás equipa B.
São jogadores que estão a crescer, a ganhar experiência e que poderão ser importantes activos do clube.
Mas para isso é preciso tempo.
E paciência.
Que é precisamente aquilo que se pede aos adeptos decorrido que está o primeiro terço da Liga.
Estamos na Taça de Portugal e na taça da Liga com ambição de ir longe, estamos no campeonato com o objectivo de ficarmos nos seis primeiros lugares.
Está tudo em aberto.
Acredito que juntos vamos conseguir uma época de excelente nível para o nosso Vitória.
Depois Falamos

14 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, eu sou dos que peço paciência. Porque dela vamos tirar grandes proveitos.
Contudo, o senhor está a colher o que semeou. Quantos treinadores e jogadores o senhor rasgou aí pelas redes sociais ? Para não falar em direcções !

Anónimo disse...

Sr,Luis Cirilo,eu fui e sou daqueles que devido à situçao que o vitória atravessa tambem pediu paciencia para os proximos anos,eu sou um dos muitos defensores do nosso tecnico Rui Vitória pois acredito que está a fazer um bom trabalho desde a epoca passada e espero que haja o bom senso desta direçao deixar continuar este mesmo trabalho por muito tempo,porém nao posso deixar de exclamar o meu profundo desagrado em relaçao ao que se passou em Aveiro! Será que a nossa qualidade nivelada por baixo nao permite ter jogadores que façam um passe de 10 metros sem ser para o adversario? será que é normal ver jogadores como o FREIRE no 1º, e o marroquino nº5 a fujir da bola nos golos do adversário? O unico jogador que está em forma é o Douglas que nos fez esquecer o nilson senao estavamos desgraçados!
Sabemos que é melhor nao ter uma exibição de encher o olho e ganhar pontos mas nao exageremos na falta de qualidade demonstrada em Aveiro pois o nome do VITORIA nao ficou muito bem no filme!
VIVA O VITORIA!
Um aparte em relaçao a outro assunto! A entrevista do antigo presidente Macedo da Silva só nao é comica porque isto ainda pode virar para tragédia pois o futuro do vitoria ainda é muito incerto!
Espero que esse senhor e o resto da comandita seja punido pelo mal que estáo a fazer à instituição!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
No passado critiquei ( e elogiei) quando entendia dever fazê-lo. Sempre assumindo as criticas, dando a cara por elas e sabendo que corria o risco de o tempo me vir a dar ou a tirar razão.
Nunca me escondo atrás de pseudónimos ou anonimatos que apenas revelam fraqueza e falta de coragem para assumir opiniões.
Quanto ao "colher" o que "semeei" está bem enganado. Porque a paciência que peço não é para a direcção e muito menos para mim que sei muito bem conviver com criticas e diferenças de opinião especialmente quando assumidas.
È para o grupo de trabalho que tem a responsabilidade de nos terrenos de jogo prestigiar o nosso clube.
Caro Anónimo:
A equipa em Aveiro esteve abaixo das suas possibilidades em teros colectivos (que são os que interessam) mas não é justo reduzir a Douglas os autores de uma boa exibição. Creio que jogadores como o Defendi, o Baldé ou o Ricardo (que entrou bem)entre outros também estiveram em bom plano. Agora o colectivo é que, de facto, esteve menos bem.
Quanto á entrevista de EMS partilho inteiramente da sua opinião.

iur.vsc disse...

