sexta-feira, novembro 21, 2014

Sugestão de Leitura


Foi-me oferecido num aniversário já algo remoto.
Comecei a ler mas depois meteram-se outras prioridades, outras leituras e foi ficando na estante à espera de vez.
Que aconteceu por estes dias.
E li-o rapidamente porque é um livro magnifico sobre não só a Família Bush e os seus políticos como também um retrato cru (mas não é cruel) de uma certa América desde o inicio do século 20 até ao fim da presidência de George W. Bush.
Uma "viagem" acompanhando os percursos dos dois presidentes Bush, passando pelos bastidores do Partido Republicano e por algumas das personagens incontornáveis desses tempos não muito gloriosos para os Estados Unidos.
Lá encontramos Dick Chenney talvez o mais poderoso vice-presidente da história americana, Donald Rumsfeld o "falcão" do Pentágono, Condolezza Rice a especialista em politica internacional que aconselhava o 43º presidente e Karl Rove o mago das campanhas eleitorais e que fez de Bush um ganhador.
Pelo livro passam também alguns dos mais significativos acontecimentos da ultima década desde o 11 de Setembro à invasão do Iraque.
E todos os processos decisórios relacionados com esses acontecimentos.
É um livro extremamente interessante mas que deixa algumas preocupações.
Nomeadamente sobre como se pode chegar a presidente dos Estados Unidos e como depois de o ser se ouvem determinados conselhos e se tomam determinadas decisões que implicam o mundo inteiro.
Em qualquer dos casos uma livro que vale bem a pena ler.
Tenho pena, mas quanto a isso nada pode ser feito, de não o ter tirado da estante mais cedo.
Depois Falamos

Sem comentários: