sábado, novembro 15, 2014

O 14 Nacional



Foram 14 os jogadores utilizados por Fernando Santos frente à Arménia.
As suas exibições:
Rui Patrício: Muito bem. Daqueles jogos em que a concentração é decisiva porque o adversário ataca pouco mas pode surpreender. Defendeu o que lhe apareceu e nem sempre foi fácil.
Bosingwa: Mantém a velocidade mas já lhe falta a "explosão" que antigamente o levava à linha para cruzamentos perigosos. Mas claro que dá garantias diferentes de Cédric. Regresso para ficar.
Pepe: Um jogo mais ou menos tranquilo. Os arménios atacaram pouco mas criaram algum perigo.
Ricardo Carvalho: Outro regresso para ficar. Tal como Pepe teve um jogo sem dificuldades de maior pese embora aqui e ali se visse obrigado a algumas desarmes mais viris que lhe valeram um cartão amarelo.
Raphael Guerreiro: Em Outubro escrevia aqui o quanto me tinha impressionado este jovem num jogo da selecçaõ sub 21. E vaticinava-lhe uma ascensão meteórica dada a sua valia. Aí está a estreia na A e com uma exibição personalizada e integrando-se muito bem em várias manobras ofensivas. Beneficiou das lesões de Coentrão, Antunes e Eliseu para se estrear mas os agora ausentes ganharam um sério concorrente ao lugar.
Tiago: Um jogo sem brilho especial mas fazendo bem o que tinha para fazer. Outro que regressou para ficar.
Moutinho: Um dos melhores portugueses. Subiu de rendimento após o intervalo e foi decisivo no assédio à baliza arménia.
Nani: Uma exibição muito discreta. Talvez devesse ter sido o primeiro a sair.
Danny: Sou um fã do seu futebol repentista e imprevisível. Na primeira parte foi dos mais activos a construir jogo (boas triangulações com Ronaldo e Guerreiro) e a procurar o golo. Jogou descaído sobre a esquerda mas por várias vezes procurou posições mais interiores onde se sente mais à vontade. Foi o primeiro a sair quando FS procurou reforçar o ataque.
Postiga: Discreto. Portugal tem um problema indisfarçável na posição de ponta de lança. Talvez fosse tempo de dar uma oportunidade a João Silva ou Orlando Sá.
Ronaldo: Dele se espera tudo.E ele não desilude. Não fez um grande jogo mas...resolveu!
Quaresma: O seu regresso  tem sido um sucesso. E o seu contributo determinante para os dois triunfos já conseguidos. Tal como os outros 4 "proscritos" (Carvalho, Danny, Tiago e Bosingwa) demonstra bem o quanto Portugal perdeu em tê-los arredados da selecção.
Eder: Um dia,quem sabe, marcará um golo pela selecção. Desta vez fez um remate ao poste. Já é uma aproximação.
William Carvalho: Entrou para fortalecer o meio campo o que conseguiu mas sem brilho especial. Um jogador claramente a precisar de um banho de humildade. Antes que se perca.

Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Todos à minha volta diziam que Portugal fez uma grande primeira parte, mas apenas vi troca de bola diante de uma equipa tecnicamente inferior. A reduzida capacidade de concretização que vai caracterizando a era Fernando Santos está a dar na vistas com resultados conseguidos à custa da margem mínima. Desde há dois jogos que é assim. Uma espécie de Grécia mais esclarecida com um Ronaldo decisivo ou com sentido de oportunidade. E quando se tem Ronaldo, na maioria das vezes, ganha-se jogos.
Na verdade este era um jogo para acabar nas calmas os primeiros 45 minutos com um 2-0 a nosso favor.
Não me entusiasmou nada o jogo de Danny, Helder Postiga e Nani.
Quaresma, Vieirinha e João Mário teriam sido as minhas opções no segundo tempo, embora perceba a cautela de FS em refrescar o meio-campo com William C perto do fim ou simplesmente para queimar tempo.
Raphael Guerreiro, concordo, foi genial. Aquela posição do lado esquerdo está bem entregue até sabermos como ele se vai comportar diante de jogadores mais habilidosos de outras seleções, como por exemplo, Di Maria. Terça-feira já vamos saber.
Nesta altura, Sr. Luís Cirilo, estou ansioso por ver o desempenho de José Fonte, capitão do Southampton, na Seleção Nacional. O segredo para o Southampton estar em segundo lugar na Premier League passa por ele.
Fernando Santos podia estreá-lo na próxima terça-feira, para fazer um gostinho aqui ao Quim Rolhas, e colocá-lo ao lado de Pepe, porque já vimos que o Ricardo Carvalho, devido à idade, é um pouco mais faltoso e uns jogos mais adiante haverá sempre necessidade de recorrer um substituto com um andamento que Bruno Alves deixou de ter desde que foi para o polémico futebol turco.
Seria uma pena para um jogador como o José Fonte, com um historial em crescendo de fazer inveja, passar ao lado da Seleção e não termos a possibilidade de o vermos brilhar como ele faz na Inglaterra.

