terça-feira, novembro 04, 2014

Assim nos Tratam


Portugal tem três jornais diários desportivos.
Um luxo a que países com bem mais habitantes não se dão por ser absolutamente supérflua tanta informação diária sobre assuntos que versam uma área sectorial das sociedades.
Mas em Portugal somos pobres nos meios mas grandes nas manias.
E por isso diariamente três jornais aparecem nas bancas.
Claro que para encherem 48 páginas cada qual tem de recorrer à imaginação.
E por isso todos os dias noticiam potenciais transferências para três clubes, todos os dias noticiam o interesse em jogadores de três clubes por parte dos grandes do futebol mundial(um dia teria piada apurar-se o rácio de quantas dessas noticias se confirmam), todos os dias enchem de verdadeira palha páginas e páginas a falar do Benfica, Porto e Sporting.
Mas isso ainda não chega para encher tantos jornais.
E por isso convidam adeptos de três clubes a escreverem crónicas (num dos jornais até lhes chamam senadores ou coisa do género) de promoção dos respectivos clubes e rebaixamento de todos os outros, e convidam ainda pretensos escritores e intelectuais para virem para as suas páginas trazerem doutas opiniões sobre assuntos de que em bom rigor não percebem nada.
Claro que esses pretensos intelectuais gostam de trazer um ar de diferença, de intelectualidade, de se arvorarem em moralistas e defensores das maiores verdades e das mais puras justiças.
Prudentemente, porque além de cobardes gostam de escreverem nos únicos sítios onde são realmente lidos, tem sempre o cuidado de usarem luvas de renda quando escrevem sobre três clubes e punhos de ferro quando escrevem sobre os outros.
Porque é assim que os administradores dos jornais gostam e porque é assim que não correm o risco de desagradarem a grandes massas de adeptos.
E o Vitória é um alvo sempre apetecível.
Tem adeptos, e bem amantes do seu clube é verdade, mas não tem tanto como os outros três. 
E a cidade e concelho onde está sediado comete a heresia de não ter "feitorias coloniais" (noutros concelhos chamam-lhes casas deste e daquele) a representarem interesses que não são os nossos.
E isso para esses pregadores de moral faz-lhes confusão, intriga-os e irrita-os quando vêem qualquer um dos três "venerados" jogar em Guimarães e estar nas bancadas do D.Afonso Henriques apoiado por uma pequeníssima parte dos espectadores de um estádio cheio.
Daí que na primeira oportunidade e por qualquer motivo ( e na maior parte das vezes sem motivo) se entretenham a "malhar" no Vitória, nos vitorianos e em Guimarães com a "coragem" de quem calunia, mente e insulta atrás de um teclado de computador.
São uns cobardes!
A derrota escassa infligida ao Sporting no sábado, essa então, desatou as "fúrias" de jornais e jornaleiros, colunistas, comentadores e paineleiros.
Que de tudo escreveram a tentarem justificar a derrota.
Foi o árbitro, foi o fiscal de linha, foi a relva "fofinha", foram os incidentes no exterior do estádio, foi tudo e o seu oposto.
É nessa linha que se inserem os dois casos retratados nas imagens que encimam este post.
No jornal "A Bola" , sempre tão privilegiado por algumas fontes de dentro do Vitória, escreve-se no cartoon que o Sporting perdeu em ...Braga.
É demasiado disparate para ser apenas...disparate.
Mas bem pior é o texto cobarde, mentiroso e caluniador de um pretenso escritor chamado Joel Neto.
Que ofende o Vitória, insulta os vitorianos e calunia Guimarães.
Vem publicado noutro jornal, "O Jogo", que também não tem razões de queixa no tratamento que o clube lhe dispensa.
Creio que neste ultimo caso é perder tempo a sequer responder ao sujeito.
Espera-se, exige-se, que quem dirige o clube saia em defesa do nosso bom nome.
Bom nome do clube, dos seus adeptos e da cidade em concelho em que o Vitória vive há 92 anos.
Há insultos que são demasiado grandes para passarem sem a devida , e firme, resposta.
Que não pode ficar só pelo pseudo escritor.
Tem que passar também pela assumpção de responsabilidades por parte do jornal que deu guarida ao texto infame.
Depois Falamos.


