terça-feira, novembro 25, 2014

Talento Imenso

Ver jogar Hernâni é hoje um privilégio para quem gosta de futebol independentemente da respectiva cor clubistica.
Porque os grandes jogadores, os senhores de um talento imenso, não são apenas jogadores de um clube mas património de todos aqueles que gostam e seguem a mais fabulosa modalidade desportiva existente no nosso planeta.
Não é preciso ser do Real Madrid para apreciar Ronaldo, do Barcelona para apreciar Messi, do PSG para apreciar Ibrahimovic, do Manchester United para apreciar Falcao ou do Manchester City para apreciar Kun Aguero para citar apenas alguns exemplos do topo do mundo.
Pelo contrário é preciso não gostar nada de futebol para não se gostar de ver esses jogadores espalharem talento, magia e arte pelos relvados.
Em termos nacionais o ser vitoriano não me impede de apreciar o talento de Gaitan, de Jackson Martinez, de Nani, de Miguel Rosa, de Rafa (este, por acaso, no domingo não apreciei nada...) e de outros jogadores que dão qualidade e dimensão ao futebol.
É o caso de Hernâni.
Que é não só um dos melhores jogadores deste campeonato como um dos melhores futebolistas portugueses da actualidade com um futuro absolutamente brilhante se a sua evolução continuar e confirmar tudo que tem mostrado até aqui.
É um jogador que entusiasma.
Pela velocidade, pelo drible, pela espontaneidade, pela fantasia, pela capacidade de remate, pelas assistências que faz, pela coragem com que sendo castigado com sucessivas faltas se põe a pé e na jogada seguinte vai outra vez "para cima" do adversário faltoso.
Num país que formou grandes extremos (José Augusto, Simões, Dinis, Marinho, Néné, Seninho, Chalana, Costa, Futre, Figo, Quaresma, Nani entre outros) , daqueles que levantam as bancadas com o brilho das suas arrancadas,dribes,cruzamentos e golos o vitoriano Hernâni está no caminho de se juntar a essa galeria de ilustríssimos executantes.
Tem tudo para isso.
Por isso o gosto que temos de o ver com a nossa camisola e a pena que teremos quando um dia ele partir para outros voos no futebol internacional e de preferência num grande clube europeu.
Espero apenas que quando esse dia chegar a tristeza de o ver partir seja devidamente recompensada por um encaixe financeiro compatível com o seu talento e com o prejuízo desportivo de deixar de jogar por nós.
Porque de Paulinho Cascavel a Paulo Oliveira são já demasiados os exemplos de tristezas mal compensadas!
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvidas que Hernâni tem um imenso potencial e está feito num extremo acima da média do nosso campeonato. A sua velocidade é difícil de igualar, aliada a qualidades técnicas muito evoluídas, são uma dor de cabeça para os laterais. Só lhe falta perder o Marco Matias que há dentro dele e não se deixar cair tão facilmente, nem usar o mergulho como forma de ganhar faltas. A menos que sejam essas as instrucções do seu treinador, que aposta todo o sucesso do Vitória na sua velocidade e nas bolas paradas.

Anónimo disse...

cirilo, sou seu conterraneo e fervoroso adepto portista e sigo atentamente estas suas cronicas. gostei de saber da sua admiraçao pelo nosso harry potter e gostaria de lhe fazer uma perguntsa se me permitir. acha que o golo do rafa foi um golo à quaresma?

Luis Costa disse...

Conversa de F.Santos com um colaborador:
FS: "Hernani ?? Esse gajo é bom" ??
Col: "É Nando, o gajo tem uma velocidade incrivel, dribla, finta . . . é um espetaculo"
FS: " E joga onde"
Col: "No Guimaraes" (eles não sabem que somos VSC
FS: "então deixa lá e vamos mas é a Italia ver o Hugo Almeida e depois vamos perguntar ao Paulo Bento se não quer voltar a jogar porque aquela gajo do sposting não está a dar conta do recado"

P.S. Hoje saiu mais uma noticia asquerosa no pasquim Record:

"INCIDENTES DE GUIMARÃES PROVOCARAM SITUAÇÃO
O adepto do Boavista que foi agredido aquando da deslocação a Guimarães ficou cego do olho esquerdo"
Nem uma palavra dizendo que foi uma bastonada da policia que causou o dano, "deixando no ar" a ideia que fomos nós os agressores.

E a n/direção . . . nada.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ainda está numa fase de apefeiçoamento e tem caracteristicas a limar. Mas tem evoluido imenso.
Caro Anónimo:
Foi um excelente golo numa trivela que Quaresma não desdenharia assinar.
Caro Luís Costa:
A "conversa" que imaginou não está tão distante assim da realidade. Que é a não convocação de jogadores do Vitória. Quer por PB quer por FS.
Mas neste,como no outro assunto que refere, o silêncio da nossa SAD é o do costume