sábado, novembro 29, 2014

O Nosso 14

Há pouco mais de dois anos estive com Pedro Coelho Lima, então director geral das modalidades e agora vice presidente do clube, na apresentação do projecto olímpico do Vitória "Rio 2016" que visa a colocação de um ou mais atletas vitorianos na delegação portuguesa que vai competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
E apetece-me dizer que neste momento já temos dois atletas muito bem posicionados para isso:
Tomané para correr a Maratona e Hernâni a estafeta dos 4x400 metros.
Deixando mais para diante a explicação desta pequena brincadeira vamos ás exibições individuais:
Assis: Partilha com João Afonso a responsabilidade no golo sofrido. No resto esteve bem com pelo menos duas defesas difíceis a evitar o segundo golo "cónego".
Bruno Gaspar: Não me parece num momento alto de forma. Permeável a defender e pouco incisivo a atacar.
Josué: Mais um jogo em que transmitiu confiança à equipa rubricando uma boa exibição. É um jogador que estava a precisar de jogar com regularidade para mostrar o seu real valor.
João Afonso: Deixou-se antecipar por Elizio no lance do golo. No restante,tal como Josué, chegou para as "encomendas".
Traoré: Jogo pouco conseguido. Melhor a defender mas pouco expressivo a atacar. Pensava-se que seria ele a sair, e não Alex, quando da entrada de Crivellaro.
Bouba: Já com o Braga dera a sensação de estar com alguma perda de "gás". Ontem confirmou-a. Foi bem substituído e talvez Cafu esteja perto do regresso à titularidade.
André: Uma exibição em bom plano do "capitão" vimaranense. Mais empenhado em atacar do que defender foi sempre o líder de que a equipa precisava.
Bernard: Tem vinte anos,veio do CNS, e por isso percebe-se que depois de um inicio de época em extraordinário plano esteja agora numa fase de menor fulgor. Perfeitamente normal. Continuo a achar que tem de ser "defendido" e isso pode passar por uma passagem pelo banco. Fez um jogo discreto. Sinceramente já não me lembro de o ver fazer um remate digno desse nome.
Hernâni: Mais uma vez quando o jogo de equipa não funciona tudo se lhe pede. E por isso tal como um corredor de 400 metros ele tem de fazer "percursos" sempre em alta velocidade quer por passes dos colegas,quer por iniciativa individual, quer por lançamentos longos e geralmente bem colocados do próprio Assis. E se Hernâni fizer sete/oito grandes acelerações por jogo é demolidor. Tendo de fazer uma dúzia ou mais desgasta-se torna-se menos eficaz. Digamos que é como se numa estafeta de 4x400 metros ele tivesse de fazer os quatro percursos.
Tomané: É o homem da Maratona. Até cansa de tanto o ver correr em busca de jogo, no desgaste dos adversários, no segurar a bola e no procurar linhas de passe e espaços de remate. É um sacrificado. E sem que desse sacrifício resultem golos. Porque emparedado(e massacrado) pelos centrais nunca encontra os espaços que potenciem o seu talento e espontaneidade. Quando Álvez entrou Tomané pareceu logo outro.
Alex: Estava a fazer um bom jogo quando foi substituído. Com alguma surpresa porque se aguardava o seu recuo e a consequente saída de Traoré.
Crivellaro: A sua entrada trouxe claro benefício à equipa. Que passou a ter posse de bola no ultimo terço, passou a ter passes de ruptura e "outra circulação" da bola. Com Bernard em fase de menor fulgor parece-me que Crivellaro "exige" a titularidade.
Álvez: Não percebo como não é titular. Entrou a vinte(?) minutos do fim e fez um excelente golo, teve outro remate a rasar o poste e ainda participou em várias jogadas de perigo. Em vinte minutos. E, claro, ainda "libertou" Tomané para as funções em que este se sente melhor.
Cafu: Entrou para ajudar a segurar o resultado.
Miguel Oliveira, Plange, Caiado e Ricardo Gomes não saíram do banco.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, se o Vitória quiser ganhar ao Braga, que deu esta noite 6-1 ao Penafiel, o ataque tem de ser mesmo Tomané, Alvez e Hernani, e mais tarde Crivellaro e se calhar já era tempo de convocar Barrientos...
É um jogo de grandes decisões porque podemos perder os lugares cimeiros. Só a Vitória interessa e se quisermos ganhar, teremos de marcar muito cedo e estar sempre em vantagem.
Rui Vitória vai ter uma semana de grande trabalho para afinar posições e o mais importante a mentalidade dos jogadores. Caso seja uma semana bem sucedida asseguraremos em Braga tranquilamente os 3 pontos, pese embora que todos os antecedentes joguem a favor do adversário desde há 12 anos.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Quem me dera o seu optimismo quanto à equipa inicial e a esse triunfo que augura tranquilo. Os antecedentes pouco me dizem porque foram jogos diferentes com jogadores e equipas diferentes. Preocupa-me,isso sim,outro tipo de antecedentes. Os Soares Dias e afins.
Olho para este jogo com preocupação para lhe ser sincero.

Anónimo disse...

Sr. Cirilo o Vitória faz marcação homem a homem nos cantos, e quem estava a marcar o elizio era o Saré. Como podem o Josué e o João Afonso ter responsabilidade nesse lance?

Anónimo disse...