P.S Sei que via e-mail e facebook foram já muitos os vitorianos que expressaram o seu repúdio pelo miserável texto .
Mas não devem ser sempre, e neste caso menos ainda, os adeptos a tomarem todas as "dores" e a assumirem toda a responsabilidade de defenderem o seu clube.

13 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís, quem é este pateta? O que faz? Terá alguma noção sobre direito e justiça? sabera porque ficou invalido o cherbakov? Saberá quem é Fernando Mendes (não o gordo, mas o traficante/vândalo/neo nazi)? Será mais apaniguado do sábio Manel Fernandes? Ou será da tropilha dos fundos da UGT? Conhecerá as contas do seu clube? Quem as falsifica e adultera? Saberá quem é Álvaro Sobrinho?
Joel Neto é que deve ser bastante conhecido... Na rua dele!
Houvesse vergonha e decoro quando se fala da casa dos outros!
José Vieira de Castro

luso disse...

é no jogo que aparece este lixo?
Normalmente compro esse jornal, mas vai ser desta que me deixo de ajudar esta escória

luso disse...

o diretor do jogo é jm.ribeiro@ojogo.pt
Há que lhe fazer ver que essa escumalha que escreve no jornal pode fazê-lo perder leitores

cards disse...

caro Luís Cirilo,
e umas palavrinhas para os meus conterrâneos transmontanos que foram esfaqueados alegadamente por adeptos do VSC?

Caro José Vieira de Castro,
Joel Neto é um escritor portugues natural dos açores, militante doente do PSD, chorou baba e ranho quando o PSD perdeu as últimas eleições nos Açores ele fez campanha com ao lado da Berta.

Anónimo disse...

Já li exageros bem piores, mas pronto. É mais um que entra na lista negra!
O Sr. Luís Cirilo não deve dar demasiada importância a estes mentecaptos mascarados de Ribeiro Cristóvão.
Sendo o Joel Neto simpatizante do Sporting e do PCP, a viver nos Açores, devemos dar-lhe, em assuntos extra-futebolísticos, a credibilidade de um bêbado a tentar falar sóbrio.
O Sr. Luís Cirilo tem razão em saltar-lhe na espinha, mas não precisa de gastar tanto latim para lhe responder à letra. Um "LOL" chegava!
O Joel não foi testemunha do que se passou em Guimarães. E por mais que se esforce na gramática, não conseguirá levar este desacato para dentro do estádio.
O pobre diabo ganha a vida a fazer crónicas para agradar à maioria que lhe satisfaz o ego e não consegue agradar a gregos e a troianos. É um tipo de emplastro dos diários desportivos. Temos de levar com ele.
Portanto, só lê quem quer.
É claro que ele enveredou por um caminho sem sentido, tentando que o Vitória, que não é chamado a esta história, receba castigo por um caso de polícia. Mas se nos alhearmos daquilo que ele diz, passa bem despercebido.
Com o rigor que ele escreve, também tenho o direito de duvidar se ele não terá andado o Verão todo a combater no Estado Islâmico, chegando agora cheio de pica a pregar a falsa moral. É por causa de fulanos destes, que eu não ponho as minhas mãos no fogo por ninguém. Se ele se quiser queimar, é lá com ele.

Quim Rolhas

Rui Cordeiro Silva disse...

Caro Luís,

Parece-me que está na hora de a Direcção tomar medidas drásticas e fechar todas as portas do clube à comunicação social de fora durante uns tempos, para mostrar que, enquanto não parar esta perseguição ao Vitória, esses tipos não entram.
Ou então comecem a perder jogos de propósito e a baixar na tabela, para os grandes ficarem aliviados.
Parece que quando estamos lá em cima, fazemos sombra a muita gente!

Se a direcção deixar isto cair em saco roto (como já deixou os incidentes contra o Braga B no D. Afonso Henriques), pelo menos que a equipa aproveite tudo isto como factor emocional para fazer ainda melhor e continuar a incomodar os grandes!

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luís,

Quanto ao Sr. Joel Neto, ele tem medo que o Vitória ultrapasse o Porto. Nas duas próximas jornadas o Porto joga no Estoril e com o Rio Ave em casa. O Vitória vai a Arouca e recebe o Moreirense. E se o Porto escorrega (leia-se "perde") no Estoril e o Vitória ganha em Arouca, lá se vai o 2º lugar, com 2 pontos de desvantagem! E que podem ainda aumentar depois, quando o Vitória receber o Moreirense e o Porto receber o Rio Ave.

luis cirilo disse...

Caro José Vieira de Castro:
Tem toda a razão. E chamar-lhe escritor é quase um insulto aos verdadeiros escritores.
caro luso:
Eu já deixei de comprar jornais desportivos há anos. Não valem o que custam.
Quanto ao director do jornal bem merece receber uns mails.
Caro cards:
Nem vou comentar. O agressor está preso e nada tem a ver com o Vitória. Nem ao jogo foi. Não se pode acreditar em tudo que se lê.
Caro Quim Rolhas:
Quanto ao Joel Neto...assunto arrumado.
O Ribeiro Cristovão, que citou a titulo de exemplo, é um grande amigo meu há mais de uma década. Sportinguista assumido mas com simpatia pelo Vitória (tenho a presunção de ter algo a ver com isso) e por Guimarães onde passa regularmente períodos de férias há muitos anos. É também leitor assiduo deste blogue e por isso achei piada a tê-lo escolhido para exemplo de imitação.
Caro Rui:
Acredito que o teu ultimo parágrafo seja uma realidade. O resto não.
Quanto ao Joel Neto o problema dele é outro. Como sportinguista que é deve ter receio que o Vitória deixe o Sporting para trás e lute pelo terceiro lugar.

Anónimo disse...

Outro: Fernando Correia hoje no Discurso Directo, na TVI24, disse que estavam adeptos do Vitória a apoiar o criminoso no momento da detenção...??? Mais uma acusação sem prova. É só mandar postas que o povo engole tudo.

Luis Costa disse...

Meu caro
Muito sinceramente esta a dar-se muita importância a quem não a tem. Ninguém conhece esse tal de Luis Neto, pelo que todo este tempo de antena, bem como os mails e mensagens no facebook que alguns vitorianos tem enviado a esse artista só lhe estão a dar a visibilidade que ele eventualmente procura.
Há um ditado antigo, que se aplica bem a este caso. "Os caes ladram e a caravana passa".
Por mim ele fica a "ladrar" sozinho.

Anónimo disse...

É como o Sr. Luís Cirilo referiu, com bastante piada no facebook, a propósito do burro Ibérico, acrescentando que a raça não corre perigo de extinção com esse tal Joel Neto à cabeceira. Chega a elogiá-lo por comparar o incomparável que lhe assenta na perfeição. É que um burro à beira do que ele escreveu tem muita mais classe e categoria.
Quanto à comparação que usei para me referir a este artistola, nota-se bem que a tentativa dele em singrar pelo tablóides não passa de uma corriqueira falsificação dos verdadeiros mestres.
Até digo mais. Enquanto o Joel Neto representa para o mundo desportivo aquilo que o Corão significa para o Estado Islâmico, o Sr. Ribeiro Cristóvão está para o futebol nacional como a Bíblia para os cristãos.
Estão em realidades opostas.
Um é zero. O outro é único.

Quim Rolhas

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luis,

Tinha ideia que o Joel Neto era portista...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Fernando Correia é outro sportinguista com azia.
Caro Luis Costa:
Se o que ele escreveu fosse no facebook estaria de acordo consigo. Mas foi num jornal de circulação nacional que é lido por muita gente que não sabe o que se passou. E deixar passar em claro era mais um estimulo para ele voltar a fazer o mesmo. Quem não se sente não é filho de boa gente.
Caro Quim Rolhas:
Inteiramente de acordo.
Caro Rui:
É sportinguista