Caro Cirilo,

Concordo e também aceito perfeitamente que neste ano (e talvez no próximo) tenhamos que ter paciência e não esperar muito mais do que aquilo que temos visto. Mas o que não posso aceitar é a falta de entrega e empenho de quase toda a equipa. Podemos não ter muita qualidade, mas muitas vezes a raça ajuda a ganhar jogos, e é coisa que não se tem visto. E não foi só neste fim de semana. Estes últimos três jogos foram por demais evidentes. Apesar de todas as limitações da equipa, penso que podemos e devemos exigir mais um pouco, pelo menos mais entrega por parte dos jogadores, e não só apenas quando estamos a perder.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Não basta pedir paciência aos adeptos, tem de exigir empenho aos jogadores!!! Meu caro, se apenas guiassemos o nosso amor ao clube pelos resultados há muitos que tinhamos abandonado o Vitória....O Vitória deve ser raça, querer, atitude, independentemente da maior ou menor valia dos jogadores. O que temos aasistido neste campeonato são exibições inqualificáveis, desgarradas, sem qualquer sentido. Sabe qual foi a diferença entre o resultado do Nacional (que o sr. considera muito mau) e do Setúbal? Foi que o cristiano isolado não conseguiu superar o Douglas, enquanto o Mateus o fintou.....Ambos os resultados estavam empatados.
O futebol do Vitória é o espelho do seu treinador.....Já em tempos lhe disse e volto a dizer, o nosso treinador é um bom rapaz, simpático, afável, mas de futebol não percebe nada. Este Rui Vitória é claramente um homem com boa imprensa. Nunca fez nada de extraordinário mas é elogiado por todos......É uma espécie de António Costa.

Abraço

Pedro

João Meireles disse...

Bom dia Sr. Cirilo. Apesar de concordar muitas vezes consigo desta feita não o posso fazer. Sempre fui um defensor do Rui Vitória mas actualmente nem o consigo ver pintado de ouro. Estou farto deste discruso miserabilista e desta mentalidade medrosa que se instalou no clube. Convém não esquecer que o VSC continua, apesar das restições, a ter um dos maiores orçamentos da liga. Nada justifica o paupérrimo (para ser brando) jogo que o VSC faz. Não há fio de jogo, não há 3 passes seguidos, não há nada, aquilo não é futebol! Entrar em casa contra últimos classifcados com 3 (!) trincos faz já parte do anedotário Vitoriano. É desesperante ver o VSC jogar e muitos como eu já só o fazem por obrigação pois há muito desapareceu o prazer de ver futebol no D. Afonso Henriques. Temos equipa para muito mais do que isto, mas mesmo muito mais, falta é exigência interna e coragem, algo que o nosso treinador simplesmente não tem. Ver o VSC no dragão sem fazer um remate ou a receber o nacional em casa com 3 trincos é mau demais para ser verdade. O jogo em Aveiro é hilariante para os nossos adversários que vêm naquilo em que o VSC se tornou com aquele senhor ao leme. Uma equipa medrosa, sem rasgo ou brio, enfim, tudo mau. Dizer que se está a fazer um grande espalhafato por isto é desconhecer o que é futebol pois o VSC não joga, ponto final parágrafo. A continuar assim mais derrotas humilhantes se seguirão, isto é certo. Os sócios merecem ver futebol, não acha? Com aquele senhor a treinador isso nunca se conseguirá, afinal está cá há dois anos e não me lembro de ver o VSC a jogar futebol. Espero estar enganado mas os lenços brancos encherão as bancadas já no próximo jogo em casa pois o sentimento geral (talvez não na direcção mas entre quem verdadeiramente interessa, os adeptos) é que este treinador já era pois não consegue por o VSC a fazer mais de 3 passes seguidos. Como se diz na giria é um "cagão" e não é isso que o VSC precisa, bem pelo contrário, para se alavancar a todos os níveis.
Mas veremos o que sucederá, espero estar enganado para bem do nosso Vitória...

Diogo Ferreira disse...

Eu sou a favor da estabilidade, porém, no que toca à paciência, aqui, o caso é mais sério....é que eu e a "paciência" o nosso relacionamento sempre foi muito mau. Obviamente o que conta são os resultados, mas quando vou ao estádio é para ver jogar à bola, e isso, infelizmente, é o que menos há no estádio D. Afonso Henriques. Podemos chamar futebol, mas de futebol tem pouco. Não sou a favor de despedir treinadores, nem mesmo o atual, Rui Vitória, porque até lhe reconheço algum valor por tudo o que tem tentado fazer no clube.
Independentemente da situação grave em que o clube se encontra a nível financeiro, é natural que nós, sócios do vsc, queiramos mais e melhor.
Mais não digo, viva o vitória sc!!!!