Face ao tipo de jogo duro que o Vitória enfrentou na última eliminatória da Taça de Portugal, Sr. Luís Cirilo, quem deve estar preocupado com os árbitros no que toca ao aspecto disciplinar, é o Braga.
Por outro lado, o factor casa nem deverá ser preocupação porque o Vitória ganhou imunidade nos jogos difíceis que efetuou como visitante, à exceção da ineficaz exibição na Madeira.
A mim o que me preocupa para Domingo é o seguinte:
PRIMEIRO - a defesa do Braga, principalmente, Baiano que isolado evitou do lado esquerdo inúmeras situações, em consequência dos remates de Hernâni, que poderiam dar golo no DAH se lá estivesse um Tomané mais fixo, por exemplo. Tiago Gomes tem o seu valor, mas o especial destaque vai para os centrais André Pinto e Aderllan Santos, ambos com mais de 1.90 de altura, que praticamente tapam a possibilidade de jogo nas alturas ou os cabeceamentos para golo.
SEGUNDO - Rafa e Tiba têm uma boa química de jogo que os faz levar a bola, ou pelo Micael ou pelo Alan, até ao tecnicista destrambelhado Éder.
TERCEIRO - O colombiano Filipe Pardo de 1,78, tem sobressaído com uma interessante capacidade de soltar a bola e com um interesse em dilatar o cabaz de golos que leva, contrariamente ao que fez no Deportivo de Medellín.
Quanto a mim, estas são as principais armas secretas do Braga expostas à vista de toda a gente.
O nosso receio, aquele que pode ser baseado por exemplo em mera superstição, é o Rui Vitória não resistir à tentação e insistir em apostar no mesmo onze dos últimos dois jogos, que já está estudado pelo Braga e por outras equipas de trás para a frente e da frente para trás, o que seria uma má estratégia.
A capacidade de surpreender é que pode fazer a diferença, deixar o adversário baralho no acerto de posições e assimpodermos garantir os três pontos.
Mais do que um derbi é um jogo de treinadores. O experiente Rui Vitória enfrentará um Sérgio Conceição agarrado aos seus melhores trunfos e, para este jogo, não abrirá mão deles, sendo mais do que provável ele optar pelo mesmo onze que trouxe a Guimarães, o que será muito bom para Rui Vitória saber com o que pode contar.

Quim Rolhas

Rui Cordeiro da Silva disse...

Está ma altura de começar a fazer a rotação do plantel. Caso isto não se faça brevemente (e só se aproveite a malfadada pausa do Natal para isso), corremos o sério risco de começar a "quebrar" e terminar aquela que pode ser uma época brilhante, num modesto lugar no limiar dos lugares de acesso às competições europeias.
E tendo em conta que o mês de Janeiro pode fazer rombo na equipa-base, talvez não seja má ideia pensar seriamente na rotação de jogadores.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tem razão quanto ao Josué. E por isso rectifiquei o comentário. Quanto ao João Afonso,tal como Assis, fez-se mal à bola.
Caro Quim Rolhas:
Creio que fez uma boa análise dos pontos fortes do adversário de domingo.E o Vitória terá de ter o engenho de saber contrariar essas armas sob pena de o resultado nos desagradar. Entrar com a mesma equipa dos dois ultimos jogos não me parece nada boa ideia pelas razões que temos vindo a deixar aqui. Nomeadamente o ataque em que se "exige" o trio Hernâni-Álvez-Tomané. Mas também a meio campo há nomes que devem ser ponderados como Cafu e Crivellaro dado que do trio de centro campistas neste momento apenas André me parece indiscutivel.
Na defesa,incluindo guarda redes, é que não há como mexer. Porque Douglas e Moreno, mesmo que estejam recuperados,não estarão certamente ao melhor nível depois da longuíssima paragem do central e da algo longa paragem do guarda redes. Mas insisto: o jogo de Braga exige mais do que acerto total de treinador e equipa. E quanto a esse algo...sabemos o que casa (não) gasta.
caro Rui:
Há realmente que fazer alguns acertos na equipa titular para Braga. Contudo se em Janeiro, como dizes,houver o tal rombo (em que me quero recusar a acreditar)então se calhar mais vale deixar andar. Porque este plantel é candidato à liga Europa. Com rombos é para ficar a meio da tabela

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

partilho da sua preocupação em relação ao próximo jogo... Não gosto de perder, mas há derrotas que custam mais do que outras, e se a derrota da taça custou muito, no próximo jogo temos mesmo de ganhar.
É incrível a falta de respeito que a comunicação social tem pelo Vitória, ainda ontem, em 2 canais televisivos de notícias, ainda o VSC estava em primeiro, e só vi os resumos do Sporting, do Braga, os treinos do Benfica, os treinos do Porto, enfim, do Vitória nem uma palavra sequer... Rege-mo pelos princípios da boa educação que os meus Pais me deram, e dão, mas dá-me vontade de os mandar todos para um determinado sítio!

luis cirilo disse...

Caro Mike:
Assino por baixo o seu comentário.Realçando que d eum triunfo em Braga pode resultar um importante acréscimo motivacional para a equipa.

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Uma Vitória em Braga era um excelente tónico emocional e uma grande machadada no pesado histórico de derrotas no estádio de Braga (e não do Braga)...

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Pois é.
Mas não vai ser nada fácil