sábado, novembro 29, 2014

Justo e à Justa

Foto: www.vitoriasc.pt /João Santos

Há coisas no futebol que detesto.
Uma delas são as superstições, as manias da sorte e do azar e tudo que que existe em volta dessas crendices.
Acredito firmemente que marcar golos dá sorte e sofrê-los dá azar.
A partir daí é treta em que não embarco.
Outra coisa que abomino são frases feitas em volta de ideias pré concebidas.
Como essa de que em equipa que ganha não se mexe.
Porque mexe.
Em equipas que ganham e em equipas que perdem.
Pela simples razão de que não há jogos e adversários iguais.
E por isso a equipa para o próximo jogo tem de ser a equipa para o...próximo jogo e não a equipa do jogo anterior só porque ganhou.
O que não significa que não possa ser a mesma,se o treinador entender que é a mais adequada, mas não apenas porque eventualmente tenha ganho o jogo anterior.
O Vitória vinha de uma derrota.
Injusta mas derrota e com alguns sinais de alerta quanto ao funcionamento da equipa e ao estado de forma de alguns jogadores.
Hoje Rui Vitória entendeu apostar no mesmo onze da eliminatória da taça.
E a exibição,  especialmente na primeira parte, voltou a estar muito aquém daquilo a que estamos habituados desde o inicio de época com uma equipa a denotar dificuldades em construir lances ofensivos, com lacunas evidentes em termos de construção de oportunidades de golo e com alguma intranquilidade defensiva agravada pelo golo madrugador do adversário.
A que uma arbitragem sem nível de Cosme Machado apenas ajudou a aumentar as dificuldades.
E a equipa quando o jogo de conjunto não "sai" vira-se para Hernâni e quase lhe exige que faça toda a "despesa" do futebol ofensivo fazendo do excelente extremo um "pau" para toda a obra.
O problema é que todos os adversários já se aperceberam disso e as marcações são cada vez mais impiedosas com o consequente desgaste do jogador vitoriano.
Na segunda parte com as entradas de Crivellaro e Álvez a equipa melhorou porque passou a ter posse de bola no ultimo terço do terreno e simultâneamente uma agressividade ofensiva muito maior fruto da qualidade do uruguaio e das dificuldades causadas pela sua presença na área em simultâneo com Tomané.
E quase arrisco dizer que nos 15 minutos que jogaram em simultâneo foram os mais produtivos do Vitória em termos de criação de lances de perigo para a baliza do Moreirense.
Em resumo pode falar-se de um triunfo justo, mas à justa, e com alguns sinais de alerta cada vez mais claros quanto ao funcionamento da equipa, ao estado de forma de alguns jogadores e ao próprio sistema de jogo.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois, compreendo, Sr. Luís Cirilo. Esses foram alguns dos pensamentos que me ocorreram durante o jogo... esses e muitos outros. Ainda tenho a cabeça a trabalhar a mil à hora para encontrarmos uma maneira para derrotarmos o Braga do lado norte da pedreira de Montariol. Até já me enviaram sugestões e tudo.
É claro que estou muito contente e a equipa está toda de parabéns e constantemente a valorizar-se.
O jogo desta noite jogo valeu pela reviravolta e, sobretudo, pela tal combinação Crivellaro/Alvez na 2ª parte. Também apercebi-me ou pareceu-me que o Moreirense não quis pôr prego a fundo.
Quanto a superstições, temos de viver com elas, Sr. Luís Cirilo. O Ronaldo gosta do número 7 e nem se discute. Alguns entram com pé direito. Por exemplo, o Quaresma, não só entra com o direito a saltar ao pé coxinho como põe as mãos a viradas para cima como que a pesar laranjas.
E o que dizer das superstições de Rui Vitória? Vira-se de costas para a baliza em qualquer penalidade. Resultado: a bola na maioria das vezes entra na baliza. Tem mandado entrar Cafú a esgotar a 3ª substituição como que a selar um resultado favorável e, o que é facto, é que o Vitória acaba a ganhar.
O que me preocupa agora é o constante massacre a que o Hernani tem estado sujeito, como refere e bem. Se calhar, para mostrar o seu valor, o Hernani prefere o contacto físico a evitar a possibilidade de uma lesão que o pode atirar para fora dos relvados antes de uma carreira de gabarito. Ele tem que se resguardar um pouco mais se quiser acabar a época inteiro e ganhar o Campeonato aqui em Guimarães com os colegas.
Como nem sempre vai ser possível fazer dele o salvador da pátria, nas tais transições de ataque, eu gostava de ver aquela equipa que estando a perder com o Belenenses e com menos um, soube ganhar no terreno do adversário por 3-1.
Por isso, depois deste jogo, que foi difícil, o que me preocupa agora é o Braga. E com esta equipa que jogou contra o Moreirense na primeira parte, não chega. Com a equipa que jogou a segunda parte, talvez não se saia a perder! Mas queremos é ganhar porque só a Vitória interessa! Vai ser preciso que os jogadores façam o trabalho por dois. Corram duas vezes mais e atenção redobrada.
Estatisticamente, os meus amigos ingleses dizem-me que o Vitória tem menos de 20% de probabilidades de ganhar este derbi em Braga, Sr. Luís Cirilo.
Pela experiência deles sugerem explorar os pontos fracos do adversário: 1.ª a língua afiada do treinador, 2.ª anular liminarmente Baiano na defesa descaindo Tomané para a ala esquerda, e sem esquecer de 'fustigar' desde cedo Tiba, Rafa, André Pinto e Tiago Gomes, que são a espinha dorsal deste Braga ; 3.ª evitar que a bola chegue a Éder que vai tendo um tipo de jogo escangalhado que favorece aleatoriamente a marcação de golos por quem menos se espera. Acho que traduzi tudo.
Quanto a mim, este é que vai ser o jogo mais difícil da temporada. Perder ou empatar afasta-nos definitivamente do Título. Será como morrer na praia.
Vencer em Braga com a única equipa que só tem vitórias em casa nesta temporada, alavancava o Vitória para uma posição privilegiada a todos os oponentes. Mesmo com uma percentagem reduzida de favoritismo, eu acredito porque o Vitória e o Benfica, segundo as mesmas estatísticas, são as duas equipas que apresentam os melhores resultados fora de casa.
Sem dúvida, seria a primeira alegria do Século para qualquer vitoriano, depois da conquista da Taça! A última vez foi há 12 anos por 4-2! Portanto, já me esqueci e gostava de revisitar o passado outra vez.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Nem um comentário à arbitragem, que coerência. O Moreirense mais uma vez prejudicado pelo apitadeiro e o Luis Cirilo agora não fala? Estao a ser levados ao colo mas no final ficam sempre atrás dos rivais de Braga. Seja sério e honesto e não veja com oculos de lente de garrafa! Fbiagent, Moreira de Cónegos