Anónimo disse...

O que mais me custa a mim como vitoriano é o sucesso nos últimos 11 anos do Braga. Desde que entrou o A.Salvador e se juntou ao Pinto da Costa, tem sido sempre a subir. Em 11 anos ficaram à nossa frente 10 vezes e este ano e os próximos vai ser mais do mesmo. O que me preocupa é que nunca o Vitória teve uma supremacia como esta sobre o Braga. A história da anterior direcção de ter feito queixa do Porto na UEFA foi uma das piores decisões, porque só nos prejudicou e ainda prejudica. O Pimenta Machado enquanto foi presidente, tinha uma excelente relação com o P.Costa e o Vitória só ganhou com isso. Como vitoriano sofro imenso ao ver os exitos do Braga, sejam no campeonato, seja na L.Campeões e Liga Europa. Eles vendem jogadores por milhões e nós vendemos por tostões ou saiem a custo zero. Fala da equipa B com orgulho, mas por acaso está em 1º lugar como a equipa B do Sporting? Se fossem bons jogadores estavamos nos primeiros lugares e não andavamos na zonha de despromoção e esta equipa B não dá mais, vai ser um campeonato a lutar para não descer. Vai ser um ano a queimar dinheiro que tanta falta nos faz para reforçar a equipa A. Não se esqueça que o campeonato é longo e uma prova de resistência e pelo que tenho visto, tanto a equipa A, como a equipa B, vão andar sempre abaixo do meio da tabela, infelizmente, porque a qualidade é bastante baixa dos jogadores, em comparação com as outras equipas. Não há milagres, sem bons jogadores, os resultados vão ser sempre sofridos e a maior parte negativos. Estou cansado de ver mau futebol. Saudades de outros tempos, mas um bom vitoriano é um SOFREDOR QUE ACREDITA NO FUTURO, MAS QUE NO MOMENTO, É MUITO TRISTE. SEMPRE VITÓRIA

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro iur.vsc:
Concordo que a prestação tem de ser mais consistente. E acredito que todo o grupo está ciente disso.
Caro Pedro:
Creio que está errado. E o tempo se encarregará de o provar.
Caro João Meireles:
Espero é ver as bancadas cheias de adeptos e de bandeiras pretas e brancas. Isso sim.
Quanto aos orçamentos é preciso olhar para eles com rigor porque o Vitória ainda anda a pagar indemenizações e salarios em atraso a jogadores que já foram embora.
Por isso é bom que de uma vez por todas os adeptos se convençam que se puxarmos todos para o mesmo lado as coisas serão menos dificeis.
Caro Diogo:
Todos queremos mais e melhor. E vamos ter ainda motivos de satisfação ao longo da época.
Caro Anónimo:
É profundamente injusta e errada a forma como fala da equipa B. Vá ver um jogo)por exemplo amanha com o Tondela) e verá que muda d eopinião. Quanto ao resto todos sabemos que o Braga aproveitou bem o espaço que lhe abrimos. Agora resta-nos correr atrás do prejuizo. Que é o que estamos a fazer

Anonimus disse...

Meu caro Dr. Luis Cirilo
Infelizmente concordo na totalidade do escrito pelo Snr. Pedro.
Acrescentaria só uma pequenina observação:Em futebol,não há o tempo que queremos,que nos dá ou pode dar jeito.Com o trabalho desenvolvido a desvalorização do plantel é notória...! Vou ficar por aqui,para não dizer tudo o que vai na alma e assim não ser politicamente correcto.

Anónimo disse...

"Agora resta-nos correr atrás do prejuizo. Que é o que estamos a fazer". Pois, mas com estes jogadores e treinador não vamos a lado nenhum, ou melhor, o espetro da Liga Orangina vai pairar até ao final do campeonato. Resumindo, para o ano estamos outra vez a jogar com o Vizela.

luis cirilo disse...

Caro Silva:
É a sua respietável opinião.
De que discordo

luis cirilo disse...

Caro Anónimo.
Talvez o seu clube vá jogar com o Vizela. O Vitória não vai de certeza