segunda-feira, novembro 12, 2012

Café Oriental

Tenho por esta fotografia um carinho muito especial que explicarei no final do texto.
Sei que só aqueles que tem mais de 50 anos, como eu, terão tido a oportunidade de entrarem no mais esplêndido café que alguma vez existiu em Guimarães ( e no país duvido que tenha havido muitos) e que muito apropriadamente em função da decoração se chamava café "Oriental".
Ficava na parte de cima do Toural, onde posteriormente viria a funcionar durante muitos anos uma agência do BPA e seguidamente lojas de comércio , e fazia parte dos três cafés existentes nessa zona.
O Oriental, o Toural e o Milenário que ainda hoje mantém as portas abertas tendo resistido estoicamente ao "assalto" de agências bancárias, talhos, prontos a vestir, sapatarias e sabe-se lá que mais.
O Oriental fechou algures no final da década de 60 e deixou uma vaga que nunca foi preenchida em termos de memória dos cafés do século 20 em Guimarães que eram verdadeiras tertulias onde tudo se falava,tudo se discutia e o saudável bairrismo vimaranense tinha farto espaço á sua propagação.
Lembro-me bem de várias vezes lá ir lanchar, ainda muito pequeno, com o meu avô paterno que era frequentador diário do café e amigo do proprietário e sentia-me sempre ainda mais pequeno face á imponência que a fotografia apenas parcialmente demonstra.
Quis o destino que tivesse fechado mas tenho a certeza que se ainda hoje funcionasse seria um ponto de visita obrigatório de quem nos visita e um espaço que seguramente a CEC 2012 teria aproveitado para algumas iniciativas.
Assim é apenas uma memória já algo distante da Guimarães do século passado.
Depois Falamos

P.S. o meu carinho por esta fotografia (que tenho devidamente encaixilhada) prende-se com o facto de na mesa do canto direito da mesma se encontrarem dois clientes do café.
O segundo a contar da direita é o meu avô.

6 comentários:

freitas pereira disse...

Comovente o seu testemunho, Caro Luis Cirilo. Eu fui dos que lá entrou muitas vezes, e de certeza que ali vi o seu avo.
Quando visitei o Egipto pela primeira vez, não pude deixar de pensar no nosso café Oriental. E como visitei o tumulo do faraó Tutankhamon, que se vê na foto que publica, assim como a Esfinge, ficou-me uma paixão pela civilização egípcia . Seria interessante saber o que motivou o proprietário do café Oriental para decorar assim esta esplêndida sala. Nessa altura não sabia que contemplava a efígie dum faraó que subiu ao trono com 9 anos, no ano distante (!) de 1334 antes de Cristo! Isto é, há 3346 anos!

Freitas Pereira

Nuno Leal disse...

Caro Luís, também eu tenho um enorme apreço por esse café, pois foi um familiar meu que fez as pinturas (bem como outras obras como o desenho da recem-destruída calçada do Toural ou a escultura de homenagem a Sacadura Cabral no penedo da Penha).
Em todo o caso, pode sempre ver como era o café nesta "renderização": http://www.youtube.com/watch?v=Hw0NXHQjhvw

Franmcisco Guise disse...

Infelizmente, só conheço o Café Oriental de ouvir falar, e muito bem diga-se, e conheço também pela localização, desde o banco às lojas comerciais posteriormente.
Sempre me ficou um "gostinho" especial por este café, só de ouvir falar.
Mas vendo a "renderização" que o caro Nuno Silva Leal nos disponibilizou, a minha água cresce na boca... e de que maneira. Que coisa mais linda.
Só me apetece dizer uma coisa. Deve-se ter falado tanto no Vitória neste local, que só isso me faz crescer mais água na boca.
Como eu gostava de ter um café assim em Guimarães, agora.
Ao Nuno Silva Leal, só lhe posso dizer uma coisa. Parabéns ao seu antepassado, seria concerteza uma pessoa de extremo bom gosto.

il disse...

No início do séc XX era habitual/moda haver estes ambientes orientais com mobiliário da zona.

Realmente só pela foto tenho pena de o não poder ver e já agora um café para esta mesa, sff.

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
De certeza que conheceu o meu avô. Durante 50 anos (até ao inicio dos anos 80) ele e o sócio (o sr Anibal Pereira)tiveram aberta a "Casa das Gravatas" na esquina do Toural em frente á antiga agência do Banco de Portugal.
Caro Nuno:
O teu familiar tinha excelente gosto.
Caro Francisco:
Era um café fantástico. O teu Pai também era frequentador dele.

luis cirilo disse...

Cara il:
Foi um crime lesa património terem-no deitado abaixo para fazerem uma agência bancária