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Sobre as superstições apenas reitero que respeito quem as tem,como é evidente, mas acho-as uma crendice sem sentido. A elas e aos excessos religiosos de alguns jogadores que andam sempre com Deus na boca.
Quanto ao jogo de Braga é naturalmente um desafio de grande dificuldade. Pela rivalidade,pelo resultado do ultimo domingo, pelo triunfo robusto do Braga em Penafiel que naturalmente os moralizou e pela própria valia do adversário seguramente superior à pobre exibição que cá fez. É daqueles jogos em que sempre apreciei ver jogadores como Flávio Meireles e Moreno que para além da capacidade técnica neles colocavam uma garra e um empenho extraordinários. Infelizmente nenhum jogará. Um porque já deixou de jogar e o outro porque anda há mais de três meses a recuperar de uma rotura muscular! Mas a solução terá de passar por aqueles que jogarem colocarem nas suas actuações esse empenho extra que os citados punham nestes jogos. Vai ser jogo para homens de barba rija ninguém tenha duvidas. Esperemos que seja nomeado um trio de arbitragem à altura que refreie o jogo violento em que este Braga é eximio.
Caro Anónimo:
Leia outra vez e verá que o comentário está lá. Mas é assunto de que já nem me apetece falar. Porque o Vitória voltou a ser prejudicado de forma clara. Embora a fantasia do treinador do Moreirense e de um ou outro adepto(como o seu caso) queira fazer crer o contrário. Porque o penalti que dá o golo não existe mas existe outro que o árbitro não marcou. O pretenso segundo golo foi bem anulado porque há fora de jogo. E Cosme Machado foi de uma enorme complacência com o jogo violento de alguns "cónegos" e com a continua queima de tempo. Nesse aspecto o Moreirense parecia o Braga que no seu comentário veio completamente a despropósito citar. Quanto ás lições de moral guarde-as para si que bem precisa. Eu não me escondo atrás de anonimato para ter opiniões