sexta-feira, novembro 02, 2012

Star Wars

A dupla trilogia "Star Wars" marca a história do cinema por tudo que lhe trouxe de espectacularidade, de inovação, de novos conceitos de fazer cinema, do aproveitamento do merchandising como consequência dos filmes.
Realizada em tempos bem diferentes, e desde logo com a inovação de terem aparecido primeiro os capítulos IV/V/VI e só duas décadas mais tarde os capítulos I/II/III, a saga atraiu a atenção (e a devoção) de muitos milhões de espectadores no mundo inteiro e é indiscutivelmente um dos maiores sucessos de sempre em termos de bilheteira e lucros associados.
Sou um desses "devotos".
E tendo já visto os seis filmes incontável número de vezes, no cinema,em dvd ou na televisão continuo a revê-los sempre com um novo interesse cada vez que a oportunidade se me oferece.
Prevista inicialmente para nove episódios parecia que a saga se ficaria pelos seis a avaliar pelas declarações de George Lucas após a estreia do ultimo filme (que na sequência cronológica é o terceiro) declarando que "Star Wars" ficava por ali.
O que se compreendia face ao enredo.
Agora são os "devotos" surpreendidos pelas noticias que dão conta da aquisição da "Lucas Films" pela "Disney" e a intenção desta de realizar não só mais três episódios (o primeiro a ser exibido em 2015)como prolongar a série por mais alguns.
Como apreciador da saga não sei se é razão para alegria ou tristeza.
Alegria pela possibilidade de ver novos episódios mas tristeza pelo receio que a transformação de "Star Wars" numa espécie de James Bond galáctico (e atenção que também sou "devoto" dos filmes do 007) acabe por descaracterizar aquilo que já foi feito e que encantou tantas e tantas gerações de cinéfilos.
Mas nada como aguardar para ver.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

sou da mesma opinião. Receio que mais episódiosd desvirtuem aquilom que george lucas fez nos magnificos seis capitulos que tivemos o deleitemde ver ao longo dos anos

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
é também esse o meu receio. mas como não se pode fazer nada esperemos que a saga continue a ser um sucesso