Quim Rolhas

Jorge Afonso disse...

Gostei de tudo ,particularmente do rapper avançado com rastas aqui do clube da cidade vizinha ,que em 15 jogos pela seleção conta já com 0 (zero) golos .....! Registo mais que suficiente para garantir presença em França 2016 !!!! Força de vontade até eu tenho .......

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Portugal tem um problema grave e que só graças a Ronaldo não é ainda pior. Não tem pontas de lança. Postiga e H.Almeida já deram o que tinham a dar e Eder,infelizmente, parece nada ter a dar a esta equipa. Pelo menos golos não dá. E há um vazio inegável. João Silva pode ser uma solução mas tem de ser convocado. Orlando Sá idem idem. Depois há os jovens Tomané , Gonçalo Paciência, André Silva e mais um ou outro mas que ainda tem de fazer o seu caminho.Embora no caso do "nosso" Tomané eu ache que não faria pior figura que Postiga ou Éder. É um verdadeiro problema que FS terá de resolver. Quanto a Raphael Guerreiro acho que está ali um grande jogador e que vai disputar a Coentrão e Antunes o lugar na selecção. Partilho da sua opinião quanto a José Fonte e espero vê-lo jogar na terça feira. Mas constato que dos quatro centrais convocados é o mais novo apesar de já ter 30 anos. Mas nesse sector acho que há sucessores à altura.
Caro Jorge Afonso:
Acho que o Éder vai a caminho do Guiness book. Chega a ser penoso.

Anónimo disse...

Ontem percebeu-se melhor, Sr. Luís Cirilo, por que razão Ronaldo não gosta de jogar a ponta de lança. Estava sempre a sofrer falta quando se punha naquela posição e, geralmente, é um lugar ingrato para provocar lesões se o jogador arriscar demasiado e não souber resguardar-se dos centrais mais duros. O recurso a Éder talvez seja para confundir o adversário e permitir que Ronaldo faça o que mais gosta de fazer, marcar e dar a marcar.
Parece-me que a teimosa utilização de Éder, que é dos menos eficazes pontas de lança que passaram pela Seleção, tenha uma explicação etnográfica ou de empatia com os povos africanos.
Postiga já foi espremido. Hugo Almeida é mais um tomba-lobos que jogador de futebol e Orlando Sá tem estado em curva descendente. E os outros que referiu, sem desprimor para o Tomané que se revela cada vez mais, precisam de comer algumas rasas de sal.
Se fosse eu a mandar ia buscar o melhor ponta de lança que temos na atualidade a jogar na Polónia, o Marco Paixão do Slask Wroclaw. Só não chega lá quem quer e o Fernando Santos não pode desculpar-se porque tem mais elementos que nós para tomar a única decisão que lhe falta tomar.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Em sintese há um problema sério no lugar de ponta de lança e não é nenhuma das opções de Fernando Santos que o vai resolver. Totalmente de acordo.
Por isso há que meter pés ao caminho e procurar. Marco Paixão, João Silva ou outro que exista num campeonato que não o português. Porque cá o panorama é...curto. Tomané, Nélson Oliveira(que se está a perder),Gonçalo Paciência ou o jovem mas talentoso André Silva.