sábado, novembro 15, 2014

Sofrido



É quase uma generalidade dizer-se que já não há jogos fáceis mas a verdade é que não há mesmo.
Portugal tem o melhor jogador do mundo, como se sabe e nota, mas não tem a melhor selecção do mundo como também é sabido e se vai notando jogo após jogo.
Hoje no estádio do Algarve isso notou-se uma vez mais.
Perante uma equipa consistente e batalhadora como a Arménia a selecção nacional passou as "passas do Algarve" para conseguir três preciosos pontos que a põe numa rota de apuramento claramente perceptível.
Deixando de lado polémicas em volta da convocatória parece-me claro que Fernando Santos escalou o melhor onze de entre os jogadores que tinha disponíveis e estes foram inexcedíveis na entrega ao jogo e na vontade de ganhar.
Não foram foi eficazes.
Nem na hora de rematar nem nos passes no ultimo terço do terreno em que se registaram muitas perdas de bola na sequência de passes errados que a selecção arménia aproveitou para lançar alguns contra ataques perigosos e que obrigaram Rui Patrício a permanente atenção e a duas ou três intervenções de maior apuro.
No segundo tempo Portugal rectificou essa lacuna e submeteu o adversário a uma pressão constante (uma posse de bola perto dos 70%) mas que daria apenas o escasso "fruto" do golo de Ronaldo (e mais um recorde para CR7) ainda assim suficiente para conquistar a vitória.
E quanto a jogadores?
Fernando Santos fez gala de na equipa inicial alinhar quatro "proscritos" da era do seu antecessor (Ricardo Carvalho, Danny, Bosingwa  e Tiago), depois ainda faria entrar um quinto(Ricardo Quaresma que teve uma vez mais participação decisiva no golo do triunfo) , e estreou o jovem Raphael Guerreiro a lateral esquerdo por força das lesões de Coentrão, Antunes e Eliseu.
Os restantes foram os habituais Rui Patrício, Pepe, Moutinho, Ronaldo, Nani e Postiga.
E sendo certo que nenhum fez exibição de gala não podem deixar-se sem o justo destaque as exibições de Guerreiro, Ronaldo e Moutinho que terão sido os melhores portugueses ao longo dos 90 minutos.
Em Março de 2015 há mais jogos a "doer".
Até lá apenas o particular mas interessante Portugal-Argentina da próxima terça feira.
Particular mas em Old Trafford(onde CR7 é idolatrado) e opondo Ronaldo a Messi.
Vai ser giro de ver.
Depois Falamos

Sem comentários: