domingo, novembro 16, 2014

O "Mistério" Crivellaro

Rafael Crivellaro é neste momento o melhor marcador (isolado) da II liga com doze golos em doze jogos,à média exacta de um golo por jogo, não tendo participado em quatro jogos da equipa.
É uma média excepcional ainda para mais num jogador que alinha a meio campo e não como ponta de lança.
O que penso do jogador e do homem escrevi  aqui e aqui e ainda em comentários avulsos a exibições suas pelo que não me vou repetir.
Agora debruço-me é sobre qual a explicação, plausível e convincente, que pode ser dada para que um jogador com provas dadas na equipa A e com um rendimento altíssimo como o evidenciado na equipa B permaneça arredado da equipa A onde apenas alinhou cinco minutos durante toda a época.
E de foro desportivo não encontro rigorosamente nenhuma.
Porque na ultima metade da época 2012/2013, durante toda a época 2013/2014 e no que desta vai decorrido as provas de qualidade que deu são mais que suficientes para justificar outra assiduidade na equipa principal e ainda por cima numa posição onde as soluções não abundam.
A verdade é que desde o inicio da época, também à boleia de uma lesão no inicio da pré temporada (a fazer fé no noticiado) , Crivellaro eclipsou-se das opções de Rui Vitória.
E daí o achar que há um "mistério" em volta disto.
Porque sendo bom jogador, bom profissional e denotando este alto rendimento nada justifica que não seja opção.
A não ser que o facto de terminar contrato no final desta época esteja  a condicionar a sua utilização.
E aí das duas uma:
Ou o jogador não que renovar e por isso o clube não "investe" na sua utilização dado estarmos a mês e meio de poder assinar por outro emblema sem o Vitória tirar qualquer proveito.
Mas é uma hipótese em que me custa muito a crer porque sempre vi Crivellaro muito motivado para representar o Vitória.
Ou então é o Vitória que não quer renovar contrato, o que atendendo ao seu rendimento desportivo só pode  assentar em razões financeiras, o que me parece um tremendo erro desportivo e económico.
Desportivo porque um jogador com esta qualidade e este rendimento é uma mais valia para uma equipa já de si boa.
Económico porque tendo Crivellaro apenas 25 anos podia (pode ?) muito bem ser devidamente valorizado e a qualquer momento protagonizar uma transferência com proveito para todas as partes.
E não me parece que os valores salariais que aufere sejam incompatíveis com o seu valor e com a realidade de um clube que joga para um apuramento europeu.
Agora esta situação é que não interessa a ninguém
Jogador(mas a culpa não é dele) que não está a jogar no patamar em que devia e clube que pode estar na iminência de ver um atleta de qualidade ir reforçar um rival directo sem disso tirar algum proveito.
E uma nota final:
Começa a cansar ouvirmos falar das dificuldades financeiras para justificar boas decisões, más decisões ou a ausência de decisões.
Servem como argumento para tudo.
Quando por vezes não me parece que sejam argumento para nada.
Depois Falamos.

P.S. E o "mistério" Barrientos só não tem a mesma dimensão porque o rendimento em campo não tem sido comparável.

15 comentários:

Anónimo disse...

O cerne da questão Crivellaro é que o jogador ganha 15 mil euros mês (segundo me dizem) e o Vitória prepõe-lhe para renovar 6 mil o jogador não aceita dai é um jogador que não conta para futuro.Agora falta saber se ele for reforçar uma equipa rival e brilhar não vamos ferrar os lábios!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sobre valores não falo. Porque sei quanto ele ganha,não sei quanto o clube propõe para renovar, mas acho que esse é um assunto que só diz respeito aos interessados.
Reitero o que já disse: O que ele ganha é compatível com a sua qualidade e não é incompatível com a realidade do clube. E partilho,seriamente, da sua apreensão. Porque se o deixarmos sair ainda nos vamos arrepender.

Anónimo disse...

À conta das compatibilidades dos ordenados/qualidade de jogadores como Crivellaro é que o Vitória chegou à falência. Admira-me o senhor defender este tipo de contrato.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Compreenderá que não vou discutir publicamente, e muito menos com anónimos, o valor de contratos que conheci quando estive na direcção. Reitero, porém, que o valor do contrato é compatível com o valor do jogador e a realidade do clube.
E nessa matéria sei exactamente do que falo. Se você também sabe...é uma pena ser anónimo!

Anónimo disse...

Quanto a mim, Sr. Luís Cirilo, para um jogador tão bom como Crivellaro estar a ser utilizado na segunda liga e ele render assim tanto, só pode ser explicado com a pressa do Vitória e do jogador, de acordo com a sua motivação e ambição, querer assegurar a permanência na II Liga o mais cedo possível.
Faltam apenas 17 pontos para o objetivo mínimo de 45 ser atingido. Depois de alcançado, talvez seja de esperar uma saída de Crivellaro para a equipa A ou até mesmo vendido, para muita pena nossa, e, claro, será o regresso a resultados menos bons da equipa B, diferentes daqueles que temos registado nas últimas semanas para espanto geral.
Esta duas caras de sucesso do Vitória, em duas frentes de batalha, nesta temporada, são do meu agrado porque tenho poucas dúvidas que se a atual equipa B militasse na primeira divisão, estaria classificada muito próxima dos três primeiros.
De facto, um jogador como Crivellaro arrasta os restantes colegas a patamares de qualidade e rendimento semelhantes. Agigantam-se quando se apercebem da genialidade nas suas fileiras.
Para mim, é de louvar esta atitude de grande humildade de Crivellaro, um jogador sem dúvida de primeira divisão, ficar a trabalhar na II Liga para depois reforçar a A a partir de Janeiro, como será de esperar.
Espero é que na II volta, ele marque os golos na A para nos dar a alegria do conquistar o Campeonato, se o merecermos, e que ele seja devidamente reconhecido como o exemplo de jogador de duas caras, em duas frentes de batalha, que caracterizam os jogadores vitorianos nestas duas competições.
Não sei se o Paulinho Cascavel que foi o meu ídolo de jogador da década de 80 seria capaz deste grande sentido de abnegação de Crivellaro, que é o exemplo ou modelo de caráter atual de como deve ser o jogador vitoriano. O facto é que ele pode na II volta ou talvez antes contribuir em dar ao Vitória um lugar que só os grandes jogadores, talvez os melhores de sempre do Vitória, chegarão lá.

Quim Rolhas

Pedro disse...

Caro Cirilo, o Crivellaro tem-se revelado um excelente jogador de 2ª liga. No entanto, convém termos presente que este é o mesmo jogador que ano passado fez 3 golos durante toda a época. É um bom jogador tecnicamente, mas não tem intensidade, nem velocidade - algo que nossa actual primeira equipa tem com fartura -, para ser uma opção válida para 11. E aqui entronca a questão salarial. Não pode um dos jogadores mais bem pagos do plantel ser suplente ou ser uma excelente opção para 20 ou 30 minutos por jogo. Não faz sentido!
Caro Cirilo, se olharmos para o rendimento do Bernard ou do Hernâni percebemos que fizeram mais em 10 jogos que o Crivellaro fez em 2 épocas na 1 liga.
O Crivellaro, tal como o Barrientos, podem ser excelentes jogadores na 2ª liga ou até mesmo em outros clubes da primeira liga, mas no Vitória - nem todos aguentam o peso desta camisola - nunca agarraram verdadeiramente as oportunidades que foram tendo na 1ª equipa.

Abraço,
Pedro



luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Se o objectivo de ter Crivellaro na equipa B for assegurar rapidamente a manutenção então seria melhor mandar para lá também o André André, o Hernâni, o João Afonso e por aí fora.
Infelizmente acho é que a sua presença na equipa B (com o proveito para esta que se conhece)pode prejudicar a A ao retirar-lhe um jogador com a sua criatividade. Aliás em Arouca, sem Bernard, aquele meio campo nem parecia o mesmo. Por isso as razões da ausência de Crivellaro da equipa A nada tem a ver com estratégia desportiva (e se tivessem era uma má estratégia)mas sim com outras razões. Que se adivinham.
Caro Pedro:
Quantos golos fizeram os pontas de lança a época passada? Com três golos Crivellaro ainda foi dos melhores marcadores da equipa como estará recordado. De resto não concordo nada que seja um jogador de II liga. A sua forma de jogar e o seu talento tem máxima expressão na equipa A e no futebol de primeira.
De resto essa questão da intensidade e da velocidade punha-se à dois anos atrás. Agora não.
Por outro lado uma época não se faz com três ou quatro médios. E bem viu em Arouca as dificuldades que aquele meio campo teve em pegar no jogo algo que Crivellaro faz com mestria.
E não acredite em tudo que se diz sobre salários e afins porque a história não é bem essa.

Anónimo disse...

grande ironia do quim!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Também...

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, caso o Crivellaro esteja na B como que a cumprir uma espécie de castigo, como se ouve dizer no barbeiro, certamente o ambiente seria mau para ele regressar à A e teríamos uma cisão que se resume com a atitude do jogador a vingar-se em campo, ou seja, a produzir mais do que aquilo que se lhe pede na B, só para mostrar descontentamento.
Por via das dúvidas, um destes dias, talvez na paragem de Inverno, se o Vitória quiser testar a qualidade das duas equipas num confronto caseiro e assim dar a conhecer aos adeptos os jogadores que melhor estão preparados para enfrentar uma 2ª volta que se adivinha decisiva, talvez épica, propunha vermos a equipa Principal que perdeu na Madeira por 4-0 a jogar no complexo ou no DAH com a equipa B que ganhou 5-1 ao Trofense.
Aí, Sr. Luís Cirilo, teríamos uma base de comparação mais ampla e fidedigna que até agora não temos, em vez de tentarmos aqui chegar a uma conclusão que só lá se vai às apalpadelas.
Já sabemos o que este Vitória A é capaz de fazer diante do Porto ou do Sporting. O que faria diante deste Vitória B demolidor, é um mistério.
Acha irónico, Caro anónimo, ponderar-se a inversão de papéis!? Digo mais. Se a equipa A fosse toda vendida depois de ganharmos o Campeonato na presente temporada, pode crer que ficaríamos bem servidos com a B.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Curiosamente as duas equipas fizeram um treino de conjunto ontem. O resultado não sei. Mas sei que entre ambas as equipas temos um excelente naipe de jogadores que se devida e totalmente utilizados podem dar azo a belos sonhos.

Anónimo disse...

Sem querer abusar da sua paciência, o Sr. Luís Cirilo por acaso consegue saber quem jogou?
Qual foi o resultado?
E já agora quem marcou?

Quim Rolhas

PS:. Já agora... estes jogos treino têm árbitros a sério?

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Esses treinos normalmente são "arbitrados" pelo Rui Vitória ou pelo Arnaldo Teixeira. São mais "peladinhas" que outra coisa. Não faço ideia do resultado até porque nem se sabe bem quando os golos contam ou não.

Anónimo disse...

Pois, sem pelo menos um árbitro e fiscais de linha, nem que fossem reformados, o jogo não é a sério e é mais do tipo peladinha. Dessa maneira, sem contabilizar os jogadores e quem marcou, torna-se difícil falar com conhecimento de causa sobre Crivellaro ou Barrientos.
Só o treinador consegue recolher dados que não estão acessíveis à maioria dos adeptos. Só nos resta o poder adivinhatório.
Vão chegando notícias sobre divergências em questões salariais que explicam parte do problema ou talvez o seu todo, mas talvez o treinador veja algo naqueles dois que nós simples adeptos ou sócios não vemos e os impeça sistematicamente de jogarem na equipa A como seria normal.
Obrigado na mesma Sr. Luís Cirilo.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
A questão não me parece que seja salarial. Aguardemos...